Teste de gravidade específica da urina
A gravidade específica da urina é um teste de laboratório que mostra a concentração de todas as partículas químicas na urina.
Depois de fornecer uma amostra de urina, ela é testada imediatamente. O profissional de saúde usa uma vareta de medição feita com uma almofada sensível à cor. A cor para a qual a vareta muda informará ao provedor a gravidade específica de sua urina. O teste da vareta fornece apenas um resultado aproximado. Para obter um resultado mais preciso, seu provedor pode enviar sua amostra de urina para um laboratório.
Seu provedor pode dizer que você precisa limitar a ingestão de líquidos 12 a 14 horas antes do teste.
Seu provedor solicitará que você pare temporariamente de tomar quaisquer medicamentos que possam afetar os resultados do teste. Certifique-se de informar o seu provedor sobre todos os medicamentos que você toma, incluindo dextrana e sacarose. NÃO pare de tomar nenhum medicamento antes de falar com seu provedor.
Outras coisas também podem afetar os resultados do teste. Informe o seu provedor se você recentemente:
- Teve qualquer tipo de anestesia para uma operação.
- Corante intravenoso recebido (meio de contraste) para um exame de imagem, como uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
- Ervas usadas ou remédios naturais, especialmente ervas chinesas.
O teste envolve apenas uma micção normal. Não há desconforto.
Este teste ajuda a avaliar o equilíbrio de água do seu corpo e a concentração de urina.
A osmolalidade urinária é um teste mais específico para a concentração urinária. O teste de gravidade específica da urina é mais fácil e conveniente e geralmente faz parte de um exame de urina de rotina. O teste de osmolalidade da urina pode não ser necessário.
O intervalo normal para a gravidade específica da urina é de 1,005 a 1,030. As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou testam amostras diferentes. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.
O aumento da gravidade específica da urina pode ser devido a condições como:
- As glândulas adrenais não produzem hormônios suficientes (doença de Addison)
- Insuficiência cardíaca
- Alto nível de sódio no sangue
- Perda de fluidos corporais (desidratação)
- Estreitamento da artéria renal (estenose da artéria renal)
- Choque
- Açúcar (glicose) na urina
- Síndrome de secreção inadequada de ADH (SIADH)
A diminuição da gravidade específica da urina pode ser devido a:
- Danos às células tubulares renais (necrose tubular renal)
- Diabetes insípido
- Bebendo muito líquido
- Falência renal
- Baixo nível de sódio no sangue
- Infecção renal grave (pielonefrite)
Não há riscos com este teste.
Densidade da urina
- Trato urinário feminino
- Trato urinário masculino
Krishnan A, Levin A. Avaliação laboratorial da doença renal: taxa de filtração glomerular, urinálise e proteinúria. In: Yu ASL, Chertow GM, Luyckx VA, Marsden PA, Skorecki K, Taal MW, eds. Brenner e Rector’s The Kidney. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 23.
Riley RS, McPherson RA. Exame básico da urina. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 28.
Villeneuve P-M, Bagshaw SM. Avaliação da bioquímica da urina. In: Ronco C, Bellomo R, Kellum JA, Ricci Z, eds. Nefrologia de cuidados intensivos. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 55.