Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 26 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Abril 2025
Anonim
Teste de estimulação de secretina - Medicamento
Teste de estimulação de secretina - Medicamento

O teste de estimulação da secretina mede a capacidade do pâncreas de responder a um hormônio chamado secretina. O intestino delgado produz secretina quando o alimento parcialmente digerido do estômago se move para a área.

O médico insere um tubo pelo nariz e chega ao estômago. O tubo é então movido para a primeira parte do intestino delgado (duodeno). Você recebe secretina por uma veia (por via intravenosa). Os fluidos liberados do pâncreas para o duodeno são removidos através do tubo nas próximas 1 a 2 horas.

Às vezes, o fluido pode ser coletado durante uma endoscopia.

Você será solicitado a não comer ou beber nada, incluindo água, por 12 horas antes do teste.

Você pode ter uma sensação de engasgo quando o tubo é inserido.

A secretina faz com que o pâncreas libere um fluido que contém enzimas digestivas. Essas enzimas decompõem os alimentos e ajudam o corpo a absorver os nutrientes.

O teste de estimulação da secretina é feito para verificar a função digestiva do pâncreas. As seguintes doenças podem impedir o funcionamento adequado do pâncreas:


  • Pancreatite crônica
  • Fibrose cística
  • Câncer de pâncreas

Nessas condições, pode haver falta de enzimas digestivas ou de outros produtos químicos no fluido que sai do pâncreas. Isso pode reduzir a capacidade do corpo de digerir alimentos e absorver nutrientes.

As faixas de valores normais podem variar um pouco dependendo do laboratório que está fazendo o teste. Converse com seu provedor sobre o significado de seus resultados de teste específicos.

Valores anormais podem significar que o pâncreas não está funcionando corretamente.

Existe um pequeno risco de o tubo ser colocado através da traqueia e chegar aos pulmões, em vez de pelo esófago e chegar ao estômago.

Teste de função pancreática

  • Teste de estimulação de secretina

Pandol SJ. Secreção pancreática. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Doenças gastrointestinais e hepáticas de Sleisenger e Fordtran: Fisiopatologia / Diagnóstico / Gestão. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 56.


Semrad CE. Abordagem ao paciente com diarreia e má absorção. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 140.

Siddiqi HA, Salwen MJ, Shaikh MF, Bowne WB. Diagnóstico laboratorial de distúrbios gastrointestinais e pancreáticos. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 22.

Nós Recomendamos

Seios doloridos são um sinal de menopausa?

Seios doloridos são um sinal de menopausa?

eio dolorido podem er um intoma de muita condiçõe de aúde diferente. Durante o ano reprodutivo, o eio dolorido podem er um inal de gravidez ou um inal de que eu período etá pr...
Yoga para pressão alta

Yoga para pressão alta

Quae 1 em cada 3 americano tem preão alta, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doença (CDC). ão cerca de 75 milhõe de adulto. Agora que a definiçã...