Triagem de fenilalanina sérica
O exame de fenilalanina sérica é um exame de sangue para detectar sinais da doença fenilcetonúria (PKU). O teste detecta níveis anormalmente altos de um aminoácido chamado fenilalanina.
O teste é geralmente feito como parte dos testes de triagem de rotina, antes de o recém-nascido deixar o hospital. Se a criança não nasceu em hospital, o teste deve ser feito nas primeiras 48 a 72 horas de vida.
Uma área da pele do bebê, na maioria das vezes o calcanhar, é limpa com um anti-germe e puncionada com uma agulha afiada ou lanceta. Três gotas de sangue são colocadas em 3 círculos de teste separados em um pedaço de papel. Algodão ou um curativo podem ser aplicados no local da punção se ainda estiver sangrando após a coleta das gotas de sangue.
O papel do teste é levado ao laboratório, onde é misturado a um tipo de bactéria que precisa da fenilalanina para crescer. Outra substância que bloqueia a reação da fenilalanina com qualquer outra coisa é adicionada.
Os testes de triagem neonatal são um artigo relacionado.
Para obter ajuda na preparação do seu bebê para o teste, consulte teste infantil ou preparação para procedimentos (do nascimento até 1 ano).
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, alguns bebês sentem dor moderada, enquanto outros sentem apenas uma picada ou ardor. Depois disso, pode haver alguma latejante. Os bebês recebem uma pequena quantidade de água com açúcar, que reduz a sensação dolorosa associada à punção na pele.
Este teste é feito para rastrear bebês para PKU, uma condição bastante rara que ocorre quando o corpo não tem uma substância necessária para quebrar o aminoácido fenilalanina.
Se a PKU não for detectada precocemente, o aumento dos níveis de fenilalanina no bebê causará deficiência intelectual. Quando descobertas precocemente, as mudanças na dieta podem ajudar a prevenir os graves efeitos colaterais da PKU.
Um resultado de teste normal significa que os níveis de fenilalanina estão normais e que a criança não tem PKU.
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Converse com seu médico sobre o significado dos resultados dos testes do seu bebê.
Se os resultados do teste de triagem forem anormais, PKU é uma possibilidade. Mais testes serão feitos se os níveis de fenilalanina no sangue do seu bebê estiverem muito altos.
Os riscos de coleta de sangue são leves, mas incluem:
- Sangramento excessivo
- Desmaio ou sensação de tontura
- Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
- Várias punções para localizar veias
Fenilalanina - teste de sangue; PKU - fenilalanina
McPherson RA. Proteínas específicas. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 19.
Pasquali M, Longo N. Triagem neonatal e erros inatos do metabolismo. In: Rifai N, ed. Tietz Textbook of Clinical Chemistry and Molecular Diagnostics. 6ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2018: cap 70.
Zinn AB. Erros inatos do metabolismo. In: Martin RJ, Fanaroff AA, Walsh MC, eds. Medicina Neonatal-Perinatal de Fanaroff e Martin. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 99.