Deferasirox
Contente
- Para tomar comprimidos de deferasirox para suspensão (Exjade), siga estas etapas:
- Antes de tomar deferasirox,
- O deferasirox pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou os mencionados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
O deferasirox pode causar danos aos rins graves ou com risco de vida. O risco de sofrer danos renais é maior se você tiver muitos problemas de saúde ou se estiver muito doente por causa de uma doença no sangue. Informe o seu médico se você tem ou já teve doença renal. O seu médico pode dizer-lhe para não tomar deferasirox. Se você tiver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: diminuição da micção, inchaço nos tornozelos, pernas ou pés, cansaço excessivo, falta de ar e confusão. Para as crianças que tomam este medicamento, existe um risco aumentado de desenvolver problemas renais se ficar doente durante o tratamento com deferasirox e apresentar diarreia, vômitos, febre ou parar de beber líquidos normalmente. Ligue para o seu médico imediatamente se sentir algum desses sintomas.
O deferasirox também pode causar danos graves ou com risco de vida ao fígado. O risco de desenvolver danos ao fígado é maior se você tiver mais de 55 anos de idade ou se tiver outras condições médicas graves. Informe o seu médico se você tem ou já teve doença hepática. Se você desenvolver algum dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: pele ou olhos amarelados, sintomas semelhantes aos da gripe, falta de energia, perda de apetite, dor na parte superior direita do estômago ou hematomas ou sangramento incomuns.
O deferasirox também pode causar sangramento grave ou com risco de vida no estômago ou intestinos. O risco de desenvolver hemorragias graves no estômago ou intestinos pode ser maior se for idoso ou se estiver muito doente devido a uma doença sanguínea. Informe o seu médico se você tem ou já teve um nível baixo de plaquetas (um tipo de célula do sangue que é necessário para controlar o sangramento), ou se estiver tomando algum dos seguintes medicamentos: anticoagulantes (anticoagulantes), como a varfarina (Coumadin , Jantoven); aspirina ou outros medicamentos antiinflamatórios não esteróides (AINEs), como ibuprofeno (Advil, Motrin, outros) e naproxeno (Aleve, Naprosyn, outros); certos medicamentos para fortalecer os ossos, incluindo alendronato (Binosto, Fosamax), etidronato, ibandronato (Boniva), pamidronato, risedronato (Actonel, Atelvia) e ácido zoledrônico (Reclast, Zometa); ou esteróides, tais como dexametasona, metilprednisolona (A-methapred, Depo-medrol, Medrol, Solu-medrol) ou prednisona (Rayos). Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente: dor de estômago em queimação, vômito que é vermelho vivo ou se parece com borra de café, sangue vermelho vivo nas fezes ou fezes pretas ou alcatrão.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. O seu médico pedirá testes laboratoriais antes e durante o seu tratamento para ter certeza de que é seguro para você tomar deferasirox e para ver se você está desenvolvendo esses efeitos colaterais graves.
O deferasirox é usado no tratamento de adultos e crianças com 2 anos de idade ou mais que têm muito ferro no corpo porque receberam muitas transfusões de sangue. Também é usado no tratamento de adultos e crianças com 10 anos de idade ou mais que têm muito ferro no corpo devido a uma doença genética do sangue chamada talassemia não dependente de transfusão (NTDT). O deferasirox está em uma classe de medicamentos chamados quelantes de ferro. Ele age ligando-se ao ferro no corpo para que ele possa ser excretado (removido do corpo) nas fezes.
O deferasirox é apresentado na forma de comprimido, grânulos e comprimido para suspensão (um comprimido para dissolver em um líquido) para administração oral. Deve ser tomado com o estômago vazio uma vez por dia, pelo menos 30 minutos antes de comer. Os comprimidos e grânulos também podem ser tomados com uma refeição leve, como um muffin inglês de trigo integral com geleia e leite desnatado, ou um pequeno sanduíche de peru em pão de trigo integral. Tome o deferasirox por volta da mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome deferasirox exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
Produtos diferentes de deferasirox são absorvidos pelo corpo de maneiras diferentes e não podem ser substituídos uns pelos outros. Se você precisar mudar de um produto de deferasirox para outro, seu médico pode precisar ajustar sua dose. Cada vez que você receber seu medicamento, certifique-se de ter recebido o produto deferasirox que foi prescrito para você. Pergunte ao seu farmacêutico se não tiver certeza de que recebeu o medicamento correto.
Engula os comprimidos de deferasirox (Jadenu) com água ou outro líquido. Se tiver problemas para engolir o comprimido, pode esmagá-lo e misturá-lo com um alimento macio, como iogurte ou compota de maçã, imediatamente antes de tomar. No entanto, não esmague o comprimido de 90 mg (Jadenu) com um dispositivo profissional de esmagamento com bordas dentadas.
Para tomar os grânulos de deferasirox (Jadenu), polvilhe os grânulos em um alimento macio, como iogurte ou compota de maçã, imediatamente antes de tomá-los.
Para tomar comprimidos de deferasirox para suspensão (Exjade), siga estas etapas:
- Sempre dissolva os comprimidos para suspensão em um líquido antes de tomá-los. Não mastigue ou engula os comprimidos para suspensão inteira.
- Se você estiver tomando menos de 1000 mg de deferasirox, encha um copo pela metade (cerca de 3,5 onças / 100 mL) com água, suco de maçã ou suco de laranja. Se você estiver tomando mais de 1000 mg de deferasirox, encha um copo (cerca de 7 onças / 200 mL) com água, suco de maçã ou suco de laranja. Se você não tem certeza de quanto deferasirox deve tomar, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
- Coloque no copo o número de comprimidos que o seu médico lhe disse para tomar.
- Mexa o líquido por 3 minutos para dissolver completamente os comprimidos. A mistura pode ficar espessa ao mexer.
- Beba o líquido imediatamente.
- Adicione uma pequena quantidade de líquido ao copo vazio e mexa. Abane o copo para dissolver qualquer medicamento que ainda esteja no copo ou no agitador.
- Beba o resto do líquido.
Seu médico pode ajustar sua dose de deferasirox não mais do que uma vez a cada 3 a 6 meses, dependendo dos resultados de seus testes laboratoriais.
O deferasirox remove ferro extra de seu corpo lentamente ao longo do tempo. Continue a tomar deferasirox mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar deferasirox sem falar com seu médico.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar deferasirox,
- informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao deferasirox, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes dos comprimidos, grânulos ou comprimidos para suspensão de deferasirox. Peça ao seu médico ou farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE e qualquer um dos seguintes: alosetron (Lotronex), aprepitante (Cinvanti, Emend), budesonida (Entocort, Pulmicort, Uceris, em Symbicort), buspirona, colestiramina (Prevalite), colesevelam (Welchol), colestipol (Colestid), conivaptan (Vaprisol), ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune), darifenacina (Enablex), darunavir (Prezista, em Prezcobix), dasatinibe (Sprycel), diidroergotamina (DHE), Migronedamina, 45 (Multaq), duloxetina (Cymbalta), eletriptano (Relpax), eplerenona (Inspra), ergotamina (Ergomar, em Cafergot, Migergot), everolimus (Afinitor, Zortress), felodipina, fentanil (Actiq, Duragesic, Subsys, outros), fluticasone (Arnuity Ellipta, Flovent, em Breo Ellipta, Advair), anticoncepcionais hormonais (pílulas anticoncepcionais, adesivos, anéis ou injeções), indinavir (Crixivan), lopinavir (em Kaletra), lovastatina (Altoprev), lurasidona (Latuda), maraviroc (Selzentry), midazolam, nisoldipina (Sular), paclitax el (Abraxane, Taxol), fenitoína (Dilantin, Phenytek), fenobarbital, pimozida (Orap), quetiapina (Seroquel), quinidina (em Nuedexta), ramelteon (Rozerem), repaglinida (Prandin, em Prandimet), rifampicina (Rimactane , em Rifamate, em Rifater), ritonavir (Norvir, em Kaletra, Technivie, Viekira Pak), saquinavir (Invirase), sildenafil (Revatio, Viagra), sinvastatina (Flolopid, Zocor, em Vytorin), siroliumus (Rapamune), tacrolimus Astagraf, Envarsus, Prograf), teofilina (Theo-24), ticagrelor (Brilinta), tipranavir (Aptivus), tizanidina (Zanaflex), triazolam (Halcion), tolvaptan (Samsca) e vardenafil (Levitra, Staxyn). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- se estiver a tomar antiácidos contendo alumínio, como Amphojel, Alternagel, Gaviscon, Maalox ou Mylanta, tome-os 2 horas antes ou depois do deferasirox.
- diga ao seu médico quais produtos de venda livre você está tomando, especialmente melatonina ou suplementos de cafeína.
- Informe o seu médico se você tem síndrome mielodisplásica (um problema grave na medula óssea com alto risco de desenvolver câncer) ou câncer. O seu médico pode dizer-lhe para não tomar deferasirox.
- informe o seu médico se estiver grávida, se planeja engravidar ou se estiver amamentando. Se você engravidar enquanto estiver tomando deferasirox, ligue para seu médico.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Tome a dose esquecida no final do dia, pelo menos 2 horas após sua última refeição e 30 minutos antes de comer. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose ou se você não conseguir tomar deferasirox com o estômago vazio, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
O deferasirox pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- dor de estômago
- náusea
- vomitando
- diarréia
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou os mencionados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:
- Perda de audição
- problemas de visão
- erupção cutânea, urticária, descamação ou bolhas na pele, febre, gânglios linfáticos inchados
- dificuldade em respirar ou engolir; inchaço da face, garganta, língua, lábios ou olhos; rouquidão
- hematoma ou sangramento incomum
O deferasirox pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:
- amarelecimento da pele ou olhos
- dor na parte superior direita do estômago
- hematoma ou sangramento incomum
- falta de energia
- perda de apetite
- sintomas como os da gripe
- diarréia
- náusea
- vomitando
- diminuição da micção
- inchaço das pernas ou tornozelos
Mantenha todas as consultas com o seu médico. Você precisará fazer exames de audição e olhos antes de iniciar o deferasirox e uma vez por ano enquanto estiver tomando este medicamento.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Exjade®
- Jadenu®