Gordura fecal
O teste de gordura fecal mede a quantidade de gordura nas fezes. Isso pode ajudar a avaliar a porcentagem de gordura alimentar que o corpo não absorve.
Existem muitas maneiras de coletar as amostras.
- Para adultos e crianças, você pode pegar o banquinho em um filme plástico que é colocado livremente sobre o vaso sanitário e mantido no lugar pelo assento do vaso sanitário. Em seguida, coloque a amostra em um recipiente limpo. Um kit de teste fornece um papel higiênico especial que você usa para coletar a amostra e, em seguida, coloca a amostra em um recipiente limpo.
- Para bebês e crianças que usam fraldas, você pode forrar a fralda com filme plástico. Se o filme plástico for colocado corretamente, você pode evitar a mistura de urina e fezes. Isso fornecerá uma amostra melhor.
Colete todas as fezes que forem liberadas ao longo de um período de 24 horas (ou às vezes 3 dias) nos recipientes fornecidos. Identifique os recipientes com nome, hora e data e envie-os ao laboratório.
Faça uma dieta normal contendo cerca de 100 gramas (g) de gordura por dia durante 3 dias antes de iniciar o teste. O médico pode pedir que você pare de usar drogas ou aditivos alimentares que podem afetar o teste.
O teste envolve apenas movimentos intestinais normais. Não há desconforto.
Este teste avalia a absorção de gordura para saber como o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas e os intestinos estão funcionando.
A má absorção de gordura pode causar uma alteração nas fezes, chamada esteatorreia. Para absorver a gordura normalmente, o corpo precisa de bile da vesícula biliar (ou do fígado, se a vesícula biliar foi removida), enzimas do pâncreas e um intestino delgado normal.
Menos de 7 g de gordura por 24 horas.
A diminuição da absorção de gordura pode ser causada por:
- Tumor biliar
- Estenose biliar
- Doença celíaca (sprue)
- Pancreatite crônica
- Doença de Crohn
- Fibrose cística
- Cálculos biliares (colelitíase)
- Câncer de pâncreas
- Pancreatite
- Enterite por radiação
- Síndrome do intestino curto (por exemplo, de cirurgia ou um problema hereditário)
- Doença de Whipple
- Supercrescimento bacteriano do intestino delgado
Não existem riscos.
Os fatores que interferem no teste são:
- Enemas
- Laxantes
- Óleo mineral
- Gordura inadequada na dieta antes e durante a coleta de fezes
Determinação quantitativa da gordura fecal; Absorção de gordura
- Órgãos do sistema digestivo
Huston CD. Protozoários intestinais. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 113.
Semrad CE. Abordagem ao paciente com diarreia e má absorção. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 131.
Siddiqui UD, Hawes RH. Pancreatite crônica. In: Chandrasekhara V, Elmunzer JB, Khashab MA, Muthusamy RV, eds. Endoscopia Gastrointestinal Clínica. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 59.