Artroscopia de pulso
A artroscopia de pulso é uma cirurgia que usa uma pequena câmera e ferramentas cirúrgicas para examinar ou reparar os tecidos internos ou ao redor do pulso. A câmera é chamada de artroscópio. O procedimento permite que o médico detecte problemas e faça reparos no pulso sem fazer cortes maiores na pele e no tecido. Isso significa que você pode sentir menos dor e se recuperar mais rapidamente do que a cirurgia aberta.
Você provavelmente receberá anestesia geral antes desta cirurgia. Isso significa que você estará dormindo e incapaz de sentir dor. Ou você terá anestesia regional. O braço e a área do pulso ficarão anestesiados, de modo que você não sentirá nenhuma dor. Se você receber anestesia regional, também receberá medicamentos para deixá-lo com muito sono durante a operação.
Durante o procedimento, o cirurgião faz o seguinte:
- Insere o artroscópio no pulso por meio de uma pequena incisão. O osciloscópio é conectado a um monitor de vídeo na sala de cirurgia. Isso permite que o cirurgião visualize a parte interna do seu pulso.
- Inspeciona todos os tecidos do seu pulso. Esses tecidos incluem cartilagem, ossos, tendões e ligamentos.
- Repara quaisquer tecidos danificados. Para fazer isso, o cirurgião faz mais 1 a 3 pequenas incisões e insere outros instrumentos através delas. Uma ruptura em um músculo, tendão ou cartilagem é corrigida. Qualquer tecido danificado é removido.
Ao final da cirurgia, as incisões serão fechadas com pontos e cobertas com curativo (curativo). A maioria dos cirurgiões tira fotos do monitor de vídeo durante o procedimento para mostrar o que encontraram e quais reparos fizeram.
Seu cirurgião pode precisar fazer uma cirurgia aberta se houver muitos danos. A cirurgia aberta significa que você terá uma grande incisão para que o cirurgião possa chegar diretamente aos seus ossos e tecidos.
Você pode precisar de artroscopia de pulso se tiver um destes problemas:
- Dor no pulso. A artroscopia permite que o cirurgião explore o que está causando a dor no punho.
- Remoção do gânglio. Este é um pequeno saco cheio de líquido que cresce a partir da articulação do punho. É inofensivo, mas pode ser doloroso e pode limitar sua capacidade de mover o pulso livremente.
- Lágrimas de ligamento. Um ligamento é uma faixa de tecido que conecta osso a osso. Vários ligamentos no pulso ajudam a mantê-lo estável e permitem que ele se mova. Ligamentos rompidos podem ser reparados com este tipo de cirurgia.
- Ruptura do complexo de fibrocartilagem triangular (TFCC). O TFCC é uma área de cartilagem no pulso. A lesão do TFCC pode causar dor na parte externa do punho. A artroscopia pode reparar danos do TFCC.
- Liberação do túnel do carpo. A síndrome do túnel do carpo ocorre quando o nervo que passa por certos ossos e tecidos do pulso fica inchado e irritado. Com a artroscopia, a área por onde passa esse nervo pode ser ampliada para aliviar a pressão e a dor.
- Fraturas de pulso. A artroscopia pode ser usada para remover pequenos pedaços de osso e ajudar a realinhar os ossos do pulso.
Os riscos da anestesia e cirurgia em geral são:
- Reações alérgicas a medicamentos
- Problemas respiratórios
- Sangramento, coágulo sanguíneo ou infecção
Os riscos para a artroscopia do punho são:
- Falha da cirurgia para aliviar os sintomas
- Falha de reparo para curar
- Fraqueza do pulso
- Lesão em um tendão, vaso sanguíneo ou nervo
Antes da cirurgia:
- Informe o seu cirurgião quais medicamentos você está tomando. Isto inclui medicamentos, suplementos ou ervas que comprou sem receita.
- Pode ser solicitado que você pare temporariamente de tomar anticoagulantes. Estes incluem aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Naprosyn, Aleve) e outros medicamentos.
- Pergunte ao seu médico quais medicamentos você ainda deve tomar no dia da cirurgia.
- Se você tem diabetes, doença cardíaca ou outras condições médicas, seu cirurgião pedirá que você consulte o médico que o trata dessas condições.
- Informe o seu provedor se você tem bebido muito álcool, mais de 1 ou 2 doses por dia.
- Se você fuma, tente parar. Peça ajuda ao seu provedor ou enfermeira. Fumar pode retardar a cicatrização de feridas e ossos.
- Informe o seu cirurgião sobre qualquer resfriado, gripe, febre, surto de herpes ou outra doença. Se você ficar doente, sua cirurgia pode precisar ser adiada.
No dia da cirurgia:
- Siga as instruções sobre quando parar de comer e beber antes do procedimento.
- Tome qualquer medicamento que for solicitado a tomar com um pequeno gole de água.
- Siga as instruções sobre quando chegar ao hospital. Chegue na hora certa.
Você pode ir para casa no mesmo dia depois de passar cerca de uma hora em recuperação. Você deveria ter alguém para levá-lo para casa.
Siga todas as instruções de alta que você recebeu. Isso pode incluir:
- Mantenha o pulso elevado acima do coração por 2 a 3 dias para ajudar a reduzir o inchaço e a dor. Você também pode aplicar uma compressa fria para ajudar no inchaço.
- Mantenha seu curativo limpo e seco. Siga as instruções de como trocar o curativo.
- Você pode tomar analgésicos, se necessário, desde que seu médico diga que é seguro fazê-lo.
- Pode ser necessário usar uma tala por 1 a 2 semanas ou mais para manter o pulso estável durante a cicatrização.
A artroscopia usa pequenos cortes na pele, então, em comparação com a cirurgia aberta, você pode ter:
- Menos dor e rigidez durante a recuperação
- Menos complicações
- Recuperação mais rápida
Os pequenos cortes cicatrizarão rapidamente e você poderá retomar suas atividades normais em alguns dias. Mas, se uma grande quantidade de tecido em seu pulso tiver que ser reparada, pode levar várias semanas para cicatrizar.
Você pode aprender como fazer exercícios suaves com os dedos e as mãos. Seu médico também pode recomendar que você consulte um fisioterapeuta para ajudá-lo a recuperar o uso total do pulso.
Cirurgia de pulso; Artroscopia - punho; Cirurgia - punho - artroscopia; Cirurgia - punho - artroscópica; Liberação do túnel do carpo
Cannon DL. Distúrbios do pulso. In: Azar FM, Beaty JH, Canale ST, eds. Ortopedia cirúrgica de Campbell. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 69.
Geissler WB, Keen CA. Artroscopia de pulso. In: Miller MD, Thompson SR, eds. Medicina ortopédica do esporte de DeLee e Drez: princípios e prática. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 73.