Transtorno de ansiedade generalizada em crianças
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um transtorno mental no qual a criança costuma estar preocupada ou ansiosa com muitas coisas e tem dificuldade em controlar essa ansiedade.
A causa do GAD é desconhecida. Os genes podem desempenhar um papel. Crianças com parentes com transtorno de ansiedade também podem ter maior probabilidade de ter um. O estresse pode ser um fator no desenvolvimento de GAD.
Coisas na vida de uma criança que podem causar estresse e ansiedade incluem:
- Perda, como morte de um ente querido ou divórcio dos pais
- Grandes mudanças na vida, como mudar para uma nova cidade
- Uma história de abuso
- Morar com a família com membros medrosos, ansiosos ou violentos
GAD é uma condição comum, afetando cerca de 2% a 6% das crianças. GAD geralmente não ocorre até a puberdade. É mais frequente em meninas do que em meninos.
O principal sintoma é preocupação frequente ou tensão por pelo menos 6 meses, mesmo com pouca ou nenhuma causa clara. As preocupações parecem flutuar de um problema para outro. Crianças com ansiedade geralmente focam suas preocupações em:
- Vai bem na escola e nos esportes. Eles podem ter a sensação de que precisam ter um desempenho perfeito ou, de outra forma, sentir que não estão indo bem.
- A segurança de si próprios ou de sua família. Eles podem sentir um medo intenso de calamidades naturais, como terremotos, tornados ou arrombamentos de casas.
- Doença em si ou em sua família. Eles podem se preocupar excessivamente com doenças menores que têm ou ter medo de desenvolver novas doenças.
Mesmo quando a criança está ciente de que as preocupações ou medos são excessivos, uma criança com TAG ainda tem dificuldade em controlá-los. A criança freqüentemente precisa de garantias.
Outros sintomas de GAD incluem:
- Problemas de concentração ou a mente ficando em branco
- Fadiga
- Irritabilidade
- Problemas para adormecer ou permanecer dormindo, ou sono agitado e insatisfatório
- Inquietação quando acordado
- Não comer o suficiente ou comer demais
- Explosões de raiva
- Um padrão de ser desobediente, hostil e desafiador
Esperar o pior, mesmo quando não há motivo aparente para preocupação.
Seu filho também pode ter outros sintomas físicos, como:
- Tensão muscular
- Estômago virado
- Suando
- Dificuldade ao respirar
- Dores de cabeça
Os sintomas de ansiedade podem afetar a vida diária de uma criança. Eles podem dificultar o sono, a alimentação e o bom desempenho da criança na escola.
O profissional de saúde do seu filho perguntará sobre os sintomas dele. O GAD é diagnosticado com base nas respostas suas e de seu filho a essas perguntas.
Você e seu filho também serão questionados sobre sua saúde física e mental, problemas na escola ou comportamento com amigos e familiares. Um exame físico ou testes de laboratório podem ser feitos para descartar outras condições que podem causar sintomas semelhantes.
O objetivo do tratamento é ajudar seu filho a se sentir melhor e a funcionar bem na vida diária. Em casos menos graves, a psicoterapia ou os medicamentos por si só podem ser úteis. Em casos mais graves, uma combinação desses pode funcionar melhor.
FALAR TERAPIA
Muitos tipos de psicoterapia podem ser úteis para o GAD. Um tipo comum e eficaz de psicoterapia é a terapia cognitivo-comportamental (TCC). A TCC pode ajudar seu filho a compreender a relação entre seus pensamentos, comportamentos e sintomas. A TCC geralmente envolve um determinado número de visitas. Durante a CBT, seu filho pode aprender como:
- Compreenda e obtenha controle de visões distorcidas de fatores de estresse, como eventos de vida ou o comportamento de outras pessoas
- Reconhecer e substituir pensamentos que causam pânico para ajudá-lo a se sentir mais no controle
- Controle o estresse e relaxe quando os sintomas ocorrerem
- Evite pensar que problemas menores se transformarão em problemas terríveis
MEDICAÇÃO
Às vezes, os medicamentos são usados para ajudar a controlar a ansiedade em crianças. Os medicamentos comumente prescritos para o TAG incluem antidepressivos e sedativos. Eles podem ser usados a curto ou longo prazo. Converse com o provedor para saber mais sobre o medicamento do seu filho, incluindo possíveis efeitos colaterais e interações. Certifique-se de que seu filho tome qualquer medicamento conforme prescrito.
O desempenho de uma criança depende da gravidade da condição. Em alguns casos, o GAD é de longo prazo e é difícil de tratar. No entanto, a maioria das crianças melhora com medicamentos, psicoterapia ou ambos.
Ter um transtorno de ansiedade pode colocar uma criança em risco de depressão e abuso de substâncias.
Ligue para o provedor de serviços de seu filho se ele se preocupar ou se sentir ansioso com frequência e interferir em suas atividades diárias.
GAD - crianças; Transtorno de ansiedade - crianças
- Conselheiros de grupos de apoio
Bostic JQ, Prince JB, Buxton DC. Transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 69.
Calkins AW, Bui E, Taylor CT, Pollack MH, LeBeau RT, Simon NM. Transtornos de ansiedade. In: Stern TA, Fava M, Wilens TE, Rosenbaum JF, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 2ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 32.
Rosenberg DR, Chiriboga JA. Transtornos de ansiedade. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 38.