Vacina HPV (Papilomavírus Humano) - o que você precisa saber

Todo o conteúdo abaixo foi retirado integralmente da Declaração de Informações sobre Vacinas (VIS) do HPV (Papilomavírus Humano) do CDC: www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/hpv.html.
Informações de revisão do CDC para HPV (papilomavírus humano) VIS:
- Última página revisada: 29 de outubro de 2019
- Última atualização da página: 30 de outubro de 2019
- Data de emissão do VIS: 30 de outubro de 2019
Fonte do conteúdo: National Center for Immunization and Respiratory Diseases
Por que se vacinar?
Vacina HPV (papilomavírus humano) pode prevenir a infecção com alguns tipos de papilomavírus humano.
As infecções por HPV podem causar certos tipos de câncer, incluindo:
- Câncer cervical, vaginal e vulvar em mulheres.
- Câncer de pênis em homens.
- Cânceres anais em homens e mulheres.
A vacina do HPV previne a infecção dos tipos de HPV que causam mais de 90% desses cânceres.
O HPV é transmitido por contato íntimo pele a pele ou sexual. As infecções por HPV são tão comuns que quase todos os homens e mulheres terão pelo menos um tipo de HPV em algum momento de suas vidas.
A maioria das infecções por HPV desaparece espontaneamente em 2 anos. Mas às vezes as infecções por HPV duram mais e podem causar câncer mais tarde na vida.
Vacina contra HPV
A vacina contra o HPV é rotineiramente recomendada para adolescentes de 11 ou 12 anos de idade para garantir que estejam protegidos antes de serem expostos ao vírus. A vacina contra o HPV pode ser administrada a partir dos 9 anos de idade e até aos 45 anos.
A maioria das pessoas com mais de 26 anos não se beneficiará da vacinação contra o HPV. Converse com seu médico se quiser mais informações.
A maioria das crianças que toma a primeira dose antes dos 15 anos de idade precisa de 2 doses da vacina contra o HPV. Qualquer pessoa que receba a primeira dose aos 15 anos ou após, e pessoas mais jovens com certas condições imunocomprometedoras, precisam de 3 doses. Seu provedor pode fornecer mais informações.
A vacina contra o HPV pode ser administrada ao mesmo tempo que outras vacinas.
Converse com seu médico
Informe o seu fornecedor da vacina se a pessoa que está tomando a vacina:
- Teve um reação alérgica após uma dose anterior de vacina contra o HPV, ou tem algum alergias graves com risco de vida
- Está grávida
Em alguns casos, seu provedor pode decidir adiar a vacinação contra o HPV para uma consulta futura.
Pessoas com doenças leves, como resfriado, podem ser vacinadas. Pessoas moderadamente ou gravemente doentes geralmente devem esperar até que se recuperem antes de receber a vacina contra o HPV.
Seu provedor pode fornecer mais informações.
Riscos de uma reação à vacina
- Dor, vermelhidão ou inchaço no local da injeção podem ocorrer após a vacina contra o HPV.
- Febre ou dor de cabeça podem ocorrer após a vacina contra o HPV.
As pessoas às vezes desmaiam após procedimentos médicos, incluindo vacinação. Informe o seu médico se sentir tonturas ou tiver alterações na visão ou zumbidos nos ouvidos.
Como acontece com qualquer medicamento, há uma chance muito remota de uma vacina causar uma reação alérgica grave, outras lesões graves ou morte.
E se houver um problema sério?
Uma reação alérgica pode ocorrer após a pessoa vacinada deixar a clínica. Se você observar sinais de uma reação alérgica grave (urticária, inchaço no rosto e na garganta, dificuldade para respirar, batimento cardíaco acelerado, tontura ou fraqueza), ligue 9-1-1 e leve a pessoa ao hospital mais próximo.
Para outros sinais que dizem respeito a você, ligue para o seu provedor.
As reações adversas devem ser notificadas ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas (VAERS). Normalmente, o seu provedor irá apresentar este relatório, ou você pode fazê-lo sozinho. Visite o site do VAERS
(vaers.hhs.gov) ou ligue para 1-800-822-7967. VAERS é apenas para relatar reações, e a equipe do VAERS não fornece aconselhamento médico.
O Programa Nacional de Compensação de Lesões por Vacinas
O Programa Nacional de Compensação por Lesões por Vacinas (VICP) é um programa federal criado para indenizar pessoas que podem ter sido feridas por certas vacinas. Visite o site do VICP (www.hrsa.gov/vaccine-compensation/index.html) ou ligue 1-800-338-2382 para saber mais sobre o programa e como fazer uma reclamação. Existe um limite de tempo para apresentar um pedido de indemnização.
Como posso aprender mais?
- Pergunte ao seu provedor.
- Ligue para o departamento de saúde local ou estadual.
- Entre em contato com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) ligando para 1-800-232-4636 (1-800-CDC-INFO) ou visitando o site de vacinas do CDC.
Vacinas
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Vacina do HPV (papilomavírus humano). www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/hpv.html. Atualizado em 30 de outubro de 2019. Acessado em 1 de novembro de 2019.