Cultura de linfonodo
A cultura do linfonodo é um teste laboratorial feito em uma amostra de um linfonodo para identificar os germes que causam a infecção.
É necessária uma amostra de um linfonodo. A amostra pode ser coletada com uma agulha para retirar líquido (aspiração) do linfonodo ou durante uma biópsia do linfonodo.
A amostra é enviada para um laboratório. Lá, é colocado em um prato especial e observado para ver se bactérias, fungos ou vírus crescem. Este processo é denominado cultura. Às vezes, colorações especiais também são usadas para identificar células ou microorganismos específicos antes que os resultados da cultura estejam disponíveis.
Se a aspiração por agulha não fornecer uma amostra boa o suficiente, todo o linfonodo pode ser removido e enviado para cultura e outros testes.
Seu médico irá instruí-lo sobre como se preparar para a amostragem do linfonodo.
Quando o anestésico local é injetado, você sentirá uma picada e uma leve sensação de picada. O local provavelmente ficará dolorido por alguns dias após o teste.
Seu provedor pode solicitar este teste se você tiver glândulas inchadas e houver suspeita de infecção.
Um resultado normal significa que não houve crescimento de microorganismos na placa de laboratório.
As faixas de valores normais podem variar ligeiramente entre diferentes laboratórios. Converse com seu médico sobre o significado dos resultados de seus testes específicos.
Resultados anormais são um sinal de infecção bacteriana, fúngica, micobacteriana ou viral.
Os riscos podem incluir:
- Sangrando
- Infecção (em casos raros, a ferida pode infeccionar e pode ser necessário tomar antibióticos)
- Lesão do nervo se a biópsia for feita em um linfonodo próximo aos nervos (a dormência geralmente desaparece em alguns meses)
Cultura - linfonodo
- Sistema linfático
- Cultura de linfonodo
Ferry JA. Linfadenite infecciosa. Em: Kradin RL, ed. Patologia Diagnóstica de Doenças Infecciosas. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 12.
Pasternack MS. Linfadenite e linfangite. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 95.