Contagem de reticulócitos
Os reticulócitos são glóbulos vermelhos ligeiramente imaturos. A contagem de reticulócitos é um exame de sangue que mede a quantidade dessas células no sangue.
É necessária uma amostra de sangue.
Nenhuma preparação especial é necessária.
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou um leve hematoma. Isso logo vai embora.
O teste é feito para determinar se os glóbulos vermelhos estão sendo criados na medula óssea em uma taxa apropriada. O número de reticulócitos no sangue é um sinal de quão rapidamente eles estão sendo produzidos e liberados pela medula óssea.
Um resultado normal para adultos saudáveis que não são anêmicos é em torno de 0,5% a 2,5%.
O intervalo normal depende do seu nível de hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio. O intervalo é maior se a hemoglobina estiver baixa, por sangramento ou se os glóbulos vermelhos forem destruídos.
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Alguns laboratórios usam medidas diferentes ou testam amostras diferentes. Converse com seu médico sobre o significado dos resultados de seus testes específicos.
Uma contagem de reticulócitos superior ao normal pode indicar:
- Anemia devido à destruição dos glóbulos vermelhos mais cedo do que o normal (anemia hemolítica)
- Sangrando
- Distúrbio sanguíneo em um feto ou recém-nascido (eritroblastose fetal)
- Doença renal, com aumento da produção de um hormônio chamado eritropoietina
Uma contagem de reticulócitos inferior ao normal pode indicar:
- Insuficiência da medula óssea (por exemplo, de um determinado medicamento, tumor, radioterapia ou infecção)
- Cirrose do fígado
- Anemia causada por baixos níveis de ferro ou baixos níveis de vitamina B12 ou ácido fólico
- Doença renal crônica
A contagem de reticulócitos pode ser maior durante a gravidez.
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Sangramento excessivo
- Desmaio ou sensação de tontura
- Várias punções para localizar veias
- Hematoma (acúmulo de sangue sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Anemia - reticulócito
- Reticulócitos
Chernecky CC, Berger BJ. Contagem de reticulócitos no sangue. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2013: 980-981.
Culligan D, Watson HG. Sangue e medula óssea. In: Cross SS, ed. Patologia de Underwood. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 23.
Lin JC. Abordagem da anemia no adulto e na criança. Em: Hoffman R, Benz EJ, Silberstein LE, et al, eds. Hematologia: Princípios Básicos e Prática. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 34.
Significa RT. Abordagem das anemias. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 149.