Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 13 Agosto 2021
Data De Atualização: 14 Novembro 2024
Anonim
Triagem e diagnóstico de HIV - Medicamento
Triagem e diagnóstico de HIV - Medicamento

Em geral, o teste para o vírus da imunodeficiência humana (HIV) é um processo de duas etapas que envolve um teste de triagem e testes de acompanhamento.

O teste de HIV pode ser feito por:

  • Tirando sangue de uma veia
  • Uma amostra de sangue por picada no dedo
  • Um esfregaço de fluido oral
  • Uma amostra de urina

TESTE DE TELA

São testes que verificam se você foi infectado pelo HIV. Os testes mais comuns são descritos a seguir.

Um teste de anticorpos (também chamado de imunoensaio) verifica a existência de anticorpos para o vírus HIV. Seu médico pode solicitar o teste para você fazer em um laboratório. Ou você pode fazer em um centro de testes ou usar um kit caseiro. Esses testes podem detectar anticorpos começando algumas semanas depois de você ser infectado com o vírus. Os testes de anticorpos podem ser feitos usando:

  • Sangue - este teste é feito retirando sangue de uma veia ou por meio de uma picada no dedo. Um exame de sangue é o mais preciso porque o sangue tem um nível mais alto de anticorpos do que outros fluidos corporais.
  • Fluido oral - este teste verifica a existência de anticorpos nas células da boca. É feito esfregando as gengivas e a parte interna das bochechas. Este teste é menos preciso do que o teste de sangue.
  • Urina - Este teste verifica a presença de anticorpos na urina. Este teste também é menos preciso do que o teste de sangue.

Um teste de antígeno verifica seu sangue em busca de um antígeno do HIV, chamado p24. Quando você é infectado pela primeira vez com o HIV, e antes que seu corpo tenha a chance de produzir anticorpos contra o vírus, seu sangue tem um alto nível de p24. O teste do antígeno p24 é preciso 11 dias a 1 mês após a infecção. Este teste geralmente não é usado sozinho para rastrear a infecção pelo HIV.


Um teste de sangue de anticorpo-antígeno verifica os níveis de anticorpos do HIV e do antígeno p24. Este teste pode detectar o vírus até 3 semanas após a infecção.

TESTES DE SEGUIMENTO

Um teste de acompanhamento também é chamado de teste confirmatório. Geralmente é feito quando o teste de triagem é positivo. Vários tipos de testes podem ser usados ​​para:

  • Detecte o próprio vírus
  • Detecta anticorpos com mais precisão do que testes de triagem
  • Diga a diferença entre os 2 tipos de vírus, HIV-1 e HIV-2

Nenhuma preparação é necessária.

Ao coletar uma amostra de sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou um leve hematoma. Isso logo vai embora.

Não há desconforto com um teste de esfregaço oral ou com o teste de urina.

O teste de infecção pelo HIV é feito por vários motivos, incluindo:

  • Indivíduos sexualmente ativos
  • Pessoas que querem ser testadas
  • Pessoas em grupos de alto risco (homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas injetáveis ​​e seus parceiros sexuais e profissionais do sexo)
  • Pessoas com certas condições e infecções (como sarcoma de Kaposi ou pneumonia por Pneumocystis jirovecii)
  • Mulheres grávidas, para ajudar a evitar que passem o vírus para o bebê

Um resultado de teste negativo é normal. Pessoas com infecção inicial pelo HIV podem ter um resultado negativo no teste.


Um resultado positivo em um teste de rastreamento não confirma se a pessoa está infectada pelo HIV. Mais testes são necessários para confirmar a infecção pelo HIV.

Um resultado de teste negativo não exclui a infecção pelo HIV. Existe um período de tempo, denominado período de janela, entre a infecção pelo HIV e o aparecimento dos anticorpos anti-HIV. Durante este período, os anticorpos e o antígeno não podem ser medidos.

Se uma pessoa pode ter infecção aguda ou primária pelo HIV e está no período de janela, um teste de triagem negativo não descarta a infecção pelo HIV. Testes de acompanhamento para HIV são necessários.

Com o exame de sangue, as veias e artérias variam em tamanho de um paciente para outro e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras. Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:

  • Sangramento excessivo
  • Desmaio ou sensação de tontura
  • Várias punções para localizar veias
  • Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
  • Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)

Não há riscos com o esfregaço oral e os testes de urina.


Teste de HIV; Rastreio de HIV; Teste de rastreamento de HIV; Teste confirmatório de HIV

  • Teste de sangue

Bartlett JG, Redfield RR, Pham PA. Testes laboratoriais. In: Bartlett JG, Redfield RR, Pham PA, eds. Tratamento Médico da Infecção por HIV de Bartlett. 17ª ed. Oxford, Inglaterra: Oxford University Press; 2019: cap 2.

Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Teste de HIV. www.cdc.gov/hiv/guidelines/testing.html. Atualizado em 16 de março de 2018. Acessado em 23 de maio de 2019.

Moyer VA; Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA. Triagem para HIV: declaração de recomendação da Força-Tarefa dos Serviços Preventivos dos EUA. Ann Intern Med. 2013; 159 (1): 51-60. PMID: 23698354 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23698354.

Preso Hoje

Poliomielite

Poliomielite

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar o nervo e levar à parali ia parcial ou total. O nome médico da poliomielite é poliomielite.A poliomielite é uma doen...
Injeção de onabotulinumtoxinA

Injeção de onabotulinumtoxinA

A injeção de onabotulinumtoxinA é admini trada como uma érie de pequena injeçõe de tinada a afetar apena a área e pecífica onde foi injetada.No entanto, é ...