Ablação endometrial
A ablação endometrial é uma cirurgia ou procedimento feito para danificar o revestimento do útero a fim de minimizar o fluxo menstrual intenso ou prolongado. Esse revestimento é chamado de endométrio. A cirurgia pode ser feita em um hospital, centro de cirurgia ambulatorial ou no consultório do provedor.
A ablação endometrial é um procedimento usado para tratar sangramento anormal, destruindo o tecido do revestimento uterino. O tecido pode ser removido usando:
- Ondas de rádio de alta frequência
- Energia laser
- Fluidos aquecidos
- Terapia de balão
- Congelando
- Corrente elétrica
Alguns tipos de procedimentos são feitos usando um tubo fino e iluminado chamado histeroscópio, que envia imagens do interior do útero para um monitor de vídeo. Na maioria das vezes, a anestesia geral é usada para que você durma e não sinta dores.
No entanto, as técnicas mais recentes podem ser feitas sem o uso de um histeroscópio. Para eles, uma injeção de medicamento anestésico é injetada nos nervos ao redor do colo do útero para bloquear a dor.
Este procedimento pode tratar menstruações abundantes ou irregulares. Seu médico provavelmente terá tentado outros tratamentos primeiro, como medicamentos hormonais ou um DIU.
A ablação endometrial não será usada se você quiser engravidar no futuro. Embora esse procedimento não impeça você de engravidar, ele pode reduzir suas chances de engravidar. A contracepção confiável é importante para todas as mulheres que realizam o procedimento.
Se uma mulher engravidar depois de um procedimento de ablação, a gravidez geralmente abortará ou terá um risco extremamente alto por causa do tecido cicatricial no útero.
Os riscos da histeroscopia incluem:
- Buraco (perfuração) na parede do útero
- Cicatriz do forro do útero
- Infecção do útero
- Danos ao colo do útero
- Necessidade de cirurgia para reparar danos
- Sangramento severo
- Danos ao intestino
Os riscos dos procedimentos de ablação variam dependendo do método usado. Os riscos podem incluir:
- Absorção de excesso de fluido
- Reação alérgica
- Dor ou cãibras após o procedimento
- Queimaduras ou danos aos tecidos causados por procedimentos que usam calor
Os riscos de qualquer cirurgia pélvica incluem:
- Danos a órgãos ou tecidos próximos
- Coágulos sanguíneos, que podem viajar para os pulmões e ser mortais (raro)
Os riscos da anestesia incluem:
- Nausea e vomito
- Tontura
- Dor de cabeça
- Problemas respiratórios
- Infecção pulmonar
Os riscos de qualquer cirurgia incluem:
- Infecção
- Sangrando
Uma biópsia do endométrio ou revestimento do útero será realizada nas semanas anteriores ao procedimento. Mulheres mais jovens podem ser tratadas com um hormônio que bloqueia a produção de estrogênio pelo corpo por 1 a 3 meses antes do procedimento.
Seu provedor pode prescrever um medicamento para abrir o colo do útero. Isso torna mais fácil inserir o escopo. Você precisa tomar este medicamento cerca de 8 a 12 horas antes do procedimento.
Antes de qualquer cirurgia:
- Sempre informe o seu provedor sobre todos os medicamentos que você toma. Isso inclui vitaminas, ervas e suplementos.
- Informe o seu provedor se você tem diabetes, doença cardíaca, doença renal ou outros problemas de saúde.
Nas 2 semanas antes do seu procedimento:
- Você pode precisar parar de tomar medicamentos que dificultam a coagulação do sangue. Estes incluem aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Naprosyn, Aleve), clopidogrel (Plavix) e varfarina (Coumadin). Seu provedor lhe dirá o que você deve ou não tomar.
- Pergunte ao seu médico quais medicamentos você pode tomar no dia do seu procedimento.
- Informe o seu médico se você tiver um resfriado, gripe, febre, surto de herpes ou outra doença.
- Você será informado quando chegar ao hospital. Pergunte se precisa de alguém para levá-lo para casa.
No dia do procedimento:
- Você pode ser solicitado a não beber ou comer nada 6 a 12 horas antes do procedimento.
- Tome qualquer medicamento aprovado com um pequeno gole de água.
Você pode ir para casa no mesmo dia. Raramente, você pode precisar pernoitar.
- Você pode ter cólicas menstruais e sangramento vaginal leve por 1 a 2 dias. Pergunte ao seu médico se você pode tomar um analgésico de venda livre para as cólicas.
- Você pode ter uma secreção aquosa por até várias semanas.
- Você pode retornar às atividades diárias normais dentro de 1 a 2 dias. NÃO faça sexo até que seu provedor diga que está tudo bem.
- Quaisquer resultados de biópsia geralmente estão disponíveis em 1 a 2 semanas.
Seu provedor informará os resultados do seu procedimento.
O revestimento do útero cicatriza cicatrizando. As mulheres geralmente apresentam menos sangramento menstrual após esse procedimento. Até 30% a 50% das mulheres param completamente de menstruar. Esse resultado é mais provável em mulheres mais velhas.
Histeroscopia - ablação endometrial; Ablação térmica a laser; Ablação endometrial - radiofrequência; Ablação endometrial - ablação por balão térmico; Ablação Rollerball; Ablação hidrotermal; Ablação de nova sura
Baggish MS. Ablação endometrial não histeroscópica minimamente invasiva. In: Baggish MS, Karram MM, eds. Atlas de anatomia pélvica e cirurgia ginecológica. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 110.
Carlson SM, Goldberg J, Lentz GM. Endoscopia, histeroscopia e laparoscopia: indicações, contra-indicações e complicações. In: Lobo RA, Gershenson DM, Lentz GM, Valea FA, eds. Ginecologia Abrangente. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 10.