Hiperventilação
A hiperventilação é uma respiração rápida e profunda. Também é chamado de respiração excessiva e pode deixar você com falta de ar.
Você respira oxigênio e expira dióxido de carbono. A respiração excessiva cria um baixo nível de dióxido de carbono no sangue. Isso causa muitos dos sintomas de hiperventilação.
Você pode hiperventilar de uma causa emocional, como durante um ataque de pânico. Ou pode ser devido a um problema médico, como sangramento ou infecção.
Seu médico determinará a causa de sua hiperventilação. A respiração rápida pode ser uma emergência médica e você precisa ser tratado, a menos que já tenha feito isso antes e o seu provedor tenha dito que você pode tratá-la sozinho.
Se você respirar excessivamente com frequência, pode ter um problema médico chamado síndrome de hiperventilação.
Quando você está respirando excessivamente, pode não perceber que está respirando rápida e profundamente. Mas você provavelmente estará ciente dos outros sintomas, incluindo:
- Sensação de vertigem, tontura, fraqueza ou incapaz de pensar direito
- Sentindo como se você não pudesse recuperar o fôlego
- Dor no peito ou batimento cardíaco rápido e acelerado
- Arroto ou inchaço
- Boca seca
- Espasmos musculares nas mãos e pés
- Dormência e formigamento nos braços ou ao redor da boca
- Problemas para dormir
As causas emocionais incluem:
- Ansiedade e nervosismo
- Ataque de pânico
- Situações em que existe uma vantagem psicológica em ter uma doença súbita e dramática (por exemplo, transtorno de somatização)
- Estresse
As causas médicas incluem:
- Sangrando
- Problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca ou ataque cardíaco
- Drogas (como uma overdose de aspirina)
- Infecções como pneumonia ou sepse
- Cetoacidose e condições médicas semelhantes
- Doenças pulmonares, como asma, DPOC ou embolia pulmonar
- Gravidez
- Dor forte
- Medicamentos estimulantes
Seu provedor irá examiná-lo para outras causas de sua respiração excessiva.
Se o seu provedor disse que sua hiperventilação é causada por ansiedade, estresse ou pânico, existem medidas que você pode seguir em casa. Você, seus amigos e familiares podem aprender técnicas para impedir que isso aconteça e prevenir ataques futuros.
Se você começar a hiperventilar, o objetivo é aumentar o nível de dióxido de carbono no sangue. Isso acabará com a maioria dos seus sintomas. As maneiras de fazer isso incluem:
- Obtenha garantias de um amigo ou membro da família para ajudá-lo a relaxar a respiração. Palavras como "você está indo bem", "você não está tendo um ataque cardíaco" e "você não vai morrer" são muito úteis. É muito importante que a pessoa fique calma e use um tom suave e relaxado.
- Para ajudar a se livrar do dióxido de carbono, aprenda a respirar com os lábios franzidos. Isso é feito franzindo os lábios como se você estivesse apagando uma vela e, em seguida, expirando lentamente pelos lábios.
A longo prazo, as medidas para ajudá-lo a interromper a respiração excessiva incluem:
- Se você foi diagnosticado com ansiedade ou pânico, consulte um profissional de saúde mental para ajudá-lo a compreender e tratar sua condição.
- Aprenda exercícios respiratórios que o ajudem a relaxar e respirar com o diafragma e o abdome, em vez da parede torácica.
- Pratique técnicas de relaxamento, como relaxamento muscular progressivo ou meditação.
- Pratique exercícios regularmente.
Se esses métodos por si só não impedem a respiração excessiva, seu provedor pode recomendar um medicamento.
Ligue para seu provedor se:
- Você está tendo uma respiração rápida pela primeira vez. Esta é uma emergência médica e você deve ser levado ao pronto-socorro imediatamente.
- Você está com dor, tem febre ou está sangrando.
- Sua hiperventilação continua ou piora, mesmo com tratamento em casa.
- Você também tem outros sintomas.
Seu provedor fará um exame físico e perguntará sobre seus sintomas.
Sua respiração também será verificada. Se você não estiver respirando rapidamente no momento, o provedor pode tentar causar hiperventilação dizendo-lhe para respirar de uma determinada maneira. O provedor irá então observar como você respira e verificar quais músculos você está usando para respirar.
Os testes que podem ser solicitados incluem:
- Exames de sangue para verificar os níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue
- Tomografia computadorizada de tórax
- ECG para verificar seu coração
- Varredura de ventilação / perfusão de seus pulmões para medir a respiração e a circulação pulmonar
- Radiografias de tórax
Respiração rápida e profunda; Respiração - rápida e profunda; Respiração excessiva; Respiração rápida e profunda; Frequência respiratória - rápida e profunda; Síndrome de hiperventilação; Ataque de pânico - hiperventilação; Ansiedade - hiperventilação
Braithwaite SA, Perina D. Dyspnea. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 22.
Schwartzstein RM, Adams L. Dyspnea. Em: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Livro de Murray e Nadel de Medicina Respiratória. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 29.