Angiografia pulmonar
A angiografia pulmonar é um teste para verificar como o sangue flui pelo pulmão.
A angiografia é um exame de imagem que usa raios-x e um corante especial para ver o interior das artérias. As artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue para fora do coração.
Este teste é feito em um hospital. Você será solicitado a se deitar em uma mesa de raio-x.
- Antes do início do teste, você receberá um sedativo leve para ajudá-lo a relaxar.
- Uma área do corpo, geralmente o braço ou a virilha, é limpa e anestesiada com um medicamento anestésico local.
- O radiologista insere uma agulha ou faz um pequeno corte em uma veia na área que foi limpa. Um tubo fino e oco denominado cateter é inserido.
- O cateter é colocado através da veia e cuidadosamente movido para dentro e através das câmaras cardíacas do lado direito e na artéria pulmonar, que leva aos pulmões. O médico pode ver imagens de raios-X ao vivo da área em um monitor semelhante a uma TV e usá-las como um guia.
- Uma vez que o cateter está no lugar, o corante é injetado no cateter. Imagens de raio-X são tiradas para ver como o corante se move através das artérias dos pulmões. O corante ajuda a detectar quaisquer bloqueios ao fluxo sanguíneo.
Seu pulso, pressão arterial e respiração são verificados durante o procedimento. As derivações do eletrocardiograma (ECG) são coladas nos braços e nas pernas para monitorar o coração.
Após as radiografias, a agulha e o cateter são removidos.
A pressão é aplicada no local da punção por 20 a 45 minutos para estancar o sangramento. Após esse tempo, a área é verificada e um curativo apertado é aplicado. Você deve manter a perna reta por 6 horas após o procedimento.
Raramente, os medicamentos são administrados aos pulmões se um coágulo sanguíneo for encontrado durante o procedimento.
Você pode ser solicitado a não comer ou beber nada por 6 a 8 horas antes do teste.
Você deverá usar uma bata de hospital e assinar um formulário de consentimento para o procedimento. Remova as joias da área que está sendo trabalhada.
Diga ao seu médico:
- Se voce esta gravida
- Se você já teve alguma reação alérgica a material de contraste de raio-x, frutos do mar ou substâncias de iodo
- Se você é alérgico a algum medicamento
- Quais medicamentos você está tomando (incluindo quaisquer preparações à base de ervas)
- Se você já teve algum problema de sangramento
A mesa de raios-X pode estar fria. Peça um cobertor ou travesseiro se você se sentir desconfortável. Você pode sentir uma breve picada quando o medicamento anestésico for administrado e uma ponta curta e pontiaguda quando o cateter for inserido.
Você pode sentir alguma pressão conforme o cateter sobe para os pulmões. A tinta de contraste pode causar uma sensação de calor e rubor. Isso é normal e geralmente desaparece em alguns segundos.
Você pode sentir alguma sensibilidade e hematomas no local da injeção após o teste.
O teste é usado para detectar coágulos sanguíneos (embolia pulmonar) e outros bloqueios no fluxo sanguíneo no pulmão. Na maioria das vezes, seu provedor tentará outros testes para diagnosticar um coágulo sanguíneo nos pulmões.
A angiografia pulmonar também pode ser usada para ajudar a diagnosticar:
- Malformações AV do pulmão
- Estreitamento congênito (presente desde o nascimento) dos vasos pulmonares
- Aneurismas de artéria pulmonar
- Hipertensão pulmonar, pressão alta nas artérias dos pulmões
A radiografia mostrará estruturas normais para a idade da pessoa.
Resultados anormais podem ser devido a:
- Aneurismas de vasos pulmonares
- Coágulo de sangue nos pulmões (embolia pulmonar)
- Vaso sanguíneo estreito
- Hipertensão pulmonar primária
- Tumor no pulmão
Uma pessoa pode desenvolver um ritmo cardíaco anormal durante este teste. A equipe de saúde monitorará seu coração e pode tratar qualquer ritmo anormal que se desenvolva.
Outros riscos incluem:
- Reação alérgica ao corante de contraste
- Danos ao vaso sanguíneo quando a agulha e o cateter são inseridos
- Coágulo de sangue viajando para os pulmões, causando uma embolia
- Sangramento excessivo ou coágulo de sangue onde o cateter é inserido, o que pode reduzir o fluxo sanguíneo para a perna
- Ataque cardíaco ou derrame
- Hematoma (coleção de sangue no local da punção da agulha)
- Lesão nos nervos no local da punção
- Danos nos rins do corante
- Lesão nos vasos sanguíneos do pulmão
- Sangrando no pulmão
- Tossindo sangue
- Parada respiratória
- Morte
A exposição à radiação é baixa. Seu provedor irá monitorar e regular os raios-x para fornecer o mínimo de exposição à radiação. A maioria dos especialistas acredita que o risco é baixo em comparação com os benefícios. Mulheres grávidas e crianças são mais sensíveis aos riscos dos raios-x.
A angiografia de tórax por tomografia computadorizada (TC) substituiu amplamente esse teste.
Arteriografia pulmonar; Angiografia pulmonar; Angiografia dos pulmões
- Artérias pulmonares
Chernecky CC, Berger BJ. P. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 842-951.
Hartmann IJC, Schaefer-Prokop CM. Circulação pulmonar e tromboembolismo pulmonar. In: Adam A, Dixon AK, Gillard JH, Schaefer-Prokop CM, eds. Grainger & Allison’s Diagnostic Radiology: A Textbook of Medical Imaging. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Churchill Livingstone; 2015: cap 23.
Jackson JE, Meaney JFM. Angiografia: princípios, técnicas e complicações. In: Adam A, Dixon AK, Gillard JH, Schaefer-Prokop CM, eds. Grainger & Allison’s Diagnostic Radiology: A Textbook of Medical Imaging. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Churchill Livingstone; 2015: cap 84.
Nazeef M, Sheehan JP. Tromboembolismo venoso. In: Kellerman RD, Rakel DP, eds. Terapia Atual de Conn 2019. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: 858-868.