Pletismografia pulmonar
A pletismografia pulmonar é um teste usado para medir a quantidade de ar que você pode reter nos pulmões.
Você se sentará em uma grande cabine hermética conhecida como body box. As paredes da cabine são claras para que você e o médico possam se ver. Você vai respirar ou ofegar contra um bocal. Serão colocados clipes no nariz para fechar as narinas. Dependendo das informações que seu médico está procurando, o bocal pode ser aberto primeiro e depois fechado.
Você vai respirar contra o bocal nas posições aberta e fechada. As posições fornecem informações diferentes ao médico. Conforme seu tórax se move enquanto você respira ou arfa, isso muda a pressão e a quantidade de ar na sala e contra o bocal. A partir dessas mudanças, o médico pode obter uma medida precisa da quantidade de ar em seus pulmões.
Dependendo da finalidade do teste, você pode receber um medicamento antes do teste para medir o volume com mais precisão.
Informe o seu médico se estiver a tomar algum medicamento, principalmente para problemas respiratórios. Você pode ter que parar temporariamente de tomar certos medicamentos antes do teste.
Use roupas largas que lhe permitam respirar confortavelmente.
Evite fumar e fazer exercícios pesados por 6 horas antes do teste.
Evite refeições pesadas antes do teste. Eles podem afetar sua capacidade de respirar fundo.
Informe o seu médico se você é claustrofóbico.
O teste envolve respiração rápida e normal e não deve ser doloroso. Você pode sentir falta de ar ou tontura. Você será monitorado o tempo todo por um técnico.
O bocal pode ser desconfortável contra sua boca.
Se você tiver problemas em espaços apertados, a caixa pode deixá-lo ansioso. Mas é claro e você pode ver o lado de fora o tempo todo.
O teste é feito para verificar a quantidade de ar que você consegue reter nos pulmões durante o repouso. Isso ajuda o médico a determinar se um problema pulmonar é devido a danos à estrutura pulmonar ou à perda da capacidade dos pulmões de se expandir (ficar maior conforme o fluxo de ar).
Embora esse teste seja a forma mais precisa de medir a quantidade de ar que você pode reter nos pulmões, nem sempre é usado devido às suas dificuldades técnicas.
Os resultados normais dependem de sua idade, altura, peso, origem étnica e sexo.
Resultados anormais apontam para um problema nos pulmões. Esse problema pode ser devido a um colapso da estrutura pulmonar, um problema com a parede torácica e seus músculos, ou um problema com os pulmões sendo capazes de expandir e contrair.
A pletismografia pulmonar não encontrará a causa do problema. Mas ajuda o médico a restringir a lista de possíveis problemas.
Os riscos deste teste podem incluir sentimento:
- Ansiedade por estar na caixa fechada
- Tonto
- Tonto
- Falta de ar
Pletismografia pulmonar; Determinação do volume pulmonar estático; Pletismografia de corpo inteiro
Chernecky CC, Berger BJ. Testes de função pulmonar (TFP) - diagnóstico. In: Chernecky CC, Berger BJ, eds. Testes de Laboratório e Procedimentos de Diagnóstico. 6ª ed. St Louis, MO: Elsevier Saunders; 2013: 944-949.
Gold WM, Koth LL. Teste de função pulmonar. Em: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Livro de Murray e Nadel de Medicina Respiratória. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 25.