11 coisas que sua boca pode lhe dizer sobre sua saúde
Contente
- Dor de dente aguda
- Sangramento nas gengivas
- Dentes manchados permanentemente
- Dentes rachados ou soltos
- Aftas
- Sabor metálico
- Cortes nos cantos internos dos lábios
- Saliências esbranquiçadas na língua
- Tecido branco em sua bochecha interna
- Boca seca
- Mal hálito
- Revisão para
Contanto que seu sorriso seja branco perolado e sua respiração seja adorável (vá em frente e verifique), você provavelmente não se preocupa muito com sua higiene oral. O que é uma pena, porque mesmo se você escovar e passar fio dental diariamente, poderá estar negligenciando alguns sinais claros de seu estado geral de saúde.
"A pesquisa mostrou que existe uma associação entre problemas bucais e condições graves de saúde no resto do seu corpo", diz Sally Cram, DDS, periodontista de Washington, DC. Portanto, da próxima vez que você pegar sua escova de dentes, pare e verifique o seu beijador para essas pistas de que algo pode estar errado para que você possa remediar o problema.
Dor de dente aguda
Provavelmente, um leve desconforto na boca é um pedaço de pipoca ou noz alojada entre os dentes - algo que você pode facilmente tratar por si mesmo. Mas uma dor aguda e repentina nos dentes quando você morder ou mastigar é motivo para ver seu dentista imediatamente, pois pode indicar cárie ou cárie dentária, diz Steven Goldberg, DDS, um dentista baseado em Boca Raton, FL e inventor de DentalVibe. Para dores latejantes, ele diz para esperar três dias. Se sua boca ainda estiver infeliz após esse período, visite seu dentista.
No entanto, uma dor localizada nos dentes superiores pode indicar uma infecção sinusal, diz Goldberg, já que os seios da face estão localizados logo acima das raízes superiores dos dentes superiores. Um dentista deve ser capaz de dizer se seus seios da face estão obstruídos com um raio-x, e um descongestionante deve ajudar a diminuir a dor.
Sangramento nas gengivas
“Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é normal que suas gengivas sangrem”, diz Lory Laughter, uma higienista dental registrada em Napa, CA. Ver vermelho ao escovar ou passar fio dental pode significar que você precisa intensificar seus cuidados domiciliares ou que você tem doença periodontal (gengiva).
Vá ao dentista o mais rápido possível para uma limpeza completa e certifique-se de escovar os dentes duas vezes ao dia e usar fio dental uma vez ao dia, pois as doenças gengivais podem ser extremamente perigosas para o resto do corpo. "A bactéria prejudicial que está causando o sangramento da gengiva pode deixar a boca e entrar na corrente sanguínea, afetando potencialmente o coração ao inflamar as artérias", diz Goldberg. Em certas pessoas com doenças pré-existentes nas válvulas cardíacas, isso pode até levar à morte.
Alguns estudos também encontraram uma possível ligação entre doenças gengivais e gravidez prematura e baixo peso ao nascer. Embora outra pesquisa não tenha encontrado nenhuma associação, Goldberg recomenda que todas as mulheres grávidas prestem muita atenção à higiene oral, aumentem seu regime de escovação e uso do fio dental, limitem a ingestão de açúcar e evitem procedimentos odontológicos importantes que possam de alguma forma influenciar o crescimento e desenvolvimento do bebê.
Dentes manchados permanentemente
Primeiro, a boa notícia: "A maioria das manchas amarelas ou acastanhadas são superficiais, geralmente causadas pela ingestão de café, chá, refrigerante ou vinho tinto", diz Cram. Ela recomenda removê-los com pasta de dentes clareadora que contém um derivado do peróxido de hidrogênio, como o peróxido de carbamida. Você também pode perguntar ao seu dentista sobre os tratamentos sem receita.
Mas para manchas mais escuras que não desaparecem, pode ser hora de consultar um profissional. "Manchas pretas ou marrons escuras em um dente podem sinalizar uma cárie, enquanto tons vermelhos ou azuis que aparecem de repente podem significar que o dente rachou na polpa, onde os nervos e vasos sanguíneos estão localizados", diz Cram. Esse tipo de rachadura não pode ser corrigido e o dente terá que ser removido.
Se você tiver manchas e sulcos brancos, amarelos ou marrons ou sulcos na superfície do dente, você pode ter doença celíaca. "Cerca de 90 por cento das pessoas com doença celíaca têm esses problemas com o esmalte dos dentes", diz Goldberg. "Quando o início da doença celíaca ocorre durante a infância, a má nutrição resultante pode levar a uma malformação do esmalte dentário em desenvolvimento." Se notar esses tipos de marcas, consulte seu dentista, que poderá encaminhá-lo a um médico para uma avaliação.
Por último, algumas manchas podem ter ocorrido durante a infância como resultado de antibióticos de tetraciclina e, infelizmente, a água sanitária não pode fazer com que elas desapareçam, diz Cram.
Dentes rachados ou soltos
Dentes rachados, quebrados ou repentinamente tortos podem indicar que você pode precisar verificar seu bem-estar mental, em vez de físico. "Esses problemas geralmente são um sinal de ranger de dentes, causado pelo estresse", diz Cram. "O estresse desencadeia a tensão muscular em sua mandíbula, fazendo com que você a feche à noite." Isso pode causar dores de cabeça, dificuldade para fechar a boca ou danos permanentes na articulação da mandíbula.
É muito mais fácil falar do que fazer para aliviar o estresse, mas tente relaxar antes de ir para a cama, fazendo o que vai tirar suas preocupações da cabeça. Seu dentista também pode fornecer um protetor de mordida para usar à noite para manter os dentes separados, protegendo-os do desgaste, diz Cram. Outras opções para aliviar os sintomas de ranger incluem técnicas de relaxamento muscular, fisioterapia e aplicação de calor aos músculos faciais. No entanto, uma vez que isso pode apenas aliviar a tensão e não parar a moagem, muitas vezes você ainda precisa de um protetor de mordida. Converse com seu dentista para discutir suas escolhas.
Aftas
É a chave para saber com que tipo de ferida você está lidando: feridas semelhantes a crateras que aparecem dentro ou fora da boca são aftas e úlceras, diz Cram. Estresse, hormônios, alergias ou deficiência nutricional de ferro, ácido fólico ou vitamina B-12 podem ser os culpados, e comer certos alimentos ácidos ou picantes pode exacerbar as feridas. Para aliviá-los, um creme ou gel tópico OTC deve funcionar.
Se você tiver feridas cheias de líquido nos lábios, essas feridas são causadas pelo vírus herpes simplex. Eles formarão uma crosta durante a cicatrização, o que pode levar até três semanas, portanto, evite tocá-los (ou travar os lábios) enquanto drenam ou "choram", pois são contagiosos.
Qualquer tipo de ferida que não comece a cicatrizar ou desaparecer após cerca de duas semanas, especialmente uma que fica vermelha, branca ou inchada, requer uma visita imediata ao dentista. "Isso pode sinalizar uma doença auto-imune ou até mesmo algo mais sério, como câncer oral", diz Cram.
Sabor metálico
Quando sua boca fica com gosto de lamber uma lata de alumínio, pode ser um efeito colateral de um medicamento que está tomando; os possíveis culpados incluem anti-histamínicos, antibióticos e medicamentos para o coração. Também pode ser um sintoma de doença gengival, que requer uma limpeza dentária completa e cuidados domiciliares vigilantes.
Ou você pode ter deficiência de zinco, diz Goldberg. “Vegetarianos e veganos são mais propensos a isso, já que o mineral é encontrado principalmente em produtos de origem animal”, acrescenta. Se você é onívoro, certifique-se de obter zinco em abundância em sua dieta - boas fontes incluem ostras, carne bovina, caranguejo, cereais fortificados e costeletas de porco. Os vegetarianos podem obter sua parte de cereais fortificados, leguminosas, gérmen de trigo, sementes de abóbora e produtos lácteos, ou tomando um suplemento vitamínico, mas sempre converse com seu médico antes de escolher um suplemento ou mudar drasticamente sua dieta.
Cortes nos cantos internos dos lábios
Essas áreas rachadas na verdade têm um nome - queilite angular - e não são apenas um efeito colateral de lábios rachados e secos. "Esses cortes são áreas inflamadas de infecção fúngica ou bacteriana e podem ser causados por deficiências nutricionais", disse Goldberg, embora o júri esteja decidido sobre isso. Outros fatores desencadeantes podem incluir trauma recente na boca, lábios rachados, o hábito de lamber os lábios ou excesso de saliva.
Se você vir cortes em ambos os lados dos lábios, é provável que seja queilite angular e não apenas uma afta ou pele irritada, diz Goldberg. Medicamentos antifúngicos tópicos podem fornecer alívio, mas também converse com seu médico para ver se você está com falta de vitaminas B ou ferro e para determinar como ajustar sua dieta, se necessário.
Saliências esbranquiçadas na língua
Um jaleco branco na língua é motivo para ver um jaleco branco. Embora possa ser o resultado de falta de higiene, boca seca ou um medicamento, também pode ser aftas, diz Laughter. Esse crescimento excessivo de bactérias é mais provável de ocorrer em bebês e em pessoas que usam dentaduras, mas pode ser doloroso, portanto, você precisa cuidar disso o mais rápido possível.
Nódulos brancos inchados na parte de trás da língua também podem indicar HPV, embora seu dentista precise fazer uma biópsia das lesões para ter certeza. Finalmente, embora uma cor azulada em sua língua possa ser apenas um coágulo de sangue onde você se mordeu, isso pode significar uma condição mais séria, como câncer oral. Não entre em pânico, mas se essas áreas coloridas aparecerem de repente na sua língua, marque uma consulta com o seu dentista, pronto.
Tecido branco em sua bochecha interna
Padrões de fios brancos ou teias dentro de sua bochecha geralmente indicam que você tem líquen plano, uma condição que também pode causar inchaços vermelhos brilhantes em outras áreas da pele, como mãos, unhas ou couro cabeludo. Mais comum em mulheres de 30 a 70 anos, a causa do líquen plano é desconhecida, diz Goldberg, e embora não seja contagioso ou perigoso, também não há cura conhecida para ele. É mais um aborrecimento, mas ainda é algo para arejar ao seu dentista.
Boca seca
“A boca seca é um efeito colateral de muitos medicamentos, incluindo anti-histamínicos, antidepressivos e ansiolíticos”, diz Laughter. Portanto, quando você falar com seu dentista, fale se estiver tomando algum desses.
É claro que, se o problema for medicação, você ainda precisa resolver o problema, pois a umidade na boca ajuda a prevenir cáries, cáries, gengivite e outras infecções orais. Experimente produtos que contenham xilitol, como goma de mascar sem açúcar ou pastilhas Salese, que ajudam a estimular a produção de saliva, diz Laughter.
Mas se você também sofre de lábios rachados e gengivas inchadas, doloridas ou sangrando, pode ter síndrome de Sjogren, uma doença auto-imune que pode ser tratada com medicamentos ou cirurgia. Resumindo: consulte seu dentista.
Mal hálito
Isso não é o alho do almoço que está causando seu bafo de dragão, é um acúmulo de bactérias - e um sinal de que você precisa ser mais cuidadoso com sua escova de dentes. "Escove e use fio dental usando uma pressão leve, não agressiva, e use um raspador de língua para limpar a parte de trás da língua", diz Laughter. "Apenas esfregar a língua com a escova de dentes não será suficiente para combater as bactérias responsáveis pela halitose."
Se isso não funcionar, algo mais pode estar em jogo, como uma doença respiratória, gotejamento pós-nasal, diabetes não controlado, refluxo gástrico ou insuficiência renal, diz Laughter. Ou se seu hálito for frutado, pode ser um sinal de diabetes. "Quando o corpo não tem insulina suficiente, ele não pode usar o açúcar como energia, então usa a gordura como energia", explica Goldberg. "Cetonas, subprodutos da quebra de gordura, podem causar esse odor frutado." Verifique com seu dentista se você estiver sentindo um hálito mais fedorento do que o normal por mais de uma semana, e ele poderá encaminhá-lo a outro profissional se houver necessidade de investigação adicional.