Teste de sangue FTA-ABS
O teste FTA-ABS é usado para detectar anticorpos contra a bactéria Treponema pallidum, que causa a sífilis.
É necessária uma amostra de sangue.
Nenhuma preparação especial é necessária.
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou um leve hematoma. Isso logo vai embora.
Este teste é feito rotineiramente para confirmar se um teste de triagem positivo para sífilis (seja VDRL ou RPR) significa que você tem uma infecção de sífilis no momento.
Também pode ser feito quando outros testes de sífilis forem negativos, para descartar um possível resultado falso-negativo.
Um resultado negativo ou não reativo significa que você não tem uma infecção atual ou passada de sífilis.
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou testam amostras diferentes. Converse com seu médico sobre o significado dos resultados de seus testes específicos.
Um FTA-ABS positivo costuma ser um sinal de infecção por sífilis. O resultado do teste permanecerá positivo por toda a vida, mesmo que a sífilis tenha sido tratada adequadamente. Portanto, ele não pode ser usado para monitorar o tratamento da sífilis ou determinar se você tem sífilis ativa.
Outras doenças, como bouba e pinta (dois outros tipos de doenças de pele), também podem resultar em resultados positivos do FTA-ABS. Às vezes, pode haver um resultado falso-positivo, mais frequentemente em mulheres com lúpus.
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Sangramento excessivo
- Desmaio ou sensação de tontura
- Várias punções para localizar veias
- Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Teste de absorção de anticorpo treponêmico fluorescente
- Teste de sangue
Radolf JD, Tramont EC, Salazar JC. Sífilis (Treponema pallidum) In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 237.
Força Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA (USPSTF); Bibbins-Domingo K., Grossman DC, et al. Triagem para infecção por sífilis em adultos e adolescentes não grávidas: declaração de recomendação da Força-Tarefa dos Serviços Preventivos dos EUA. JAMA. 2016; 315 (21): 2321-2327. PMID: 27272583 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27272583.