Alosetron
Contente
- Antes de tomar alosetron,
- Alosetron pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
Alosetron pode causar efeitos colaterais gastrointestinais graves (GI; afetando o estômago ou intestinos), incluindo colite isquêmica (diminuição do fluxo sanguíneo para os intestinos) e constipação grave que pode precisar ser tratada em um hospital e raramente pode causar a morte. Informe o seu médico se você estiver tomando algum dos seguintes medicamentos: anti-histamínicos; certos antidepressivos ('elevadores do humor') chamados antidepressivos tricíclicos; ou certos medicamentos para tratar asma, diarreia, doença pulmonar, doença mental, enjôo, bexiga hiperativa, dor, doença de Parkinson, cólicas estomacais ou intestinais, úlceras e dores de estômago. Informe o seu médico se você está constipado agora, se tem prisão de ventre com frequência ou se já teve problemas resultantes da prisão de ventre. Informe também o seu médico se você tiver uma obstrução intestinal, colite isquêmica, coágulos sanguíneos ou qualquer doença que cause inflamação dos intestinos, como a doença de Crohn (inchaço do revestimento do trato digestivo), colite ulcerativa (uma condição que causa inchaço e feridas no revestimento do cólon [intestino grosso] e reto), diverticulite (pequenas bolsas no revestimento do intestino grosso que podem inflamar) ou doença hepática. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar alosetrom.
Pare de tomar alosetrom e chame seu médico imediatamente se tiver algum dos seguintes sintomas: prisão de ventre, dor nova ou pior no abdômen (área do estômago) ou sangue nos movimentos intestinais. Ligue para o seu médico novamente se a sua prisão de ventre não melhorar depois de parar de tomar alosetron. Assim que parar de tomar alosetrom devido a estes sintomas, não volte a tomá-lo, a menos que o seu médico lhe diga para o fazer.
Apenas alguns médicos registrados na empresa que fabrica alosetron e que estão cientes dos possíveis efeitos colaterais podem prescrever este medicamento. O seu médico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (guia de medicação) antes de você iniciar o tratamento com alosetron e o farmacêutico fornecerá uma cópia cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode obter o Guia de Medicação no site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) ou no site do fabricante.
Converse com seu médico sobre os riscos de tomar alosetron.
Alosetron é usado para tratar diarreia, dor, cólicas e a sensação de necessidade urgente de evacuar causada pela síndrome do intestino irritável (IBS; uma condição que causa dor de estômago, distensão abdominal, constipação e diarreia) em mulheres com diarreia como seu principal sintoma e não foram ajudados por outros tratamentos. Alosetron está em uma classe de medicamentos chamados 5-HT3 antagonistas do receptor. Alosetron atua diminuindo a movimentação das fezes (evacuações) através dos intestinos.
O Alosetron é fornecido em comprimidos para administração oral. Geralmente é administrado duas vezes ao dia com ou sem alimentos. Tome alosetron nos mesmos horários todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome alosetron exatamente como dirigido. Não tome mais, nem menos, nem tome com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
O seu médico provavelmente começará com uma dose baixa de alosetrom. O seu médico irá querer falar consigo após ter tomado a dose baixa durante 4 semanas. Se os seus sintomas não estão controlados, mas não está a sentir efeitos secundários graves com alosetrom, o seu médico pode aumentar a sua dose. Se você tomar a dose aumentada por 4 semanas e seus sintomas ainda não estiverem controlados, o alosetron provavelmente não o ajudará. Pare de tomar alosetron e chame seu médico.
Alosetron pode controlar IBS, mas não irá curá-lo. Se o alosetron o ajudar e você parar de tomá-lo, seus sintomas de SII podem retornar em 1 ou 2 semanas.
Alosetron não deve ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de tomar alosetron,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico ao alosetrom, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes dos comprimidos de alosetrom. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- informe o seu médico se você estiver tomando fluvoxamina (Luvox) ou os medicamentos listados na seção ADVERTÊNCIAS IMPORTANTES. Seu médico provavelmente lhe dirá para não tomar alosetron se estiver tomando um ou mais desses medicamentos.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: certos antifúngicos como fluconazol (Diflucan), itraconazol (Sporanox), cetoconazol (Nizoral) e voriconazol (Vfend); cimetidina (Tagamet); claritromicina (Biaxin, em Prevpac); antibióticos de fluoroquinolona incluindo ciprofloxacina (Cipro), gatifloxacina (Tequin), levofloxacina (Levaquin), norfloxacina (Noroxin), ofloxacina (Floxin), outros; hidralazina (apresolina); isoniazida (INH, Nydrazid); certos medicamentos para o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), como atazanavir (Reyataz), darunavir (Prezista), fosamprenavir (Lexiva), indinavir (Crixivan), lopinavir (em Kaletra), nelfinavir (Viracept), ritonavir (Norvir, em Kaletra), saquinavir (Fortovase, Invirase) e tipranavir (Aptivus); procainamida (Procanbid, Pronestil); e telitromicina (Ketek). Muitos outros medicamentos também podem interagir com o alosetron, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem ou já teve as condições listadas na seção AVISO IMPORTANTE ou qualquer problema de estômago ou intestino, cirurgia no estômago ou intestinos, ou doença renal.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar durante o tratamento com alosetron, ligue para o seu médico.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Não tome uma dose esquecida quando você se lembrar. Pule a dose esquecida e tome a próxima dose no horário regularmente programado. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.
Alosetron pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- dor de estômago
- inchaço na área do estômago
- hemorróidas
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos sintomas listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe da luz, excesso de calor e umidade (não no banheiro).
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Lotronex®