Vacina contra HPV
A vacina do papilomavírus humano (HPV) protege contra a infecção por certas cepas de HPV. O HPV pode causar câncer cervical e verrugas genitais.
O HPV também foi associado a outros tipos de câncer, incluindo câncer vaginal, vulvar, peniano, anal, boca e garganta.
O HPV é um vírus comum que se espalha através do contato sexual. Existem vários tipos de HPV. Muitos tipos não causam problemas. No entanto, alguns tipos de HPV podem causar câncer de:
- Colo do útero, vagina e vulva em mulheres
- Pênis em homens
- Ânus em mulheres e homens
- Parte traseira da garganta em mulheres e homens
A vacina contra o HPV protege contra os tipos de HPV que causam a maioria dos casos de câncer cervical. Outros tipos menos comuns de HPV também podem causar câncer cervical.
A vacina não trata o câncer cervical.
QUEM DEVE OBTER ESTA VACINA
A vacina contra o HPV é recomendada para meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade. A vacina também é recomendada para pessoas de até 26 anos que ainda não tomaram a vacina ou terminaram a série de vacinas.
Certas pessoas com idades entre 27 e 45 anos podem ser candidatas à vacina. Converse com seu médico se você acha que é um candidato nessa faixa etária.
A vacina pode oferecer proteção contra cânceres relacionados ao HPV em qualquer faixa etária. Certas pessoas que podem ter novos contatos sexuais no futuro e podem ser expostas ao HPV também devem considerar a vacina.
A vacina contra o HPV é administrada como uma série de 2 doses para meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade:
- Primeira dose: agora
- Segunda dose: 6 a 12 meses após a primeira dose
A vacina é administrada em uma série de 3 doses para pessoas de 15 a 26 anos de idade e para aqueles com sistema imunológico enfraquecido:
- Primeira dose: agora
- Segunda dose: 1 a 2 meses após a primeira dose
- Terceira dose: 6 meses após a primeira dose
Mulheres grávidas não devem receber esta vacina. No entanto, não houve problemas encontrados em mulheres que receberam a vacina durante a gravidez antes de saberem que estavam grávidas.
O QUE MAIS PENSAR
A vacina contra o HPV não protege contra todos os tipos de HPV que podem levar ao câncer cervical. Meninas e mulheres ainda devem fazer exames regulares (teste de Papanicolaou) para detectar alterações pré-cancerosas e sinais precoces de câncer cervical.
A vacina contra o HPV não protege contra outras infecções que podem se espalhar durante o contato sexual.
Fale com o seu provedor se:
- Você não tem certeza se você ou seu filho devem receber a vacina contra o HPV
- Você ou seu filho desenvolvem complicações ou sintomas graves depois de receber uma vacina contra o HPV
- Você tem outras perguntas ou preocupações sobre a vacina contra o HPV
Vacina - HPV; Imunização - HPV; Gardasil; HPV2; HPV4; Vacina para prevenir o câncer cervical; Verrugas genitais - vacina contra HPV; Displasia cervical - vacina contra HPV; Câncer cervical - vacina contra HPV; Câncer do colo do útero - vacina contra HPV; Esfregaço de Papanicolaou anormal - vacina contra HPV; Vacinação - vacina contra HPV
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. HPV (vírus do papiloma humano) VIS. www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/hpv.html. Atualizado em 30 de outubro de 2019. Acessado em 7 de fevereiro de 2020.
Kim DK, Hunter P. Advisory Committee on Immunization Practices, programa de imunização recomendado para adultos com 19 anos ou mais - Estados Unidos, 2019. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2019; 68 (5): 115-118. PMID: 30730868 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30730868.
Robinson CL, Bernstein H, Romero JR, Szilagyi P. Comitê Consultivo em Práticas de Imunização, esquema de imunização recomendado para crianças e adolescentes com 18 anos ou menos - Estados Unidos, 2019. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2019; 68 (5): 112-114. PMID: 30730870 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30730870.