Dispositivos intrauterinos (DIU)

Um dispositivo intrauterino (DIU) é um pequeno dispositivo de plástico em forma de T usado para controle de natalidade. É inserido no útero, onde permanece para evitar a gravidez.
Um DIU é freqüentemente inserido pelo seu médico durante o período mensal. Qualquer tipo pode ser inserido de forma rápida e fácil no consultório ou clínica do provedor. Antes de colocar o DIU, o profissional lava o colo do útero com uma solução anti-séptica. Depois disso, o provedor:
- Desliza um tubo de plástico contendo o DIU pela vagina até o útero.
- Empurra o DIU para o útero com a ajuda de um êmbolo.
- Remove o tubo, deixando dois pequenos fios que ficam pendurados fora do colo do útero dentro da vagina.
As strings têm dois propósitos:
- Eles permitem que o profissional de saúde ou a mulher verifiquem se o DIU permanece corretamente na posição.
- Eles são usados para puxar o DIU para fora do útero na hora de removê-lo. Isso só deve ser feito por um provedor.
Este procedimento pode causar desconforto e dor, mas nem todas as mulheres apresentam os mesmos efeitos colaterais. Durante a inserção, você pode sentir:
- Pouca dor e algum desconforto
- Cólicas e dor
- Tonto ou tonto
Algumas mulheres têm cólicas e dores nas costas por 1 a 2 dias após a inserção. Outros podem ter cólicas e dores nas costas por semanas ou meses. Analgésicos de venda livre podem aliviar o desconforto.
Os DIUs são uma excelente escolha se você quiser:
- Um método de controle de natalidade eficaz e de longo prazo
- Para evitar riscos e efeitos colaterais dos hormônios anticoncepcionais
Mas você deve aprender mais sobre o DIU ao decidir se deseja obter um DIU.
Um DIU pode prevenir a gravidez por 3 a 10 anos. Exatamente por quanto tempo o DIU evitará a gravidez depende do tipo de DIU que você está usando.
Os DIUs também podem ser usados como anticoncepcionais de emergência. Deve ser inserido dentro de 5 dias após a relação sexual desprotegida.
Um novo tipo de DIU chamado Mirena libera uma dose baixa de um hormônio no útero todos os dias por um período de 3 a 5 anos. Isso aumenta a eficácia do dispositivo como método de controle de natalidade. Ele também tem os benefícios adicionais de reduzir ou interromper o fluxo menstrual. Pode ajudar a proteger contra o câncer (câncer endometrial) em mulheres com risco de desenvolver a doença.
Embora incomuns, os DIUs apresentam alguns riscos, como:
- Há uma pequena chance de engravidar durante o uso de um DIU. Se você engravidar, seu provedor pode remover o DIU para reduzir o risco de aborto ou outros problemas.
- Um risco maior de gravidez ectópica, mas apenas se você engravidar durante o uso de um DIU. Uma gravidez ectópica é aquela que ocorre fora do útero. Pode ser sério, até mesmo fatal.
- Um DIU pode penetrar na parede uterina e exigir cirurgia para ser removido.
Converse com seu provedor sobre se um DIU é uma boa escolha para você. Pergunte também ao seu provedor:
- O que você pode esperar durante o procedimento
- Quais podem ser seus riscos
- O que você deve observar após o procedimento
Na maioria das vezes, um DIU pode ser inserido a qualquer momento:
- Logo após o parto
- Após um aborto espontâneo ou eletivo
Se você tiver uma infecção, NÃO deve colocar um DIU.
Seu provedor pode aconselhá-lo a tomar um analgésico sem receita antes de colocar o DIU. Se você é sensível à dor na vagina ou no colo do útero, peça que um anestésico local seja aplicado antes do início do procedimento.
Você pode pedir a alguém que o leve para casa após o procedimento. Algumas mulheres têm cólicas leves, dor lombar e manchas por alguns dias.
Se você tem um DIU liberador de progesterona, leva cerca de 7 dias para que ele comece a funcionar. Você não precisa esperar para fazer sexo. Mas você deve usar uma forma alternativa de controle de natalidade, como um preservativo, durante a primeira semana.
Seu provedor irá querer vê-lo 2 a 4 semanas após o procedimento para ter certeza de que o DIU ainda está no lugar. Peça ao seu provedor para mostrar como verificar se o DIU ainda está no lugar e com que freqüência você deve verificá-lo.
Em casos raros, um DIU pode escorregar parcialmente ou totalmente para fora do útero. Isso geralmente é visto após a gravidez. Se isso acontecer, entre em contato com seu provedor imediatamente. NÃO tente remover um DIU que tenha saído parcialmente ou escorregado.
Ligue para o seu provedor imediatamente se você tiver:
- Sintomas como os da gripe
- Febre
- Arrepios
- Cólicas
- Dor, sangramento ou vazamento de fluido da vagina
Mirena; ParaGard; IUS; Sistema intrauterino; LNG-IUS; Contracepção - DIU
Bonnema RA, Spencer AL. Contracepção. In: Kellerman RD, Bope ET, eds. Terapia atual de Conn 2018. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: 1090-1093.
Curtis KM, Jatlaoui TC, Tepper NK, et al. Recomendações de práticas selecionadas nos EUA para uso de anticoncepcionais, 2016. Rel de recomendação MMWR. 2016; 65 (4): 1-66. PMID: 27467319 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27467319.
Glasier A. Contracepção. Em: Jameson JL, De Groot LJ, de Kretser DM, et al, eds. Endocrinologia: Adulto e pediátrico. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 134.
Rivlin K, Westhoff C. Planejamento familiar. In: Lobo RA, Gershenson DM, Lentz GM, Valea FA, eds. Ginecologia Abrangente. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 13.