Reparo do manguito rotador
O reparo do manguito rotador é uma cirurgia para reparar um tendão rompido no ombro. O procedimento pode ser feito com uma grande incisão (aberta) ou com artroscopia do ombro, que usa incisões menores.
O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões que formam um manguito sobre a articulação do ombro. Esses músculos e tendões prendem o braço em sua articulação e ajudam a articulação do ombro a se mover. Os tendões podem ser rasgados por uso excessivo ou lesão.
Você provavelmente receberá anestesia geral antes desta cirurgia. Isso significa que você estará dormindo e incapaz de sentir dor. Ou você terá anestesia regional. O braço e a área dos ombros ficarão dormentes, de modo que você não sentirá nenhuma dor. Se você receber anestesia regional, também receberá medicamentos para deixá-lo com muito sono durante a operação.
Três técnicas comuns são usadas para reparar uma ruptura do manguito rotador:
- Durante o reparo aberto, uma incisão cirúrgica é feita e um grande músculo (o deltóide) é movido suavemente para fora do caminho para fazer a cirurgia. O reparo aberto é feito para rasgos grandes ou mais complexos.
- Durante a artroscopia, o artroscópio é inserido por meio de uma pequena incisão. O osciloscópio está conectado a um monitor de vídeo. Isso permite que o cirurgião visualize a parte interna do ombro. Uma a três pequenas incisões adicionais são feitas para permitir que outros instrumentos sejam inseridos.
- Durante o mini-reparo aberto, qualquer tecido danificado ou esporão ósseo são removidos ou reparados usando um artroscópio. Em seguida, durante a parte aberta da cirurgia, uma incisão de 2 a 3 polegadas (5 a 7,5 centímetros) é feita para reparar o manguito rotador.
Para reparar o manguito rotador:
- Os tendões são religados ao osso.
- Rebites pequenos (chamados de âncoras de sutura) são freqüentemente usados para ajudar a fixar o tendão ao osso. As âncoras de sutura podem ser feitas de metal ou material que se dissolvem com o tempo e não precisam ser removidas.
- Suturas (pontos) são presos às âncoras, que prendem o tendão de volta ao osso.
Ao final da cirurgia, as incisões são fechadas e um curativo é aplicado. Se a artroscopia foi realizada, a maioria dos cirurgiões tira fotos do procedimento no monitor de vídeo para mostrar o que eles encontraram e os reparos que foram feitos.
As razões pelas quais o reparo do manguito rotador pode ser feito incluem:
- Você sente dor no ombro durante o repouso ou à noite, e não melhorou com exercícios ao longo de 3 a 4 meses.
- Você é ativo e usa o ombro para esportes ou trabalho.
- Você tem fraqueza e não consegue realizar as atividades cotidianas.
A cirurgia é uma boa escolha quando:
- Você tem uma ruptura completa do manguito rotador.
- Um rasgo foi causado por um ferimento recente.
- Vários meses de fisioterapia por si só não melhoraram seus sintomas.
Uma ruptura parcial pode não exigir cirurgia. Em vez disso, descanso e exercícios são usados para curar o ombro. Essa abordagem geralmente é melhor para pessoas que não colocam muita demanda em seus ombros. Pode-se esperar que a dor melhore. No entanto, o rasgo pode aumentar com o tempo.
Os riscos para anestesia e cirurgia em geral são:
- Reações alérgicas a medicamentos
- Problemas respiratórios
- Sangramento, coágulos sanguíneos, infecção
Os riscos para a cirurgia do manguito rotador são:
- Falha da cirurgia para aliviar os sintomas
- Lesão em um tendão, vaso sanguíneo ou nervo
Informe o seu médico quais medicamentos você está tomando. Isto inclui medicamentos, suplementos ou ervas que comprou sem receita.
Durante as 2 semanas antes da cirurgia:
- Pode ser solicitado que você pare temporariamente de tomar anticoagulantes. Estes incluem aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Naprosyn, Aleve) e outros medicamentos.
- Pergunte ao seu médico quais medicamentos você ainda deve tomar no dia da cirurgia.
- Se você tem diabetes, doença cardíaca ou outras condições médicas, seu cirurgião pedirá que você consulte o médico que o trata dessas condições.
- Informe o seu provedor se você tem bebido muito álcool, mais de 1 ou 2 doses por dia.
- Se você fuma, tente parar. Peça ajuda ao seu provedor. Fumar pode retardar a cicatrização de feridas e ossos.
- Informe o seu cirurgião se você desenvolver um resfriado, gripe, febre, aparecimento de herpes ou outra doença antes da cirurgia. O procedimento pode precisar ser adiado.
No dia da cirurgia:
- Siga as instruções sobre quando parar de comer e beber antes da cirurgia.
- Tome os medicamentos que o seu cirurgião lhe disse para tomar com um pequeno gole de água.
- Siga as instruções sobre quando chegar ao hospital. Certifique-se de chegar a tempo.
Siga todas as instruções de alta e autocuidado que receber.
Você usará uma tipoia ao sair do hospital. Algumas pessoas também usam imobilizador de ombro. Isso impede que seu ombro se mova. Por quanto tempo você usa a tipoia ou imobilizador depende do tipo de cirurgia que você fez.
A recuperação pode levar de 4 a 6 meses, dependendo do tamanho da laceração e de outros fatores. Você pode ter que usar uma tipoia por 4 a 6 semanas após a cirurgia. A dor geralmente é controlada com medicamentos.
A fisioterapia pode ajudá-lo a recuperar o movimento e a força do ombro. A duração da terapia dependerá do reparo que foi feito. Siga as instruções para quaisquer exercícios de ombro que você disse para fazer.
A cirurgia para reparar uma ruptura do manguito rotador costuma ser bem-sucedida no alívio da dor no ombro. O procedimento nem sempre devolve força ao ombro. O reparo do manguito rotador pode exigir um longo período de recuperação, especialmente se o rasgo for grande.
Quando você pode voltar ao trabalho ou praticar esportes depende da cirurgia que foi feita. Espere vários meses para retomar suas atividades regulares.
Algumas rupturas do manguito rotador podem não cicatrizar totalmente. Rigidez, fraqueza e dor crônica ainda podem estar presentes.
Resultados piores são mais prováveis quando o seguinte está presente:
- O manguito rotador já estava rasgado ou fraco antes da lesão.
- Os músculos do manguito rotador enfraqueceram gravemente antes da cirurgia.
- Lágrimas maiores.
- Os exercícios e as instruções pós-operatórias não são seguidos.
- Você tem mais de 65 anos.
- Você fuma.
Cirurgia - manguito rotador; Cirurgia - ombro - manguito rotador; Reparo do manguito rotador - aberto; Reparação do manguito rotador - mini-abertura; Reparo do manguito rotador - laparoscópico
- Exercícios de manguito rotador
- Manguito rotador - autocuidado
- Cirurgia de ombro - alta
- Usando seu ombro após a cirurgia
- Reparo do manguito rotador - série
Hsu JE, Gee AO, Lippitt SB, Matsen FA. O manguito rotador. In: Rockwood CA, Matsen FA, Wirth MA, Lippitt SB, Fehringer EV, Sperling JW, eds. Rockwood e Matsen’s The Shoulder. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 14.
Mosich GM, Yamaguchi KT, Petrigliano FA. Manguito rotador e lesões de impacto. In: Miller MD, Thompson SR, eds. DeLee, Drez & Miller’s Orthopaedic Sports Medicine: Principles and Practice. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 47.
Phillips BB. Artroscopia da extremidade superior. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 52.