Hepatite B - crianças
A hepatite B em crianças é um inchaço e inflamação do tecido do fígado devido à infecção pelo vírus da hepatite B (VHB).
Outras infecções comuns do vírus da hepatite incluem hepatite A e hepatite C.
O HBV é encontrado no sangue ou fluidos corporais (sêmen, lágrimas ou saliva) de uma pessoa infectada. O vírus não está presente nas fezes.
Uma criança pode contrair o VHB pelo contato com o sangue ou fluidos corporais de uma pessoa com o vírus. A exposição pode ocorrer a partir de:
- Uma mãe com HBV no momento do nascimento. Não parece que o HBV seja transmitido ao feto ainda no útero da mãe.
- Picada de uma pessoa infectada que rompe a pele.
- Sangue, saliva ou qualquer outro fluido corporal de uma pessoa infectada que pode tocar uma fratura ou abertura na pele, olhos ou boca de uma criança.
- Compartilhar itens pessoais, como uma escova de dente, com alguém que tenha o vírus.
- Ser picado com uma agulha após o uso por uma pessoa infectada pelo VHB.
Uma criança não pode pegar hepatite B por abraçar, beijar, tossir ou espirrar. Amamentar por uma mãe com hepatite B é seguro se a criança for tratada adequadamente no momento do nascimento.
Os adolescentes que não são vacinados podem pegar o VHB durante sexo desprotegido ou uso de drogas.
A maioria das crianças com hepatite B não apresenta nenhum ou apenas alguns sintomas. Crianças menores de 5 anos raramente apresentam sintomas de hepatite B. Crianças mais velhas podem desenvolver sintomas 3 a 4 meses após o vírus entrar no corpo. Os principais sintomas de uma infecção nova ou recente são:
- Perda de apetite
- Fadiga
- Febre baixa
- Dores musculares e articulares
- Nausea e vomito
- Pele e olhos amarelos (icterícia)
- Urina escura
Se o corpo for capaz de combater o VHB, os sintomas terminam em algumas semanas a 6 meses. Isso é chamado de hepatite B aguda. A hepatite B aguda não causa problemas duradouros.
O profissional de saúde do seu filho fará exames de sangue chamados de painel viral da hepatite. Esses testes podem ajudar a diagnosticar:
- Uma nova infecção (hepatite B aguda)
- Uma infecção crônica ou de longo prazo (hepatite B crônica)
- Uma infecção que ocorreu no passado, mas não está mais presente
Os testes a seguir detectam danos ao fígado e o risco de câncer de fígado devido à hepatite B crônica:
- Nível de albumina
- Testes de função hepática
- Hora da protrombina
- Biópsia de fígado
- Ultrassom abdominal
- Marcadores de tumor de câncer de fígado, como alfa fetoproteína
O provedor também verificará a carga viral do VHB no sangue. Este teste mostra como o tratamento do seu filho está funcionando.
A hepatite B aguda não necessita de nenhum tratamento especial. O sistema imunológico do seu filho vai lutar contra a doença. Se não houver nenhum sinal de infecção por HBV após 6 meses, seu filho se recuperou totalmente. No entanto, enquanto o vírus estiver presente, seu filho pode transmiti-lo a outras pessoas. Você deve tomar medidas para ajudar a prevenir a propagação da doença.
A hepatite B crônica precisa de tratamento. O objetivo do tratamento é aliviar quaisquer sintomas, prevenir a propagação da doença e ajudar a prevenir doenças do fígado. Certifique-se de que seu filho:
- Descansa bastante
- Bebe muitos líquidos
- Come alimentos saudáveis
O provedor do seu filho também pode recomendar medicamentos antivirais. Os medicamentos diminuem ou removem o VHB do sangue:
- O interferão alfa-2b (Intron A) pode ser administrado a crianças com 1 ano de idade ou mais.
- Lamivudina (Epivir) e entecavir (Baraclude) são usados em crianças com 2 anos de idade ou mais.
- Tenofovir (Viread) é administrado a crianças com idade igual ou superior a 12 anos.
Nem sempre está claro quais medicamentos devem ser administrados. Crianças com hepatite B crônica podem receber esses medicamentos quando:
- A função hepática piora rapidamente
- O fígado mostra sinais de danos a longo prazo
- O nível de HBV está alto no sangue
Muitas crianças conseguem se livrar do HBV e não têm uma infecção de longa duração.
No entanto, algumas crianças nunca se livram do HBV. Isso é chamado de infecção de hepatite B crônica.
- Crianças mais novas são mais propensas à hepatite B crônica.
- Essas crianças não se sentem doentes e levam uma vida relativamente saudável. No entanto, com o tempo, eles podem desenvolver sintomas de dano hepático de longo prazo (crônico).
Quase todos os recém-nascidos e cerca de metade das crianças que contraem hepatite B desenvolvem a doença de longo prazo (crônica). Um teste de sangue positivo após 6 meses confirma a hepatite B crônica. A doença não afetará o crescimento e o desenvolvimento do seu filho. O monitoramento regular desempenha um papel importante no controle da doença em crianças.
Você também deve ajudar seu filho a aprender como evitar a propagação da doença agora e na idade adulta.
As possíveis complicações da hepatite B incluem:
- Danos ao fígado
- Cirrose hepática
- Câncer de fígado
Essas complicações geralmente ocorrem durante a idade adulta.
Ligue para o provedor do seu filho se:
- Seu filho tem sintomas de hepatite B
- Os sintomas da hepatite B não desaparecem
- Novos sintomas se desenvolvem
- A criança pertence a um grupo de alto risco para hepatite B e não recebeu a vacina VHB
Se uma mulher grávida tem hepatite B aguda ou crônica, estas etapas são tomadas para evitar que o vírus seja transmitido a um bebê no nascimento:
- Os bebês recém-nascidos devem receber sua primeira vacina contra hepatite B e uma dose de imunoglobulinas (IG) dentro de 12 horas.
- O bebê deve completar todas as vacinas contra hepatite B conforme recomendado durante os primeiros seis meses.
- Algumas mulheres grávidas podem receber medicamentos para diminuir o nível de HBV no sangue.
Para prevenir a infecção por hepatite B:
- As crianças devem receber a primeira dose da vacina contra a hepatite B ao nascer. Eles devem ter todas as 3 fotos da série aos 6 meses de idade.
- As crianças que não receberam a vacina devem receber doses de "recuperação".
- As crianças devem evitar o contato com sangue e fluidos corporais.
- As crianças não devem compartilhar escovas de dente ou qualquer outro item que possa estar infectado.
- Todas as mulheres devem ser testadas para HBV durante a gravidez.
- As mães com infecção VHB podem amamentar seus filhos após a imunização.
Infecção silenciosa - crianças HBV; Antivirais - crianças com hepatite B; Crianças HBV; Gravidez - crianças com hepatite B; Transmissão materna - crianças com hepatite B
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Declarações de informações sobre vacinas (VISs): VIS da hepatite B. www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/hep-b.html. Atualizado em 15 de agosto de 2019. Acessado em 27 de janeiro de 2020.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Declarações de informações sobre vacinas: as primeiras vacinas do seu bebê. www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/multi.html. Atualizado em 5 de abril de 2019. Acessado em 27 de janeiro de 2020.
Jensen MK, Balistreri WF. Hepatite viral. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 385.
Pham YH, Leung DH. Vírus da hepatite B e D. In: Cherry J, Harrison GJ, Kaplan SL, Steinbach WJ, Hotez PJ, eds. Livro didático de doenças infecciosas pediátricas de Feigin e Cherry. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 157.
Robinson CL, Bernstein H, Romero JR, Szilagyi P. Comitê Consultivo em Práticas de Imunização, esquema de imunização recomendado para crianças e adolescentes com 18 anos ou menos - Estados Unidos, 2019. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2019; 8 de fevereiro; 68 (5): 112-114. PMID: 30730870 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30730870/.
Terrault NA, Lok ASF, McMahon BJ. Atualização sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da hepatite B crônica: orientação para hepatite B da AASLD 2018. Hepatologia. 2018; 67 (4): 1560-1599. PMID: 29405329 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29405329/.