Razões aterrorizantes para parar de roer unhas - para sempre
Contente
- Infecções desagradáveis
- Dores de cabeça crônicas
- Hangnails dolorosos
- Tosse, espirros e ... Hepatite
- Intoxicação Tóxica
- Verrugas nos lábios
- Crescimento fúngico
- Dentes rachados e desgastados
- Dedos esquisitos
- Unhas Encravadas Dolorosas
- Auto-ódio discreto
- Transmitindo suas ansiedades
- Explosões de raiva
- Como parar de roer as unhas
- Revisão para
Roer as unhas (onicofagia se quiser ser extravagante), pode parecer bastante inofensivo, classificando-se em algum lugar entre cutucar o nariz e examinar a cera de ouvido na escala de "coisas nojentas que todo mundo faz, mas não admite". Na verdade, até 50 por cento de nós roem as unhas em algum momento da vida, de acordo com um estudo da Universidade de Calgary.
Mas por que roer a ponta dos dedos é tão atraente e até mesmo satisfatório? Acontece que não tem nada a ver com suas unhas e tudo a ver com seus sentimentos, diz Fran Walfish, Ph.D., psicoterapeuta em Beverly Hills, autora e especialista em psicologia emOs doutores(CBS).
“Morder as unhas, como drogas, álcool, comida, sexo, jogos de azar e outros comportamentos que causam dependência, é uma forma de não lidar diretamente com sentimentos de desconforto”, diz ela. Em outras palavras, quando você está em uma situação desconfortável, seu corpo sente que precisa fazer algo para lidar, mas se você não puder (ou não quiser) lidar com o desconforto diretamente, você pode temporariamente se acalmar com uma distração e comportamento calmante, como roer as unhas, explica ela. Levado longe demais, o hábito nervoso pode até se transformar em "cuidados patológicos", um comportamento obsessivo-compulsivo que você pode sentir como se fosse você tenho que fazer para se acalmar, ela acrescenta.
Mesmo que não seja no nível de drogas ou compulsão alimentar, roer as unhas pode ser prejudicial à sua saúde - de algumas maneiras que podem surpreendê-lo. De deixar você doente a dentes rachados, esses 13 fatos comprovados pela ciência são assustadores o suficiente para fazer com que você rejeite o mau hábito para sempre. (Não se preocupe, temos dicas para superar seu hábito de roer as unhas também.)
Infecções desagradáveis
Há uma razão pela qual policiais e legistas sempre limpam debaixo das unhas de uma vítima em programas de crime: as unhas são perfeitas para apanhar sujeira e escombros. Quando você mastiga o seu, está dando a todos os germes uma passagem só de ida para o seu interior, diz Michael Shapiro, M.D., diretor médico e fundador da Vanguard Dermatology na cidade de Nova York. "Suas unhas estão quase duas vezes mais sujas que seus dedos. As bactérias geralmente ficam presas sob as unhas e podem ser transferidas para a boca, causando infecções na gengiva e na garganta."
Dores de cabeça crônicas
Roer as unhas é a droga de porta de entrada para ranger os dentes e apertar a mandíbula, de acordo com um estudo publicado noJournal of Oral Rehabilitation. Mas o verdadeiro culpado aqui é a ansiedade: pessoas que lidam com suas preocupações roendo as unhas são mais propensas a também ter bruxismo (ranger os dentes) e aperto da mandíbula, que podem levar a problemas orais de longo prazo, como a síndrome da ATM crônica dores de cabeça e dentes quebrados. (Relacionado: Como parar de ranger os dentes)
Hangnails dolorosos
As unhas normais doem, mas você já teve uma infeccionada? Isso fará com que você digite com os nós dos dedos. "A mastigação exacerba a pele seca, piorando a descamação e levando a mais hangnails", explica Kristine Arthur, médica, médica do Orange Coast Memorial Medical Center em Fountain Valley, CA, acrescentando que as pessoas que roem as unhas costumam usar os dentes para descascar hangnails, levando a uma lágrima que se torna mais longa e profunda. (Relacionado: 7 coisas que suas unhas podem dizer sobre sua saúde)
E se você ficar realmente agressivo, roendo as cutículas ou roendo as unhas até o sabugo, pode abrir pequenas feridas nos dedos ou cutículas, permitindo que bactérias perigosas entrem e causem a infecção. A prevenção é a sua melhor defesa contra as unhas, então hidratar regularmente pode ajudar, ela acrescenta.
Tosse, espirros e ... Hepatite
Não são apenas as bactérias que são um problema potencial. Roer as unhas também aumenta o risco de contrair vírus. "Pense em cada coisa que você toca durante o dia, de maçanetas a banheiros", diz o Dr. Arthur. "Os germes podem viver nessas superfícies por horas, então, quando você coloca as mãos na boca, está se expondo ao vírus do resfriado e da gripe, ou mesmo a doenças graves como a hepatite." (Relacionado: Como evitar ficar doente durante a temporada de resfriado e gripe)
Intoxicação Tóxica
A arte das unhas é uma grande tendência no mundo da beleza agora, mas todo aquele gel, glitter, joias, pó para imersão e esmalte holográfico são preocupantes para roedores de unhas porque, você sabe, você basicamente os está comendo, diz o Dr. Arthur. “Os esmaltes comuns têm muitas toxinas, mas os esmaltes em gel contêm produtos químicos especificamente aprovados apenas para uso tópico, o que significa que não devem ser ingeridos”, diz ela. (Relacionado: 5 maneiras de tornar as manicure em gel mais seguras para sua pele e saúde)
Pode levar muito tempo para acumular um nível tóxico em seu sistema, mas você realmente quer arriscar? (Até você abandonar o hábito de roer as unhas, experimente essas marcas de esmaltes limpos, sem formaldeído e outros ingredientes prejudiciais.)
Verrugas nos lábios
As verrugas faciais não são apenas para bruxas malvadas: as verrugas nos dedos são causadas pelo papilomavírus humano ou HPV, e roer as unhas pode espalhar esse vírus para os outros dedos, rosto, boca e até mesmo os lábios, explica o Dr. Arthur.
Crescimento fúngico
Existe um fungo entre nós? Não há nada de engraçado em fungos na ponta dos dedos. "Roedores de unhas são particularmente suscetíveis à paroníquia, uma infecção de pele que ocorre ao redor das unhas", diz o Dr. Shapiro. Ele diz que mastigar as unhas pode permitir que leveduras, fungos e outros microorganismos se instalem sob e ao redor das unhas, causando inchaço, vermelhidão e até mesmo pus escorrendo. Caramba. (Relacionado: 5 infecções fúngicas da pele comuns que você pode pegar na academia)
Dentes rachados e desgastados
Morder não faz mal apenas para os dedos, também faz mal para os dentes. "Isso pode interferir na oclusão dentária adequada ou na maneira como os dentes superiores e inferiores se juntam quando você fecha a boca", disse o Dr. Shapiro. "Além disso, seus dentes podem mudar de posição, deformar-se, desgastar-se prematuramente ou enfraquecer com o tempo."
Dedos esquisitos
Roer as unhas não apenas estraga sua manicure, mas pode fazer suas unhas parecerem bem ásperas - e não estamos falando apenas sobre as pontas curtas e irregulares. Roer as unhas constantemente coloca pressão na parede das unhas, o que, com o tempo, pode realmente mudar a forma ou a curvatura das unhas, diz o Dr. Arthur. Você pode fazer com que eles cresçam de forma irregular ou com cristas acidentadas, diz ela. (Relacionado: a unha curva desta mulher revelou-se um sinal de câncer de pulmão)
Unhas Encravadas Dolorosas
A maioria de nós está familiarizada com as unhas encravadas nos dedos dos pés, mas você sabia que roer as unhas pode fazer com que elas também fiquem nos dedos? Na pior das hipóteses, as unhas encravadas podem ficar tão ruins que causam infecção e podem até exigir cirurgia, diz o Dr. Shapiro. Na melhor das hipóteses, você ainda sente todo o inchaço, vermelhidão e dor que conhece e odeia enquanto espera que eles cresçam.
Apesar de todos aqueles efeitos colaterais físicos não tão bonitos de roer as unhas, o mau hábito também pode afetar você psicologicamente. Aqui estão algumas das maneiras pelas quais roer as unhas pode afetar sua saúde mental:
Auto-ódio discreto
Existem coisas suficientes neste mundo para fazer você se sentir mal consigo mesmo (oh, olá, mídia social!), Você não precisa adicionar as pontas dos dedos à lista. Se você acha que roer as unhas é um péssimo hábito, toda vez que você se pega em flagrante ou vê suas dicas esfarrapadas, você se lembra de sua falta de autocontrole, o que pode levar a uma baixa autoestima em geral, diz Walfish. .Em outras palavras, não conseguir parar de roer as unhas pode fazer você se sentir um fracasso.
Transmitindo suas ansiedades
Roedores de unhas muitas vezes emitem uma vibração autoconsciente. "A maioria das pessoas roem as unhas em busca de conforto ou alívio de um estado emocional negativo, como angústia, vergonha, ansiedade ou tédio", diz Mary Lamia, Ph.D., psicóloga clínica e professora do Wright Institute em Berkeley, CA . "Em certo sentido, roer as unhas ataca o self, o que tende a resultar na exposição pública dos sentimentos de vergonha e nojo de si mesmo."
Explosões de raiva
Muitas pessoas roem as unhas como forma de lidar com a frustração, raiva e tédio, mas esse hábito pode realmente aumentar sua frustração, fazendo você querer mastigar mais - criando um ciclo vicioso de comportamento repetitivo e raiva, de acordo com um estudo publicado em aJournal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry. Roer as unhas pode fornecer alívio de curto prazo de situações frustrantes ou entediantes, mas com o tempo só vai piorar esses sentimentos.
Como parar de roer as unhas
Convencido de que precisa parar de mordiscar? Ficar frio ao roer as unhas pode ser mais difícil do que você pensa, especialmente se você a usa como uma técnica de enfrentamento desde criança, diz o Dr. Walfish. Mas tenha coragem, isso definitivamente pode ser feito! (Relacionado: A melhor maneira de abandonar um mau hábito para sempre)
"Na raiz de todos os comportamentos patológicos de higiene está simplesmente um hábito e você pode mudar hábitos com técnicas simples de modificação de comportamento", explica ela. Primeiro, você precisa começar a abordar quaisquer problemas de saúde mental subjacentes, como ansiedade ou depressão crônica, que podem alimentar sua necessidade de mastigar, diz ela.
Em segundo lugar, invente um comportamento alternativo e menos prejudicial que você possa adotar quando se sentir ansioso, nervoso ou entediado, diz ela. Por exemplo, algumas pessoas gostam de fazer algo para ocupar os dedos, como fazer crochê ou brincar com um brinquedo.
Terceiro, faça algo para chamar sua atenção para roer as unhas quando estiver tentado a fazê-lo. Algumas mulheres fazem manicures extravagantes com joias, unhas de acrílico e outras coisas que são duras ou nojentas de mastigar; outros usam um lindo anel ou pulseira que chamará sua atenção quando levarem a mão à boca; enquanto alguns têm sucesso em colocar um elástico em volta do pulso e quebrá-lo sempre que surge a tentação.
Por fim, dê a si mesmo uma recompensa divertida ao chegar a uma semana e um mês, mordida grátis. O truque é descobrir o que o motiva pessoalmente, acrescenta o Dr. Walfish.
Se esses truques não ajudarem e você ainda não conseguir parar de roer as unhas, pode ter se tornado uma compulsão total, diz ela. Nesse caso, consulte seu médico, pois você pode usar medicamentos, terapia cognitivo-comportamental ou uma combinação dos dois para combater os desejos.