Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 4 Janeiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Sangramento por deficiência de vitamina K do recém-nascido - Medicamento
Sangramento por deficiência de vitamina K do recém-nascido - Medicamento

O sangramento por deficiência de vitamina K (VKDB) do recém-nascido é um distúrbio hemorrágico em bebês. Geralmente, ocorre nos primeiros dias e semanas de vida.

A falta de vitamina K pode causar sangramento grave em bebês recém-nascidos. A vitamina K desempenha um papel importante na coagulação do sangue.

Os bebês geralmente têm um baixo nível de vitamina K por vários motivos. A vitamina K não se move facilmente pela placenta da mãe para o bebê. Como resultado, um recém-nascido não tem muita vitamina K armazenada ao nascer. Além disso, as bactérias que ajudam a produzir vitamina K ainda não estão presentes no trato gastrointestinal de um recém-nascido. Finalmente, não há muita vitamina K no leite materno.

Seu bebê pode desenvolver esta condição se:

  • Uma injeção preventiva de vitamina K não é administrada no nascimento (se a vitamina K for administrada por via oral em vez de por injeção, deve ser administrada mais de uma vez e não parece ser tão eficaz quanto a injeção).
  • Você toma certos medicamentos anticonvulsivantes ou para afinar o sangue.

A condição é agrupada em três categorias:


  • VKDB de início precoce é muito raro. Ocorre nas primeiras horas após o nascimento e dentro de 48 horas. É mais comumente causada pelo uso de medicamentos anticonvulsivantes ou alguns outros medicamentos, incluindo um anticoagulante chamado Coumadin, durante a gravidez.
  • A doença de início clássico ocorre entre 2 a 7 dias após o nascimento. Pode ser observada em bebês amamentados que não receberam uma injeção de vitamina K na primeira semana após o nascimento, como aqueles cujas mamadas foram atrasadas inicialmente. Também é raro.
  • VKDB de início tardio é observado em bebês entre 2 semanas e 2 meses de idade. Também é mais comum em crianças que não receberam uma injeção de vitamina K.

Recém-nascidos e bebês com os seguintes problemas envolvendo o sistema gastrointestinal também são mais propensos a desenvolver este distúrbio:

  • Deficiência de alfa1-antitripsina
  • Atresia biliar
  • Doença celíaca
  • Fibrose cística
  • Diarréia
  • Hepatite

A condição causa sangramento. As áreas mais comuns de sangramento incluem:


  • O pênis de um menino, se ele foi circuncidado
  • Área do umbigo
  • Trato gastrointestinal (resultando em sangue nas evacuações do bebê)
  • Membranas de muco (como o revestimento do nariz e da boca)
  • Locais onde houve uma picada de agulha

Também pode haver:

  • Sangue na urina
  • Hematomas
  • Ataques (convulsões) ou comportamento anormal

Serão feitos testes de coagulação do sangue.

O diagnóstico é confirmado se uma injeção de vitamina K interromper o sangramento e o tempo de coagulação do sangue (tempo de protrombina) se normalizar rapidamente. (Na deficiência de vitamina K, o tempo de protrombina é anormal.)

A vitamina K é administrada se ocorrer sangramento. Bebês com sangramento intenso podem precisar de transfusões de plasma ou sangue.

A perspectiva tende a ser pior para bebês com doença hemorrágica de início tardio do que outras formas. Há uma taxa maior de sangramento dentro do crânio (hemorragia intracraniana) associada à condição de início tardio.

As complicações podem incluir:


  • Sangramento dentro do crânio (hemorragia intracraniana), com possível dano cerebral
  • Morte

Ligue para seu médico se seu bebê tiver:

  • Qualquer sangramento inexplicável
  • Convulsões
  • Comportamento abdominal

Obtenha atendimento médico de emergência imediatamente se os sintomas forem graves.

O início precoce da doença pode ser evitado administrando-se injeções de vitamina K em mulheres grávidas que tomam medicamentos anticonvulsivantes. Para prevenir as formas clássicas e de início tardio, a Academia Americana de Pediatria recomenda dar a todos os bebês uma injeção de vitamina K imediatamente após o nascimento. Por causa dessa prática, a deficiência de vitamina K agora é rara nos Estados Unidos, exceto para os bebês que não recebem a injeção de vitamina K.

Doença hemorrágica do recém-nascido (HDN)

Bhatt MD, Ho K, Chan AKC. Distúrbios de coagulação em neonatos. Em: Hoffman R, Benz EJ, Silberstein LE, et al, eds. Hematologia: Princípios Básicos e Prática. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2018: cap 150.

Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Notas de campo: sangramento tardio por deficiência de vitamina K em bebês cujos pais recusaram a profilaxia de vitamina K - Tennessee, 2013. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2013; 62 (45): 901-902. PMID: 24226627 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24226627.

Greenbaum LA. Deficiência de vitamina K. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 66.

Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM. Doenças sanguíneas. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 66.

Sankar MJ, Chandrasekaran A, Kumar P, Thukral A, Agarwal R, Paul VK. Profilaxia com vitamina K na prevenção do sangramento por deficiência de vitamina K: uma revisão sistemática. J Perinatol. 2016; 36 Suplemento 1: S29-S35. PMID: 27109090 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27109090.

Nosso Conselho

Pepino é bom para diabetes?

Pepino é bom para diabetes?

im, e você tem diabete, pode comer pepino. De fato, como ele ão tão baixo em carboidrato, você quae pode comer quanto quier, quando quier. A American Diabete Aociation (ADA) conide...
Um plano de vantagens do Medicare pode deixar você de lado?

Um plano de vantagens do Medicare pode deixar você de lado?

Um plano do Medicare Advantage não pode deixar você por caua de uma condição ou doença de aúde.No entanto, eu plano pode er cancelado e você não pagar eu pr...