Teste de urina de leucócito esterase
A esterase de leucócitos é um exame de urina para detectar leucócitos e outros sinais de infecção.
Uma amostra limpa de urina é preferível. O método clean-catch é usado para evitar que germes do pênis ou da vagina entrem em uma amostra de urina. Para coletar sua urina, o médico pode fornecer a você um kit de limpeza especial que contém uma solução de limpeza e lenços umedecidos estéreis. Siga as instruções exatamente para que os resultados sejam precisos.
Depois de fornecer uma amostra de urina, ela é testada imediatamente. O provedor usa uma vareta de nível feita com uma almofada sensível à cor. A cor da vareta muda para informar ao provedor se você tem leucócitos na urina.
Nenhuma etapa especial é necessária para se preparar para este teste.
O teste envolverá apenas a micção normal. Não há desconforto.
A esterase de leucócitos é um teste de triagem usado para detectar uma substância que sugere que há glóbulos brancos na urina. Isso pode significar que você tem uma infecção do trato urinário.
Se o teste for positivo, a urina deve ser examinada ao microscópio para leucócitos e outros sinais que apontam para uma infecção.
Um resultado de teste negativo é normal.
Um resultado anormal indica uma possível infecção do trato urinário.
O seguinte pode causar um resultado de teste anormal, mesmo quando você não tem uma infecção do trato urinário:
- Infecção por tricomonas (como tricomoníase)
- Secreções vaginais (como sangue ou secreção abundante de muco)
O seguinte pode interferir com um resultado positivo, mesmo quando você tem uma infecção do trato urinário:
- Alto nível de proteína
- Alto nível de vitamina C
WBC esterase
- Sistema urinário masculino
Gerber GS, Brendler CB. Avaliação do paciente urológico: história, exame físico e exame de urina. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 1.
Riley RS, McPherson RA. Exame básico de urina. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 28.
Sobel JD, Brown P. Urinary trato infecções. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 72.