Teste de urina de cetonas
Um teste de urina cetônica mede a quantidade de cetonas na urina.
As cetonas na urina são geralmente medidas como um "teste pontual". Ele está disponível em um kit de teste que você pode comprar em uma farmácia. O kit contém varetas de medição revestidas com produtos químicos que reagem com corpos cetônicos. Uma vareta é mergulhada na amostra de urina. Uma mudança de cor indica a presença de cetonas.
Este artigo descreve o teste de urina cetônica que envolve o envio de urina coletada para um laboratório.
É necessária uma amostra limpa de urina. O método clean-catch é usado para evitar que germes do pênis ou da vagina entrem em uma amostra de urina. Para coletar sua urina, o médico pode fornecer a você um kit de limpeza especial que contém uma solução de limpeza e lenços umedecidos estéreis. Siga as instruções exatamente.
Você pode ter que seguir uma dieta especial. O seu provedor pode dizer-lhe para parar temporariamente de tomar certos medicamentos que podem afetar o teste.
O teste envolve apenas uma micção normal. Não há desconforto.
O teste de cetona é feito com mais frequência se você tem diabetes tipo 1 e:
- O açúcar no sangue é superior a 240 miligramas por decilitro (mg / dL)
- Você tem náuseas ou vômitos
- Voce tem dor no abdome
O teste de cetona também pode ser feito se:
- Você tem uma doença como pneumonia, ataque cardíaco ou derrame
- Você tem náuseas ou vômitos que não vão embora
- VocÊ esta grávida
Um resultado de teste negativo é normal.
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou testam amostras diferentes. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.
Um resultado anormal significa que você tem cetonas na urina. Os resultados são normalmente listados como pequenos, moderados ou grandes da seguinte forma:
- Pequeno: 20 mg / dL
- Moderado: 30 a 40 mg / dL
- Grande:> 80 mg / dL
As cetonas se acumulam quando o corpo precisa quebrar as gorduras e os ácidos graxos para usar como combustível. É mais provável que isso ocorra quando o corpo não obtém açúcar ou carboidratos suficientes.
Isso pode ser devido à cetoacidose diabética (CAD). DKA é um problema com risco de vida que afeta pessoas com diabetes. Ocorre quando o corpo não pode usar açúcar (glicose) como fonte de combustível porque não há insulina ou insulina suficiente. Em vez disso, a gordura é usada como combustível.
Um resultado anormal também pode ser devido a:
- Jejum ou fome: como na anorexia (um distúrbio alimentar)
- Dieta rica em proteínas ou pobre em carboidratos
- Vômito por um longo período (como durante o início da gravidez)
- Doenças agudas ou graves, como sepse ou queimaduras
- Febre alta
- A glândula tireoide produzindo muito hormônio da tireoide (hipertireoidismo)
- Amamentar um bebê, se a mãe não comer e beber o suficiente
Não há riscos com este teste.
Corpos cetônicos - urina; Cetonas na urina; Cetoacidose - teste de cetonas na urina; Cetoacidose diabética - teste de cetonas na urina
Murphy M, Srivastava R, Deans K. Diagnóstico e monitoramento de diabetes mellitus. In: Murphy M, Srivastava R, Deans K, eds. Bioquímica clínica: um texto colorido ilustrado. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 32.
Sacks DB. Diabetes mellitus. In: Tifai N, ed. Tietz Textbook of Clinical Chemistry and Molecular Diagnostics. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 57.