Cultura de descarga uretral
A cultura de secreção uretral é um teste laboratorial feito em homens e meninos. Este teste é usado para identificar germes na uretra que podem estar causando a uretrite. A uretra é o tubo que drena a urina da bexiga.
O médico usa algodão esterilizado ou gaze para limpar a abertura da uretra na ponta do pênis. Para coletar a amostra, um cotonete é inserido suavemente cerca de três quartos de polegada (2 centímetros) na uretra e girado. Para obter uma boa amostra, o teste deve ser feito pelo menos 2 horas após a urina.
A amostra é enviada para um laboratório. Lá, é colocado em um prato especial (cultura). Em seguida, é observado para ver se as bactérias ou outros germes crescem.
NÃO urine por 1 hora antes do teste. Urinar elimina alguns dos germes necessários para resultados de testes precisos.
Geralmente, ocorre algum desconforto ao esfregar a uretra.
O provedor geralmente solicita o teste quando há secreção pela uretra. Este teste pode detectar infecções sexualmente transmissíveis (DSTs), como gonorreia e clamídia.
Uma cultura negativa, ou nenhum crescimento aparecendo na cultura, é normal.
Resultados anormais podem ser um sinal de infecção no trato genital. Essas infecções podem incluir gonorreia ou clamídia.
Pode ocorrer desmaio quando o swab é introduzido na uretra. Isso se deve à estimulação do nervo vago. Outros riscos incluem infecção ou sangramento.
Cultura de secreção uretral; Cultura de exsudato genital; Cultura - secreção genital ou exsudato; Uretrite - cultura
- Anatomia da bexiga masculina
Babu TM, Urban MA, Augenbraun MH. Uretrite. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 107.
Beavis KG, Charnot-Katsikas A. Coleta e manuseio de espécimes para diagnóstico de doenças infecciosas. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 64.