Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 16 Abril 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
Cintilografia Renal | Dinâmica: DTPA
Vídeo: Cintilografia Renal | Dinâmica: DTPA

A cintilografia renal é um exame de medicina nuclear em que uma pequena quantidade de material radioativo (radioisótopo) é usada para medir a função dos rins.

O tipo específico de verificação pode variar. Este artigo fornece uma visão geral.

A cintilografia renal é semelhante a uma cintilografia de perfusão renal. Isso pode ser feito junto com esse teste.

Você será solicitado a se deitar na mesa do scanner. O médico colocará uma faixa apertada ou um medidor de pressão arterial em seu braço. Isso cria pressão e ajuda as veias do braço a ficarem maiores. Uma pequena quantidade de radioisótopo é injetada em uma veia. O radioisótopo específico usado pode variar, dependendo do que está sendo estudado.

O manguito ou faixa no braço é removido e o material radioativo se move pelo seu sangue. Os rins são examinados pouco tempo depois. Várias imagens são tiradas, cada uma com duração de 1 ou 2 segundos. O tempo total de varredura leva cerca de 30 minutos a 1 hora.

Um computador analisa as imagens e fornece informações detalhadas sobre o funcionamento do seu rim. Por exemplo, pode dizer ao seu médico quanto sangue o rim filtra ao longo do tempo. Um diurético ("comprimido de água") também pode ser injetado durante o teste. Isso ajuda a acelerar a passagem do radioisótopo pelos rins.


Você deve poder ir para casa após o exame. Você pode ser solicitado a beber bastante líquido e urinar com frequência para ajudar a remover o material radioativo do corpo.

Informe o seu médico se você toma algum medicamento antiinflamatório não esteroidal (AINEs) ou medicamentos para a pressão arterial. Essas drogas podem afetar o teste.

Pode ser solicitado que você beba mais líquidos antes do exame.

Algumas pessoas sentem desconforto quando a agulha é colocada na veia. No entanto, você não sentirá o material radioativo. A mesa de digitalização pode estar dura e fria.Você precisará ficar imóvel durante a varredura. Você pode sentir uma necessidade maior de urinar próximo ao final do teste.

Uma cintilografia renal informa ao seu médico como seus rins funcionam. Ele também mostra seu tamanho, posição e forma. Pode ser feito se:

  • Você não pode fazer outras radiografias usando material de contraste (corante) porque é sensível ou alérgico a eles, ou porque tem função renal reduzida
  • Você fez um transplante de rim e seu médico deseja verificar se o rim está funcionando bem e procurar sinais de rejeição
  • Você tem pressão alta e seu médico quer ver como seus rins estão funcionando
  • Seu provedor precisa confirmar se um rim que parece inchado ou bloqueado em outro raio-x está perdendo a função

Resultados anormais são um sinal de redução da função renal. Isso pode ser devido a:


  • Insuficiência renal aguda ou crônica
  • Infecção renal crônica (pielonefrite)
  • Complicações de um transplante de rim
  • Glomerulonefrite
  • Hidronefrose
  • Lesão do rim e ureter
  • Estreitamento ou bloqueio das artérias que transportam sangue para o rim
  • Uropatia obstrutiva

Existe uma pequena quantidade de radiação do radioisótopo. A maior parte dessa exposição à radiação ocorre nos rins e na bexiga. Quase toda a radiação desaparece do corpo em 24 horas. Recomenda-se cautela se estiver grávida ou amamentando.

Muito raramente, uma pessoa terá uma reação alérgica ao radioisótopo, que pode incluir anafilaxia grave.

Renogram; Tomografia renal

  • Anatomia renal
  • Rim - fluxo de sangue e urina

Chernecky CC, Berger BJ. Renocistograma. In: Chernecky CC, Berger BJ eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 953-993.


Duddalwar VA, Jadvar H, Palmer SL, Boswell WD. Imagem de diagnóstico do rim. In: Skorecki K, Chertow GM, Marsden PA, Taal MW, Yu ASL, eds. Brenner e Rector’s The Kidney. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 28.

Shukla AR. Válvulas uretrais posteriores e anomalias uretrais. In: Wein AJ, Kavoussi LR, Partin AW, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 141.

Wymer DTG, Wymer DC. Imaging. In: Feehally J, Floege J, Tonelli M, Johnson RJ, eds. Nefrologia Clínica Abrangente. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: capítulo 5.

Nós Aconselhamos Você A Ler

Por que ninguém está comendo mais iogurte light

Por que ninguém está comendo mais iogurte light

Depoi de década de comerciai de iogurte light no dizendo que o mínimo de caloria e gordura no levará a uma exi tência feliz e magra, o con umidore e tão e afa tando do aliment...
Esta aula de ioga ajudará você a se sentir centrado após a loucura do feriado

Esta aula de ioga ajudará você a se sentir centrado após a loucura do feriado

e você e tá e entindo exau to, e tre ado ou di per o pela féria (e quem não e tá?), E te vídeo do Grokker é o remédio perfeito para deixá-lo à vontad...