Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 14 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 22 Junho 2024
Anonim
Raquitismo
Vídeo: Raquitismo

O raquitismo é um distúrbio causado pela falta de vitamina D, cálcio ou fosfato. Isso leva ao amolecimento e enfraquecimento dos ossos.

A vitamina D ajuda o corpo a controlar os níveis de cálcio e fosfato. Se os níveis sangüíneos desses minerais ficarem muito baixos, o corpo pode produzir hormônios que causam a liberação de cálcio e fosfato dos ossos. Isso leva a ossos fracos e moles.

A vitamina D é absorvida pelos alimentos ou produzida pela pele quando exposta ao sol. A falta de produção de vitamina D pela pele pode ocorrer em pessoas que:

  • Viva em climas com pouca exposição à luz solar
  • Deve ficar dentro de casa
  • Trabalhe em ambientes fechados durante o dia

Você pode não obter vitamina D suficiente em sua dieta se:

  • São intolerantes à lactose (têm problemas para digerir produtos lácteos)
  • NÃO beba produtos lácteos
  • Siga uma dieta vegetariana

Bebês que são amamentados apenas podem desenvolver deficiência de vitamina D. O leite materno não fornece a quantidade adequada de vitamina D. Isso pode ser um problema específico para crianças de pele mais escura nos meses de inverno. Isso ocorre porque há níveis mais baixos de luz solar durante esses meses.


Não obter cálcio e fósforo suficientes em sua dieta também pode causar raquitismo. O raquitismo causado pela falta desses minerais na dieta é raro em países desenvolvidos. O cálcio e o fósforo são encontrados no leite e nos vegetais verdes.

Seus genes podem aumentar o risco de raquitismo. O raquitismo hereditário é uma forma da doença transmitida de família. Ocorre quando os rins são incapazes de reter o fosfato mineral. O raquitismo também pode ser causado por doenças renais que envolvem acidose tubular renal.

Os distúrbios que reduzem a digestão ou absorção de gorduras dificultam a absorção da vitamina D pelo corpo.

Às vezes, o raquitismo pode ocorrer em crianças com distúrbios do fígado. Essas crianças não conseguem converter a vitamina D em sua forma ativa.

O raquitismo é raro nos Estados Unidos. É mais provável que ocorra em crianças durante os períodos de crescimento rápido. Esta é a idade em que o corpo necessita de altos níveis de cálcio e fosfato. O raquitismo pode ser observado em crianças de 6 a 24 meses. É incomum em recém-nascidos.


Os sintomas de raquitismo incluem:

  • Dor óssea ou sensibilidade nos braços, pernas, pélvis e coluna vertebral
  • Diminuição do tônus ​​muscular (perda de força muscular) e fraqueza que piora
  • Deformidades dentárias, incluindo retardo na formação do dente, defeitos na estrutura do dente, orifícios no esmalte e aumento de cáries (cárie dentária)
  • Crescimento prejudicado
  • Aumento de fraturas ósseas
  • Cãibras musculares
  • Baixa estatura (adultos com menos de 5 pés ou 1,52 metros de altura)
  • Deformidades esqueléticas, como um crânio de formato estranho, pernas arqueadas, saliências na caixa torácica (rosário raquítico), esterno que é empurrado para a frente (tórax de pombo), deformidades pélvicas e deformidades da coluna (coluna que se curva de forma anormal, incluindo escoliose ou cifose)

Um exame físico revela sensibilidade ou dor nos ossos, mas não nas articulações ou músculos.

Os seguintes testes podem ajudar a diagnosticar o raquitismo:

  • Gasometria arterial
  • Exames de sangue (cálcio sérico)
  • Biópsia óssea (raramente feita)
  • Radiografias ósseas
  • Fosfatase alcalina sérica (ALP)
  • Fósforo sérico

Outros testes e procedimentos incluem o seguinte:


  • Isoenzima ALP
  • Cálcio (ionizado)
  • Hormônio da paratireóide (PTH)
  • Cálcio na urina

Os objetivos do tratamento são aliviar os sintomas e corrigir a causa da doença. A causa deve ser tratada para evitar o retorno da doença.

A substituição do cálcio, do fósforo ou da vitamina D em falta eliminará a maioria dos sintomas do raquitismo. As fontes dietéticas de vitamina D incluem fígado de peixe e leite processado.

A exposição a quantidades moderadas de luz solar é incentivada. Se o raquitismo for causado por um problema metabólico, pode ser necessária uma receita de suplementos de vitamina D.

O posicionamento ou a órtese podem ser usados ​​para reduzir ou prevenir deformidades. Algumas deformidades esqueléticas podem exigir cirurgia para corrigi-las.

O distúrbio pode ser corrigido com a reposição de vitamina D e minerais. Os valores laboratoriais e os raios-x geralmente melhoram após cerca de 1 semana. Alguns casos podem exigir grandes doses de minerais e vitamina D.

Se o raquitismo não for corrigido enquanto a criança ainda está crescendo, as deformidades esqueléticas e a baixa estatura podem ser permanentes. Se for corrigido enquanto a criança é pequena, as deformidades esqueléticas geralmente melhoram ou desaparecem com o tempo.

As possíveis complicações são:

  • Dor esquelética de longo prazo (crônica)
  • Deformidades esqueléticas
  • Fraturas esqueléticas, podem ocorrer sem causa

Ligue para o médico do seu filho se notar sintomas de raquitismo.

Você pode prevenir o raquitismo certificando-se de que seu filho ingira cálcio, fósforo e vitamina D suficientes em sua dieta. Crianças com distúrbios digestivos ou outros podem precisar tomar suplementos prescritos pelo provedor da criança.

Doenças renais (renais) que podem causar má absorção de vitamina D devem ser tratadas imediatamente. Se você tem distúrbios renais, monitore os níveis de cálcio e fósforo regularmente.

O aconselhamento genético pode ajudar pessoas com histórico familiar de doenças hereditárias que podem causar raquitismo.

Osteomalacia em crianças; Deficiência de vitamina D; Raquitismo renal; Raquitismo hepático

  • Raio X

Bhan A, Rao AD, Bhadada SK, Rao SD. Raquitismo e osteomalácia. Em Melmed S, Auchus RJ, Goldfine AB, Koenig RJ, Rosen CJ, eds. Williams Textbook of Endocrinology. 14ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 31.

Demay MB, Krane SM. Desordens de mineralização. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinologia: Adulto e pediátrico. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 71.

Greenbaum LA. Deficiência de vitamina D (raquitismo) e excesso. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 64.

Weinstein RS. Osteomalacia e raquitismo. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 231.

Posts Fascinantes

Aneurisma da aorta torácica

Aneurisma da aorta torácica

Um aneuri ma é um alargamento ou inchaço anormal de uma parte de uma artéria devido à fraqueza na parede do va o anguíneo.Um aneuri ma da aorta torácica ocorre na parte d...
Pneumoconiose do trabalhador carvoeiro

Pneumoconiose do trabalhador carvoeiro

A pneumoconio e do trabalhador do carvão (CWP) é uma doença pulmonar que re ulta da inalação de poeira de carvão, grafite ou carbono feito pelo homem por um longo tempo.A...