Autor: Joan Hall
Data De Criação: 1 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
Cintilografia óssea - Medicamento
Cintilografia óssea - Medicamento

A cintilografia óssea é um exame de imagem usado para diagnosticar doenças ósseas e descobrir sua gravidade.

A cintilografia óssea envolve a injeção de uma quantidade muito pequena de material radioativo (radiotraçador) em uma veia. A substância viaja pelo sangue até os ossos e órgãos. À medida que passa, emite um pouco de radiação. Essa radiação é detectada por uma câmera que examina lentamente o seu corpo. A câmera tira fotos de quanto o radiotraçador coleta nos ossos.

Se uma cintilografia óssea for feita para ver se você tem uma infecção óssea, as imagens podem ser tiradas logo após o material radioativo ser injetado e novamente 3 a 4 horas depois, quando ele for coletado nos ossos. Este processo é denominado cintilografia óssea trifásica.

Para avaliar se o câncer se espalhou para o osso (doença óssea metastática), as imagens são tiradas somente após o atraso de 3 a 4 horas.

A parte de digitalização do teste vai durar cerca de 1 hora. A câmera do scanner pode se mover acima e ao seu redor. Você pode precisar mudar de posição.

Você provavelmente será solicitado a beber água extra após receber o radiotraçador para evitar que o material se acumule na bexiga.


Você deve remover joias e outros objetos de metal. Você pode ser solicitado a usar uma bata de hospital.

Informe o seu médico se você está ou pode estar grávida.

NÃO tome nenhum medicamento com bismuto, como Pepto-Bismol, por 4 dias antes do teste.

Siga todas as outras instruções fornecidas.

Há uma pequena dor quando a agulha é inserida. Durante a varredura, não há dor. Você deve permanecer imóvel durante a varredura. O tecnólogo dirá quando você deve mudar de posição.

Você pode sentir algum desconforto por ficar deitado por um longo período.

Uma cintilografia óssea é usada para:

  • Diagnosticar um tumor ósseo ou câncer.
  • Determine se um câncer que começou em outra parte do corpo se espalhou para os ossos. Os cânceres comuns que se espalham para os ossos incluem mama, pulmão, próstata, tireóide e rim.
  • Diagnosticar uma fratura, quando ela não pode ser vista em um raio-x regular (mais comumente fraturas de quadril, fraturas de estresse nos pés ou pernas ou fraturas na coluna).
  • Diagnosticar uma infecção óssea (osteomielite).
  • Diagnosticar ou determinar a causa da dor óssea, quando nenhuma outra causa foi identificada.
  • Avalie distúrbios metabólicos, como osteomalácia, hiperparatireoidismo primário, osteoporose, síndrome dolorosa regional complexa e doença de Paget.

Os resultados do teste são considerados normais se o radiotraçador estiver presente uniformemente em todos os ossos.


Uma varredura anormal mostrará "pontos quentes" e / ou "pontos frios" em comparação com o osso circundante. Os pontos quentes são áreas onde há uma maior coleção de material radioativo. Os pontos frios são áreas que absorveram menos do material radioativo.

Os achados da cintilografia óssea devem ser comparados com outros estudos de imagem, além das informações clínicas. Seu provedor irá discutir qualquer descoberta anormal com você.

Se você estiver grávida ou amamentando, o teste pode ser adiado para evitar a exposição do bebê à radiação. Se precisar fazer o teste durante a amamentação, você deve bombear e jogar fora o leite materno nos próximos 2 dias.

A quantidade de radiação injetada em sua veia é muito pequena. Toda a radiação desaparece do corpo em 2 a 3 dias. O radiotraçador usado expõe você a uma quantidade muito pequena de radiação. O risco provavelmente não é maior do que com radiografias de rotina.

Os riscos relacionados ao radiotraçador ósseo são raros, mas podem incluir:

  • Anafilaxia (resposta alérgica grave)
  • Irritação na pele
  • Inchaço

Existe um pequeno risco de infecção ou sangramento quando a agulha é inserida em uma veia.


Cintilografia - osso

  • Varredura nuclear

Chernecky CC, Berger BJ. Cintilografia óssea (cintilografia óssea) - diagnóstico. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 246-247.

Kapoor G, Toms AP. Estado atual da imagem do sistema musculoesquelético. In: Adam A, Dixon AK, Gillard JH, Schaefer-Prokop CM, eds. Grainger & Allison’s Diagnostic Radiology: A Textbook of Medical Imaging. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 38.

Ribbens C, Namur G. Bone cintilografia e tomografia por emissão de pósitrons. In: Hochberg MC, Gravallese EM, Silman AJ, Smolen JS, Weinblatt ME, Weisman MH, eds. Reumatologia. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 49.

Novas Publicações.

Lepidopterofobia, o medo de borboletas e mariposas

Lepidopterofobia, o medo de borboletas e mariposas

Lepidopterofobia é o medo de borboleta ou maripoa. Embora alguma peoa poam ter um medo moderado dee ineto, a fobia é quando você tem um medo exceivo e irracional que interfere em ua vid...
Por que você pode não ter um umbigo

Por que você pode não ter um umbigo

Innie ou outie? Que tal nenhum? Há muita peoa que fazem cirurgia no nacimento ou mai tarde na vida, o que ignifica que não têm nenhum umbigo. e você é um do pouco e orgulhoo q...