Exame de sangue para hormônio antidiurético
O exame de sangue antidiurético mede o nível de hormônio antidiurético (ADH) no sangue.
É necessária uma amostra de sangue.
Converse com seu médico sobre seus medicamentos antes do teste. Muitos medicamentos podem afetar o nível de ADH, incluindo:
- Álcool
- Diuréticos (comprimidos de água)
- Remédios para pressão arterial
- Insulina
- Remédios para transtornos mentais
- Nicotina
- Esteróides
Quando a agulha é inserida para tirar sangue, algumas pessoas sentem dor moderada. Outros sentem apenas uma picada ou ferroada. Depois disso, pode haver alguma pulsação ou hematoma leve. Isso logo vai embora.
O ADH é um hormônio produzido em uma parte do cérebro chamada hipotálamo. Em seguida, é armazenado e liberado pela pituitária, uma pequena glândula na base do cérebro. O ADH atua nos rins para controlar a quantidade de água excretada na urina.
O exame de sangue de ADH é solicitado quando seu provedor suspeita que você tem um distúrbio que afeta seu nível de ADH, como:
- Acúmulo de fluidos em seu corpo que estão causando inchaço ou inchaço (edema)
- Quantidades excessivas de urina
- Nível baixo de sódio (sal) no sangue
- Sede intensa ou incontrolável
Certas doenças afetam a liberação normal de ADH. O nível de ADH no sangue deve ser testado para determinar a causa da doença. O ADH pode ser medido como parte de um teste de restrição de água para descobrir a causa de uma doença.
Os valores normais para ADH podem variar de 1 a 5 pg / mL (0,9 a 4,6 pmol / L).
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios.Alguns laboratórios usam diferentes medidas ou podem testar diferentes amostras. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.
Um nível acima do normal pode ocorrer quando muito ADH é liberado, seja do cérebro onde é feito, seja de algum outro lugar do corpo. Isso é chamado de síndrome de ADH inadequado (SIADH).
As causas de SIADH incluem:
- Lesão cerebral ou trauma
- Tumores cerebrais
- Desequilíbrio de fluidos após a cirurgia
- Infecção no cérebro ou no tecido que o envolve
- Infecção nos pulmões
- Certos medicamentos, como alguns medicamentos para convulsões, analgésicos e antidepressivos
- Carcinoma de células pequenas, câncer de pulmão
- Golpe
Um nível de ADH acima do normal pode ser encontrado em pessoas com insuficiência cardíaca, insuficiência hepática ou alguns tipos de doença renal.
Um nível abaixo do normal pode indicar:
- Danos ao hipotálamo ou glândula pituitária
- Diabetes insípido central (condição em que os rins não conseguem conservar água)
- Sede excessiva (polidipsia)
- Muito fluido nos vasos sanguíneos (sobrecarga de volume)
Há poucos riscos envolvidos na coleta de sangue. As veias e artérias variam em tamanho de uma pessoa para outra e de um lado do corpo para o outro. Tirar sangue de algumas pessoas pode ser mais difícil do que de outras.
Outros riscos associados à coleta de sangue são leves, mas podem incluir:
- Sangramento excessivo
- Desmaio ou sensação de tontura
- Várias punções para localizar veias
- Hematoma (sangue se acumulando sob a pele)
- Infecção (um pequeno risco sempre que a pele se rompe)
Vasopressina arginina; Hormônio antidiurético; AVP; Vasopressina
Chernecky CC, Berger BJ. Hormônio antidiurético (ADH) - soro. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 146.
Guber HA, Farag AF. Avaliação da função endócrina. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 24.
Oh MS, Briefel G. Avaliação da função renal, água, eletrólitos e equilíbrio ácido-básico. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 14.