Inchaço
O inchaço é o aumento de órgãos, pele ou outras partes do corpo. É causada por um acúmulo de fluido nos tecidos. O fluido extra pode levar a um rápido aumento de peso em um curto período de tempo (dias a semanas).
O inchaço pode ocorrer em todo o corpo (generalizado) ou apenas em uma parte do corpo (localizado).
Um ligeiro inchaço (edema) da parte inferior das pernas é comum nos meses quentes de verão, especialmente se a pessoa estiver em pé ou andando muito.
Edema generalizado ou edema maciço (também denominado anasarca) é um sinal comum em pessoas muito doentes. Embora um leve edema possa ser difícil de detectar, uma grande quantidade de inchaço é muito óbvia.
O edema é descrito como corrosão ou não corrosão.
- O edema de depressões deixa uma marca na pele depois que você pressiona a área com um dedo por cerca de 5 segundos. O amassado será preenchido lentamente.
- O edema sem corrosão não deixa esse tipo de dente ao pressionar a área inchada.
O inchaço pode ser causado por qualquer um dos seguintes:
- Glomerulonefrite aguda (uma doença renal)
- Queimaduras, incluindo queimaduras solares
- Doença renal crônica
- Insuficiência cardíaca
- Insuficiência hepática por cirrose
- Síndrome nefrótica (doença renal)
- Nutrição pobre
- Gravidez
- Doença da tireóide
- Pouca albumina no sangue (hipoalbuminemia)
- Muito sal ou sódio
- Uso de certos medicamentos, como corticosteroides ou medicamentos usados para tratar doenças cardíacas, hipertensão, diabetes
Siga as recomendações de tratamento do seu médico. Se você tiver um inchaço de longo prazo, pergunte ao seu provedor sobre as opções para evitar o colapso da pele, como:
- Anel de flutuação
- Almofada de lã de cordeiro
- Colchão redutor de pressão
Continue com suas atividades diárias. Ao deitar-se, mantenha os braços e as pernas acima do nível do coração, se possível, para que o fluido seja drenado. NÃO faça isso se sentir falta de ar. Em vez disso, consulte seu provedor.
Se você notar qualquer inchaço inexplicável, entre em contato com o seu provedor.
Exceto em situações de emergência (insuficiência cardíaca ou edema pulmonar), seu provedor irá obter seu histórico médico e realizar um exame físico. Você pode ser questionado sobre os sintomas de seu inchaço. As perguntas podem incluir quando o inchaço começou, se está em todo o corpo ou apenas em uma área, o que você tentou em casa para ajudá-lo.
Os testes que podem ser feitos incluem:
- Exame de albumina de sangue
- Níveis de eletrólitos no sangue
- Ecocardiografia
- Eletrocardiograma (ECG)
- Testes de função renal
- Testes de função hepática
- Urinálise
- raios X
O tratamento pode incluir evitar o sal ou tomar comprimidos de água (diuréticos). A ingestão e a produção de líquidos devem ser monitoradas e você deve ser pesado diariamente.
Evite o álcool se a doença hepática (cirrose ou hepatite) estiver causando o problema. Uma mangueira de suporte pode ser recomendada.
Edema; Anasarca
- Edema de picada na perna
McGee S. Edema e trombose venosa profunda. In: McGee S, ed. Diagnóstico Físico Baseado em Evidências. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 56.
Swartz MH. O sistema vascular periférico. In: Swartz MH, ed. Livro de Diagnóstico Físico: História e Exame. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 15.