PET scan
A tomografia por emissão de pósitrons é um tipo de teste de imagem. Ele usa uma substância radioativa chamada traçador para procurar doenças no corpo.
A tomografia por emissão de pósitrons (PET) mostra como os órgãos e tecidos estão funcionando.
- Isso é diferente dos exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada. Esses testes mostram a estrutura e o fluxo sanguíneo de e para os órgãos.
- Máquinas que combinam as imagens PET e CT, chamadas de PET / CT, são comumente usadas.
Um PET scan usa uma pequena quantidade de marcador radioativo. O traçador é administrado por uma veia (IV). A agulha é geralmente inserida na parte interna do cotovelo. O traçador viaja pelo sangue e se acumula em órgãos e tecidos. Isso ajuda o radiologista a ver certas áreas com mais clareza.
Você precisará esperar enquanto o traçador é absorvido pelo seu corpo. Isso leva cerca de 1 hora.
Em seguida, você se deitará em uma mesa estreita que desliza em um grande scanner em forma de túnel. O PET detecta sinais do rastreador. Um computador transforma os sinais em imagens 3D. As imagens são exibidas em um monitor para o seu médico ler.
Você deve ficar imóvel durante o teste. Muito movimento pode borrar as imagens e causar erros.
A duração do teste depende de qual parte do corpo está sendo digitalizada.
Pode ser solicitado que você não coma nada por 4 a 6 horas antes do exame. Você poderá beber água, mas nenhuma outra bebida, incluindo café. Se você tem diabetes, o seu provedor irá lhe dizer para não tomar o seu remédio para diabetes antes do teste. Esses medicamentos interferem nos resultados.
Informe o seu provedor se:
- Você tem medo de espaços fechados (tem claustrofobia). Você pode receber um medicamento para ajudá-lo a se sentir sonolento e menos ansioso.
- Você está grávida ou pensa que pode estar grávida.
- Você tem alguma alergia a corante injetado (contraste).
Sempre informe o seu provedor sobre os medicamentos que está tomando. Informe o seu provedor sobre os medicamentos que você comprou sem receita. Às vezes, os medicamentos podem interferir nos resultados do teste.
Você pode sentir uma picada aguda quando a agulha com o marcador for colocada em sua veia.
O PET scan não causa dor. A mesa pode ser dura ou fria, mas você pode solicitar um cobertor ou travesseiro.
Um interfone na sala permite que você fale com alguém a qualquer momento.
Não há tempo de recuperação, a menos que você receba um medicamento para relaxar.
O uso mais comum de uma PET é para câncer, quando pode ser feito:
- Para ver até onde o câncer se espalhou. Isso ajuda a selecionar a melhor abordagem de tratamento.
- Para verificar se o câncer está respondendo bem, durante ou após a conclusão do tratamento.
Este teste também pode ser usado para:
- Verifique a função cerebral
- Identifique a origem da epilepsia no cérebro
- Mostra as áreas em que existe um fluxo sanguíneo insuficiente para o coração
- Determine se uma massa em seu pulmão é cancerosa ou inofensiva
Um resultado normal significa que não houve problemas no tamanho, forma ou posição de um órgão. Não há áreas nas quais o traçador tenha sido coletado de maneira anormal.
Os resultados anormais dependem da parte do corpo que está sendo estudada. Resultados anormais podem ser devido a:
- Câncer
- Infecção
- Problema com a função do órgão
A quantidade de radiação usada em uma varredura PET é aproximadamente a mesma usada na maioria das tomografias computadorizadas. Essas varreduras usam rastreadores de curta duração, de modo que a radiação desaparece de seu corpo em cerca de 2 a 10 horas. Ter muitas radiografias, tomografias computadorizadas ou PET ao longo do tempo pode aumentar o risco de câncer. No entanto, o risco de qualquer varredura é pequeno. Você e seu médico devem pesar esse risco e os benefícios de se obter um diagnóstico correto para um problema médico.
Informe o seu provedor antes de fazer este teste se estiver grávida ou amamentando. Bebês e bebês que se desenvolvem no útero são mais sensíveis à radiação porque seus órgãos ainda estão crescendo.
Raramente, as pessoas podem ter uma reação alérgica ao material traçador. Algumas pessoas sentem dor, vermelhidão ou inchaço no local da injeção.
É possível ter resultados falsos em uma varredura PET. Os níveis de açúcar no sangue ou de insulina podem afetar os resultados do teste em pessoas com diabetes.
A maioria dos exames PET agora é realizada junto com uma tomografia computadorizada. Essa combinação de varredura é chamada de PET / CT. Isso ajuda a encontrar a localização exata do tumor.
Tomografia por emissão de pósitrons; Imagem do tumor - PET; PET / CT
Glaudemans AWJM, Israel O, Slart RHJA, Ben-Haim S. PET / CT vascular e SPECT / CT. In: Sidawy AN, Perler BA, eds. Cirurgia Vascular e Terapia Endovascular de Rutherford. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 29.
Meyer PT, Rijntjes M, Hellwig S, Kloppel S, Weiller C. Neuroimagem funcional: imagem por ressonância magnética funcional, tomografia por emissão de pósitrons e tomografia computadorizada por emissão de fóton único. In: Daroff RB, Jankovic J, Mazziotta JC, Pomeroy SL, eds. Neurologia de Bradley na Prática Clínica. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 41.
Nair A, Barnett JL, Semple TR. Status atual da imagem torácica. In: Adam A, Dixon AK, Gillard JH, Schaefer-Prokop CM, eds. Grainger & Allison’s Diagnostic Radiology: A Textbook of Medical Imaging. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 1.
Vansteenkiste JF, Deroose C, Dooms C. Tomografia por emissão de pósitrons. Em: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Livro de Murray e Nadel de Medicina Respiratória. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: capítulo 21.