Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 18 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 24 Novembro 2024
Anonim
Derrame pleural. Porque se produce y como tratarlo.
Vídeo: Derrame pleural. Porque se produce y como tratarlo.

A cultura do líquido pleural é um teste que examina uma amostra de líquido coletado no espaço pleural para ver se você tem uma infecção ou entender a causa do acúmulo de líquido nesse espaço. O espaço pleural é a área entre o revestimento externo dos pulmões (pleura) e a parede torácica. Quando o fluido se acumula no espaço pleural, a condição é chamada de derrame pleural.

Um procedimento denominado toracocentese é realizado para obter uma amostra do líquido pleural. A amostra é enviada a um laboratório e examinada ao microscópio em busca de sinais de infecção. A amostra também é colocada em um prato especial (cultura). Em seguida, é observado para ver se as bactérias ou outros germes crescem. Isso pode levar vários dias.

Nenhuma preparação especial é necessária antes do teste. Uma radiografia de tórax será realizada antes e depois do teste.

NÃO tussa, respire profundamente ou se mova durante o teste para evitar lesões no pulmão.

Para toracocentese, você se senta na beira de uma cadeira ou cama com a cabeça e os braços apoiados sobre uma mesa. O profissional de saúde limpa a pele ao redor do local de inserção. Medicamento entorpecente (anestésico) é injetado na pele.


Uma agulha é colocada através da pele e músculos da parede torácica no espaço pleural. Conforme o fluido é drenado para um frasco de coleta, você pode tossir um pouco. Isso ocorre porque seu pulmão se expande novamente para preencher o espaço onde havia fluido. Essa sensação dura algumas horas após o teste.

Durante o teste, informe o seu provedor se você tiver dor forte no peito ou falta de ar.

Seu provedor pode solicitar este teste se você tiver sinais de uma determinada infecção ou se uma radiografia de tórax ou tomografia computadorizada de tórax mostrar que há muito líquido no espaço ao redor dos pulmões.

Um resultado normal significa que nenhuma bactéria ou fungo foi visto na amostra de teste.

Um valor normal é a ausência de crescimento de qualquer bactéria. Converse com seu médico sobre o significado dos resultados de seus testes específicos.

Resultados anormais podem indicar:

  • Empiema (coleção de pus no espaço pleural)
  • Abscesso pulmonar (coleção de pus no pulmão)
  • Pneumonia
  • Tuberculose

Os riscos da toracocentese são:

  • Pulmão colapsado (pneumotórax)
  • Perda excessiva de sangue
  • Reacumulação de fluido
  • Infecção
  • Edema pulmonar
  • Desconforto respiratório
  • Complicações sérias são incomuns

Cultura - líquido pleural


  • Cultura pleural

Blok BK. Toracentese. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 9.

Parta M. Derrame pleural e empiema. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 68.

Posts Frescos

Considerando a cirurgia plástica após uma grande perda de peso

Considerando a cirurgia plástica após uma grande perda de peso

Quando você perde muito pe o, como 45 kg ou mai , ua pele pode não er elá tica o uficiente para voltar ao eu formato natural. I o pode fazer com que a pele fique flácida e pendurad...
Teste Genético BRAF

Teste Genético BRAF

Um te te genético BRAF procura uma alteração, conhecida como mutação, em um gene chamado BRAF. O gene ão a unidade bá ica de hereditariedade tran mitida de ua mã...