Cheirar torradas queimadas pode ser um sinal de emergência médica?
Contente
- Visão geral
- Cheirar algo queimando pode ser um sinal de uma condição médica?
- Infecção do sinus
- Enxaqueca
- Alergias
- Pólipos nasais
- Infecção respiratória superior
- Problemas dentários
- Exposição a neurotoxinas
- Tratamento de radiação para câncer de garganta ou cérebro
- Cheirar torradas queimadas é sinal de derrame?
- Cheirar torradas queimadas é um sintoma de uma convulsão?
- Poderia ser um tumor cerebral?
- Mal de Parkinson
- Distúrbios de saúde mental
- Ferimento na cabeça
- Neuroblastoma
- Epilepsia
- Doença de Alzheimer
- Como esse problema é diagnosticado?
- Quando consultar um médico
- Como é tratado?
- Leve embora
Visão geral
A fantosmia é uma condição que faz com que você cheire coisas que realmente não estão lá. Também é chamado de alucinação olfativa. Os cheiros podem estar sempre presentes ou podem ir e vir. Eles podem ser temporários ou durar muito tempo.
Cheirar cheiros esfumaçados ou ardentes - incluindo torradas queimadas - é um tipo comum de fanmose. Embora cheirar torradas queimadas em particular não seja diagnóstico, cheirar algo que não existe pode ser um sinal de uma condição mais séria. No entanto, existem muitas causas possíveis de cheirar torradas queimadas.
Se você cheirar torradas queimadas quando não houver torradas queimando por perto, consulte um médico para que eles possam descartar qualquer condição séria.
Cheirar algo queimando pode ser um sinal de uma condição médica?
Não se sabe por que algumas pessoas cheiram coisas que não existem, como torradas. Pesquisas sugerem que os cheiros fantasmas podem ser causados por problemas no nariz ou no cérebro.
Problemas que começam no nariz, nos nervos olfativos no próprio nariz ou no bulbo olfativo logo acima do nariz, representam 52 a 72% dos cheiros fantasmas.
Cheirar torradas queimadas também pode ser um sinal de uma condição médica, incluindo algumas condições graves. As causas potenciais incluem:
Infecção do sinus
As infecções crônicas dos seios nasais podem perturbar o seu sistema olfativo e causar fanmose que dura muito tempo. Mesmo apenas uma infecção pode danificar temporariamente o sistema olfativo e fazer com que você cheire coisas como torradas queimadas.
Enxaqueca
Os cheiros fantasmas são um tipo incomum de aura de enxaqueca, que é um distúrbio sensorial pouco antes de uma enxaqueca acontecer. Essas alucinações olfativas acontecem imediatamente antes ou durante uma enxaqueca e geralmente duram de 5 minutos a uma hora.
Alergias
O congestionamento de alergias pode danificar temporariamente o sistema olfativo e fazer com que você cheire coisas que não existem, como torradas queimadas. Os anti-histamínicos geralmente podem aliviar o congestionamento e melhorar o problema.
Pólipos nasais
Os pólipos nasais são crescimentos suaves, indolores e não-cancerígenos na parte interna do nariz. Geralmente são causadas por inflamação crônica e são uma das causas mais comuns de problemas com o seu olfato. Isso ocorre porque eles podem danificar seu sistema olfativo.
Infecção respiratória superior
Danos ao sistema olfativo após uma infecção é uma causa comum de fantosmia. Isso geralmente é temporário, mas pode continuar por muito tempo após a infecção ter desaparecido, à medida que os danos cicatrizam.
Problemas dentários
Problemas dentários, principalmente boca seca persistente, podem causar cheiros fantasmas.
Exposição a neurotoxinas
Neurotoxinas são substâncias químicas tóxicas para o sistema nervoso. A exposição prolongada a neurotoxinas pode alterar o seu olfato. É provável que metais como chumbo, níquel e mercúrio façam com que você cheire odores como torradas queimadas. Outros produtos químicos, como solventes químicos, também podem causar fanossmia, mas o vínculo é menos claro.
Tratamento de radiação para câncer de garganta ou cérebro
O tratamento com radiação pode danificar as células saudáveis próximas às células cancerígenas alvo. Por esse motivo, a radiação para câncer de garganta ou cérebro pode levar a alterações no olfato. Essas alterações geralmente são temporárias e desaparecem dentro de alguns meses após a conclusão do tratamento.
Cheirar torradas queimadas é sinal de derrame?
Não há evidências que sugiram que a fantosmia seja um sinal de derrame.
No entanto, é importante estar ciente dos sinais de aviso de um derrame, para que você possa tomar uma ação rápida, se ocorrer. Ação rápida melhora as chances de recuperação total após um acidente vascular cerebral.
Os sintomas do AVC surgem de repente, sem aviso prévio. Um teste "RÁPIDO" simples pode ajudá-lo a reconhecer um derrame em você ou em outras pessoas:
- Fás. Peça à pessoa para sorrir. Procure sinais de queda em um lado do rosto.
- UMArms. Peça à pessoa que levante os braços. Procure um desvio para baixo em um braço.
- Speech. Peça à pessoa para repetir uma frase sem fazer barulho. Por exemplo, você poderia dizer a eles "O madrugador pega o verme".
- Time. Não perca tempo. Ligue imediatamente para os serviços de emergência locais se você ou alguém que você conhece mostrar sinais de um derrame.
Se você ou outra pessoa estiver tendo um derrame, ligue para o 911 e vá imediatamente para a sala de emergência mais próxima.
Cheirar torradas queimadas é um sintoma de uma convulsão?
Uma convulsão é um disparo cerebral anormal. Dependendo da sua localização, uma convulsão pode causar fanose. O tipo mais comum de convulsão que pode causar o cheiro de torrada queimada é uma convulsão do lobo temporal. Isso causará uma alucinação olfativa que é repentina e dura menos de alguns minutos.
Emergência MédicaUma convulsão é uma emergência médica. Ligue para o 911 e vá para a sala de emergência mais próxima se tiver estes sintomas:
- confusão
- perda repentina de consciência
- movimentos anormais
- dificuldade em falar ou entender o discurso
- perda de urina ou intestinos
- problemas de visão
Poderia ser um tumor cerebral?
Seu complexo olfativo, que é o que permite ao cérebro processar cheiros, está no seu lobo frontal e temporal. Se você tem um tumor no lobo frontal ou temporal, ele pode distorcer seu sistema olfativo e fazer com que cheire coisas que não estão lá.
Mal de Parkinson
A fantosmia é um sintoma precoce comum da doença de Parkinson. Geralmente aparece antes de problemas motores e, portanto, pode ser uma ferramenta de diagnóstico em potencial. No entanto, a fantosmia é menos comum em pessoas com doença de Parkinson genética.
Distúrbios de saúde mental
Alucinações auditivas e visuais são os tipos mais comuns de alucinações causadas pela esquizofrenia. Mas alucinações olfativas também podem ocorrer. A fantosmia também pode ocorrer em pessoas com depressão grave.
Ferimento na cabeça
Mesmo pequenos ferimentos na cabeça podem atrapalhar o olfato, pois podem causar problemas nos sentidos. Isso pode ser devido a uma lesão no nervo olfativo ou no lobo frontal esquerdo.
Neuroblastoma
O neuroblastoma olfativo é um tipo de câncer que começa nos nervos que afetam o sentido do olfato. É um tipo raro de câncer que geralmente ocorre no teto da sua cavidade nasal. Isso pode causar problemas nos nervos nasais, incluindo perda de olfato e fantosmia.
Epilepsia
A epilepsia pode causar sensações estranhas, como cheirar coisas que não estão lá. Isso geralmente acontece durante um tipo de convulsão chamado de convulsão parcial simples. Esses tipos de convulsões podem progredir para tipos mais graves de convulsões.
Doença de Alzheimer
Pessoas com demência podem ter qualquer tipo de alucinação, incluindo fantosmia. Essas alucinações geralmente acontecem nos estágios posteriores da doença de Alzheimer e são devidas a alterações cerebrais da doença.
Como esse problema é diagnosticado?
Primeiro, um médico fará um histórico dos seus sintomas. Eles perguntam o que você cheira, quando isso acontece e com que frequência você cheira. Para ajudar a facilitar esse processo, você pode manter um registro dos seus cheiros fantasmas antes da sua consulta.
Eles também fazem um histórico médico geral e perguntam sobre qualquer infecção ou trauma recente e quais outros sintomas você tem.
Em seguida, o médico examinará seu nariz, boca e garganta em busca de inflamação ou outros sinais de infecção. Se necessário, eles fazem uma endoscopia nasal, que é onde eles olham profundamente no seu nariz com um tubo fino que tem uma câmera na ponta. Então eles podem testar seu olfato em cada narina.
Dependendo dos seus sintomas e do que o exame físico mostra, um médico também pode fazer testes cognitivos. Isso pode incluir testar sua memória, bem como testar tremores, problemas de marcha ou outros problemas motores.
Se os testes indicarem um problema cognitivo, ou se você sofreu recentemente um ferimento na cabeça, o médico provavelmente fará uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética para examinar seu cérebro.
Quando consultar um médico
Se você sentir um cheiro de torrada queimada quando não estiver lá, consulte um médico para que ele possa descartar condições potencialmente graves. Consulte um médico o mais rápido possível se você tiver sinais específicos de uma doença grave, incluindo:
- um traumatismo craniano recente
- convulsão ou histórico de convulsões
- fadiga
- perda de peso inexplicável
- problemas de memória
- tremores
- problemas de marcha
Consulte também um médico se o cheiro fantasma interferir com sua vida diária.
Como é tratado?
O tratamento para cheirar torradas queimadas dependerá da causa.
Se for causada por uma infecção, provavelmente será esclarecida por conta própria. Em alguns casos, antibióticos podem ser necessários.
Se o cheiro for causado por uma condição neurológica subjacente, seu médico o ajudará a encontrar as melhores opções de tratamento disponíveis.
Para ajudar a reduzir o cheiro com remédios caseiros, você pode:
- lavar o nariz com uma solução salina
- use um descongestionante
- use um spray anestésico para anestesiar as células nervosas do nariz
Leve embora
Cheirar torradas queimadas é um tipo comum de cheiro fantasma. Pode ser um sinal de uma condição médica séria. Se você sentir cheiro de torrada queimada, mesmo que o cheiro seja apenas temporário ou venha e vá embora, consulte um médico para diagnóstico e tratamento.