Arteriografia renal
A arteriografia renal é uma radiografia especial dos vasos sanguíneos dos rins.
Este teste é feito no hospital ou consultório ambulatorial. Você se deitará em uma mesa de raio-x.
Os profissionais de saúde costumam usar uma artéria próxima à virilha para o teste. Ocasionalmente, o provedor pode usar uma artéria no pulso.
Seu provedor irá:
- Limpe e depile a área.
- Aplique um remédio anestésico na área.
- Coloque uma agulha na artéria.
- Passe um fio fino pela agulha na artéria.
- Retire a agulha.
- Insira um tubo longo, estreito e flexível chamado cateter em seu lugar.
O médico direciona o cateter para a posição correta usando imagens de raios-x do corpo. Um instrumento chamado fluoroscópio envia as imagens para um monitor de TV, que o provedor pode ver.
O cateter é empurrado através do fio para a aorta (principal vaso sanguíneo do coração). Em seguida, ele entra na artéria renal. O teste usa um corante especial (chamado contraste) para ajudar a mostrar as artérias na radiografia. Os vasos sanguíneos dos rins não são vistos nas radiografias comuns. O corante flui através do cateter para a artéria renal.
As imagens de raios-X são obtidas à medida que o corante se move através dos vasos sanguíneos. A solução salina (água salgada estéril) contendo um diluente do sangue também pode ser enviada através do cateter para evitar que o sangue coagule na área.
O cateter é removido após as radiografias. Um dispositivo de fechamento é colocado na virilha ou pressão é aplicada à área para parar o sangramento. A área é verificada após 10 ou 15 minutos e um curativo é aplicado. Você pode ser solicitado a manter a perna reta por 4 a 6 horas após o procedimento.
Diga ao provedor se:
- VocÊ esta grávida
- Você já teve problemas de sangramento
- Você atualmente toma anticoagulantes, incluindo aspirina diária
- Você já teve alguma reação alérgica, especialmente aquelas relacionadas a material de contraste de raio-x ou substâncias de iodo
- Você já foi diagnosticado com insuficiência renal ou rins com mau funcionamento
Você deve assinar um formulário de consentimento. NÃO coma ou beba nada por 6 a 8 horas antes do teste. Você receberá uma bata de hospital para usar e remover todas as joias. Você pode receber um analgésico (sedativo) antes do procedimento ou sedativos intravenosos durante o procedimento.
Você vai se deitar na mesa de raio-x. Geralmente há uma almofada, mas não é tão confortável quanto uma cama. Você pode sentir uma picada quando o medicamento anestésico é administrado. Você pode sentir alguma pressão e desconforto ao posicionar o cateter.
Algumas pessoas sentem uma sensação de calor quando a tinta é injetada, mas a maioria das pessoas não consegue senti-la. Você não sente o cateter dentro do seu corpo.
Pode haver sensibilidade leve e hematomas no local da injeção após o teste.
A arteriografia renal geralmente é necessária para ajudar a decidir sobre o melhor tratamento após a realização de outros exames. Isso inclui ultrassom duplex, TC de abdômen, angiografia por TC, abdome por RM ou angiografia por RM. Esses testes podem mostrar os seguintes problemas.
- Alargamento anormal de uma artéria, denominado aneurisma
- Conexões anormais entre veias e artérias (fístulas)
- Coágulo de sangue bloqueando uma artéria que irriga o rim
- Pressão alta inexplicada que se acredita ser devido ao estreitamento dos vasos sanguíneos dos rins
- Tumores benignos e cânceres envolvendo os rins
- Sangramento ativo do rim
Este teste pode ser usado para examinar doadores e receptores antes de um transplante de rim.
Os resultados podem variar. Converse com seu médico sobre o significado dos resultados de seus testes específicos.
A angiografia renal pode mostrar a presença de tumores, estreitamento da artéria ou aneurismas (alargamento da veia ou artéria), coágulos sanguíneos, fístulas ou sangramento no rim.
O teste também pode ser feito com as seguintes condições:
- Bloqueio de uma artéria por um coágulo sanguíneo
- Estenose da artéria renal
- Câncer de células renais
- Angiomiolipomas (tumores não cancerosos do rim)
Alguns desses problemas podem ser tratados com técnicas feitas ao mesmo tempo que a arteriografia.
- A angioplastia é um procedimento para abrir vasos sanguíneos estreitos ou bloqueados que fornecem sangue aos rins.
- Um stent é um pequeno tubo de malha de metal que mantém a artéria aberta. Pode ser colocado para manter uma artéria estreitada aberta.
- Cânceres e tumores não cancerosos podem ser tratados por meio de um processo denominado embolização. Isso envolve o uso de substâncias que bloqueiam o fluxo sanguíneo para matar ou reduzir o tumor. Às vezes, isso é feito em combinação com cirurgia.
- O sangramento também pode ser tratado com embolização.
O procedimento é geralmente seguro. Pode haver alguns riscos, como:
- Reação alérgica ao corante (meio de contraste)
- Dano arterial
- Danos na artéria ou na parede da artéria, o que pode levar a coágulos sanguíneos
- Danos renais causados por danos à artéria ou do corante
A exposição à radiação é baixa. Mulheres grávidas e crianças são mais sensíveis aos riscos relacionados aos raios-x.
O teste NÃO deve ser feito se você estiver grávida ou tiver graves problemas de sangramento.
A angiografia por ressonância magnética (MRA) ou angiografia por TC (CTA) podem ser feitas em seu lugar. MRA e CTA não são invasivos e podem fornecer imagens semelhantes das artérias renais, embora não possam ser usados para tratamento.
Angiografia renal; Angiografia - rim; Angiografia renal; Estenose da artéria renal - arteriografia
- Anatomia renal
- Artérias renais
Azarbal AF, Mclafferty RB. Arteriografia. In: Sidawy AN, Perler BA, eds. Cirurgia Vascular e Terapia Endovascular de Rutherford. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 25.
Duddalwar VA, Jadvar H, Palmer SL. Imagem de diagnóstico do rim. In: Yu ASL, Chertow GM, Luyckx VA, Marsden PA, Skorecki K, Taal MW, eds. O rim de Brenner e Rector. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 25.
Textor SC. Hipertensão renovascular e nefropatia isquêmica. In: Yu ASL, Chertow GM, Luyckx VA, Marsden PA, Skorecki K, Taal MW, eds. O rim de Brenner e Rector. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 47.