Teste de urina 5-HIAA
5-HIAA é um teste de urina que mede a quantidade de ácido 5-hidroxiindolacético (5-HIAA). O 5-HIAA é um produto da degradação de uma hormona chamada serotonina.
Este teste informa quanto 5-HIAA o corpo está produzindo. É também uma forma de medir a quantidade de serotonina no corpo.
É necessária uma amostra de urina de 24 horas. Você precisará coletar sua urina ao longo de 24 horas em um recipiente fornecido pelo laboratório. Seu médico lhe dirá como fazer isso. Siga as instruções exatamente.
Seu provedor irá instruí-lo, se necessário, a parar de tomar medicamentos que possam interferir com o teste.
Os medicamentos que podem aumentar as medições de 5-HIAA incluem acetaminofeno (Tylenol), acetanilida, fenacetina, gliceril guaiacolato (encontrado em muitos xaropes para tosse), metocarbamol e reserpina.
Os medicamentos que podem diminuir as medições de 5-HIAA incluem heparina, isoniazida, levodopa, inibidores da monoamina oxidase, metenamina, metildopa, fenotiazinas e antidepressivos tricíclicos.
Você será instruído a não comer certos alimentos por 3 dias antes do teste. Alimentos que podem interferir com as medições de 5-HIAA incluem ameixas, abacaxis, bananas, berinjela, tomates, abacates e nozes.
O teste envolve apenas uma micção normal e não há desconforto.
Este teste mede o nível de 5-HIAA na urina. Muitas vezes, é feito para detectar certos tumores no trato digestivo (tumores carcinoides) e para rastrear a condição de uma pessoa.
O teste de urina também pode ser usado para diagnosticar um distúrbio chamado mastocitose sistêmica e alguns tumores do hormônio.
O intervalo normal é de 2 a 9 mg / 24h (10,4 a 46,8 µmol / 24h).
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou testam amostras diferentes. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.
Resultados anormais podem ser devido a:
- Tumores do sistema endócrino ou tumores carcinóides
- Aumento de células imunológicas chamadas mastócitos em vários órgãos (mastocitose sistêmica)
Não há riscos com este teste.
HIAA; Ácido 5-hidroxindol acético; Metabólito de serotonina
Chernecky CC, Berger BJ. H. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2013: 660-661.
Wolin EM, Jensen RT. Tumores neuroendócrinos. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 219.