7 maneiras de prevenir os danos causados pelo sol
Contente
1. Use protetor solar todos os dias
Cerca de 80 por cento da exposição solar média ao longo da vida de uma pessoa é acidental - o que significa que ocorre durante as atividades diárias, e não quando está deitada na praia. Se você planeja ficar ao sol por mais de 15 minutos, certifique-se de usar um protetor solar com FPS 30. Se você usar um hidratante, economize um passo e use um hidratante com FPS.
2. Proteja seus olhos
Uma das primeiras áreas a mostrar sinais de envelhecimento, a pele ao redor dos olhos precisa de hidratação extra, mesmo que o resto do rosto não. Óculos de sol ajudam a proteger a pele ao redor dos olhos dos raios ultravioleta que envelhecem. Opte por um par claramente identificado para bloquear 99% dos raios ultravioleta. As lentes mais largas protegem melhor a pele delicada ao redor dos olhos.
3.Hidrate os lábios - eles envelhecem também!
A verdade é que a maioria de nós negligencia nossos lábios finos quando se trata dos raios solares - deixando nossos lábios particularmente vulneráveis a queimaduras solares dolorosas e às rugas e rugas labiais associadas ao envelhecimento. Lembre-se de aplicar sempre (e reaplicar pelo menos a cada hora) um bálsamo protetor labial.
4.Experimente roupas UPF em tamanho
Essas peças têm um revestimento especial para ajudar a absorver os raios UVA e UVB. Tal como acontece com o SPF, quanto maior o UPF (que varia de 15 a 50+), mais o item protege. Roupas comuns também podem protegê-lo, desde que sejam feitas de tecidos bem entrelaçados e sejam de cor escura.
Exemplo: uma camiseta de algodão azul escuro tem um FPU de 10, enquanto uma branca classifica um 7. Para testar o FPU de roupas, segure o tecido perto de uma lâmpada; quanto menos luz brilhar, melhor. Além disso, esteja ciente de que, se a roupa ficar molhada, a proteção cai pela metade.
5.Observe o relógio
Os raios ultravioleta são mais fortes entre 10h00 e 16h00 (Dica: verifique sua sombra. Se for muito curta, é uma hora ruim para estar ao ar livre.) Se você estiver fora durante essas horas, fique na sombra sob um guarda-sol ou uma grande árvore frondosa.
6.Cubra sua cabeça com um chapéu
Escolha um chapéu com pelo menos uma aba de 5 a 7,5 cm ao redor para proteger a pele do rosto, orelhas e pescoço do sol.
O especialista diz: "Cada 2 polegadas de aba reduz o risco de câncer de pele em 10 por cento." - Darrell Rigel, M. D., Professor Clínico de Dermatologia, Universidade de Nova York.
7.Protetor solar ... de novo
Reaplicar, reaplicar, reaplicar! Nenhum protetor solar é completamente à prova d'água, à prova de suor ou de atrito.
Para ajudá-lo a saber quando é hora de se reaplicar ou sair do sol, experimente as manchas solares. Esses adesivos amarelos do tamanho de níquel podem ser aplicados na pele sob o protetor solar antes de você sair ao sol. Assim que ficarem laranja, é hora de reaplicar.