6 tipos de terapia que vão além de uma sessão de sofá
Contente
- Terapia de andar e falar
- Terapia de aventura
- Apps de "terapia"
- Terapia à distância
- Terapia de ioga
- Terapia Animal
- Revisão para
Ouça terapia, e você não pode deixar de pensar no velho clichê: você, deitado em um sofá de couro empoeirado enquanto um cara com um pequeno bloco de notas se senta em algum lugar perto de sua cabeça, anotando ideias enquanto fala (provavelmente sobre seu relacionamento distorcido com seus pais).
Porém, cada vez mais, os terapeutas estão se afastando desse tropo. Agora, você pode encontrar seu terapeuta nas trilhas, em um estúdio de ioga - até mesmo online. Essas seis terapias "fora da conversa" colocam o divã em banho-maria.
Terapia de andar e falar
Imagens Corbis
Isso é bastante autoexplicativo. Em vez de se reunir em um escritório, você e seu terapeuta conduzem a sessão enquanto caminham (de preferência em algum lugar onde você não possa ouvir outras pessoas). Algumas pessoas acham mais fácil se abrir quando não estão cara a cara com alguém. Além disso, a pesquisa mostra que simplesmente caminhar com outras pessoas ao ar livre - especialmente ao redor da vida selvagem - pode ajudá-lo a lidar com eventos superestressantes, como a doença de um ente querido. Portanto, esse tipo de sessão oferece um duplo golpe de ecoterapia e psicoterapia.
Terapia de aventura
Imagens Corbis
Levando a terapia de caminhada para o próximo nível, a terapia de aventura envolve fazer algo fora de sua zona de conforto - caiaque, escalada - com um grupo de pessoas. Acredita-se que fazer algo novo e criar vínculos com outras pessoas melhora a auto-estima e o incentiva a desafiar crenças ou comportamentos que podem não estar mais funcionando para você. Muitas vezes é usado em conjunto com a terapia da conversa mais formal. (Saiba mais sobre terapia de aventura em 8 Terapias Alternativas de Saúde Mental, Explicação.)
Apps de "terapia"
Imagens Corbis
Existem dois tipos de aplicativos de terapia: alguns como o Talkspace (a partir de US $ 12 / semana; itunes.com), que conecta você a um terapeuta de verdade, ou outros como o Intellicare (gratuito; play.google.com), que oferecem estratégias direcionadas ao seu problema específico (como ansiedade ou depressão). Por que as pessoas os amam: eles eliminam o estresse de encontrar um terapeuta e encaixar as consultas em sua agenda - além de ser menos estressante no bolso.
Terapia à distância
Imagens Corbis
Você tem um terapeuta que ama - mas então você ou ele se muda. Terapia à distância, em que você conduz sessões por meio de videoconferência pelo Skype, chamadas telefônicas e / ou mensagens de texto, pode ser uma solução alternativa. Mas você pode querer verificar a legalidade primeiro. Alguns estados exigem que os terapeutas sejam licenciados no estado em que atuam, uma lei que limita a terapia à distância interestadual. (Se o seu terapeuta mora em Nova York e você mora em Ohio, ele está tecnicamente "praticando" em Ohio quando trabalha com você profissionalmente pelo Skype, embora fisicamente esteja em Nova York.)
Terapia de ioga
Imagens Corbis
Esta forma de terapia combina psicoterapia com posturas de ioga tradicionais ou respiração meditativa. Faz sentido: a maioria dos amantes de ioga dirá que a prática não é apenas um exercício físico; também é intensamente emocional. Integrá-lo à psicoterapia pode ajudar os clientes a acessar e lidar com sentimentos difíceis, ao mesmo tempo que proporciona um estímulo mental. E a ciência prova que funciona: em um estudo publicado na revista Medicina alternativa e complementar baseada em evidências, os pesquisadores descobriram que a ioga pode ajudar a aliviar a depressão e sintomas relacionados, como ansiedade. (Veja 17 poderosos benefícios da meditação.)
Terapia Animal
Imagens Corbis
Cães e cavalos são usados há muito tempo no tratamento de pessoas com problemas de dependência ou PTSD.Passar um tempo com amigos peludos é reconfortante - estar perto de cães reduz os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol, e aumenta os níveis de hormônios do "amor", como a oxitocina, por exemplo - e acredita-se que também ajuda a melhorar as habilidades de relacionamento. (Algumas escolas estão até trazendo filhotes para ajudar os alunos a lidar com o estresse nos exames!) Esse tipo de terapia é normalmente usado em conjunto com uma forma de terapia da fala.