Teste de proteína na urina
O teste de fita reagente de urina mede a presença de proteínas, como a albumina, em uma amostra de urina.
A albumina e a proteína também podem ser medidas por meio de um exame de sangue.
Depois de fornecer uma amostra de urina, ela é testada. O profissional de saúde usa uma vareta de medição feita com uma almofada sensível à cor. A mudança de cor na vareta indica ao provedor o nível de proteína em sua urina.
Se necessário, seu provedor pode pedir que você colete sua urina em casa durante 24 horas. Seu provedor lhe dirá como fazer isso. Siga as instruções exatamente para que os resultados sejam precisos.
Medicamentos diferentes podem alterar o resultado desse teste. Antes do teste, informe ao seu provedor quais medicamentos você está tomando. NÃO pare de tomar nenhum medicamento antes de falar com seu provedor.
O seguinte também pode interferir nos resultados do teste:
- Desidratação
- Corante (meio de contraste) se você fizer uma varredura radiológica 3 dias antes do teste de urina
- Fluido da vagina que entra na urina
- Exercício extenuante
- Infecção do trato urinário
O teste envolve apenas uma micção normal. Não há desconforto.
Esse teste é feito com mais frequência quando o seu provedor suspeita que você tem doença renal. Pode ser usado como teste de triagem.
Embora pequenas quantidades de proteína estejam normalmente na urina, um teste de fita reagente de rotina pode não detectá-las. Um teste de microalbumina na urina pode ser realizado para detectar pequenas quantidades de albumina na urina que podem não ser detectadas no teste de fita reagente. Se o rim estiver doente, as proteínas podem ser detectadas em um teste de vareta, mesmo se os níveis de proteína no sangue estiverem normais.
Para uma amostra aleatória de urina, os valores normais são de 0 a 14 mg / dL.
Para uma coleta de urina de 24 horas, o valor normal é inferior a 80 mg por 24 horas.
Os exemplos acima são medidas comuns para os resultados desses testes. As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou testam amostras diferentes. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.
Quantidades maiores de proteína na urina podem ser devido a:
- Insuficiência cardíaca
- Problemas renais, como lesão renal, doença renal diabética e cistos renais
- Perda de fluidos corporais (desidratação)
- Problemas durante a gravidez, como convulsões devido à eclâmpsia ou pressão alta causada por pré-eclâmpsia
- Problemas do trato urinário, como tumor ou infecção da bexiga
- Mieloma múltiplo
Não há riscos com este teste.
Proteína da urina; Albumina - urina; Albumina urinária; Proteinúria; Albuminuria
- Síndrome de unha branca
- Teste de proteína de urina
Krishnan A, Levin A. Avaliação laboratorial da doença renal: taxa de filtração glomerular, urinálise e proteinúria. In: Yu ASL, Chertow GM, Luyckx VA, Marsden PA, Skorecki K, Taal MW, eds. Brenner e Rector’s The Kidney. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 23.
Lamb EJ, Jones GRD. Testes de função renal. In: Rifai N, ed. Tietz Textbook of Clinical Chemistry and Molecular Diagnostics. 6ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2018: cap 32.