Brimonidina Oftálmica
Contente
- Para instilar o colírio, siga estas etapas:
- Antes de usar colírio de brimonidina,
- O colírio de brimonidina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente:
A brimonidina oftálmica é usada para baixar a pressão nos olhos em pacientes com glaucoma (pressão alta nos olhos que pode danificar os nervos e causar perda de visão) e hipertensão ocular (pressão nos olhos que é maior do que o normal, mas não alta o suficiente para causar visão perda). A brimonidina está em uma classe de medicamentos chamados agonistas alfa adrenérgicos. A brimonidina atua diminuindo a quantidade de líquido nos olhos.
A brimonidina oftálmica é apresentada como uma solução (líquida) para instilar nos olhos. Geralmente é instilado no (s) olho (s) afetado (s) três vezes ao dia. Use colírio de brimonidina nos mesmos horários todos os dias e tente espaçar suas 3 doses diárias em cerca de 8 horas. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use colírio de brimonidina exatamente como dirigido. Não use mais ou menos deles ou use-os com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.
O colírio de brimonidina pode controlar sua condição, mas não a curará. Continue a usar o colírio de brimonidina mesmo que se sinta bem. Não pare de usar o colírio de brimonidina sem falar com seu médico.
Para instilar o colírio, siga estas etapas:
- Lave bem as mãos com água e sabão.
- Verifique a ponta do conta-gotas para se certificar de que não está lascada ou rachada.
- Evite tocar a ponta do conta-gotas no olho ou em qualquer outra coisa; o colírio e o conta-gotas devem ser mantidos limpos.
- Enquanto inclina a cabeça para trás, puxe para baixo a pálpebra inferior do olho com o dedo indicador para formar um bolso.
- Segure o conta-gotas (ponta para baixo) com a outra mão, o mais próximo possível do olho, sem tocá-lo.
- Prenda os dedos restantes dessa mão em seu rosto.
- Olhando para cima, aperte suavemente o conta-gotas para que uma gota caia na bolsa feita pela pálpebra inferior. Remova o dedo indicador da pálpebra inferior.
- Feche os olhos por 2 a 3 minutos e incline a cabeça para baixo como se estivesse olhando para o chão. Tente não piscar ou apertar as pálpebras.
- Coloque um dedo no canal lacrimal e aplique uma pressão suave.
- Limpe o excesso de líquido do rosto com um lenço de papel.
- Se você for usar mais de uma gota no mesmo olho, espere pelo menos 5 minutos antes de instilar a próxima gota.
- Recoloque e feche a tampa do frasco conta-gotas. Não limpe ou enxágue a ponta do conta-gotas.
- Lave as mãos para remover qualquer medicamento.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de usar colírio de brimonidina,
- Informe o seu médico ou farmacêutico se você é alérgico a colírio de brimonidina ou qualquer outro medicamento.
- não use colírio de brimonidina se estiver tomando um inibidor da monoamina oxidase (MAO), como isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil), selegilina (Eldepril) ou tranilcipromina (Parnate).
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: antidepressivos como amitriptilina (Elavil), amoxapina (Asendin), clomipramina (Anafranil), desipramina (Norpramin), doxepina (Adapin, Sinequan), imipramina (Tofranil), nortriptilina (Aventyl, Pamelor) , protriptilina (Vivactil) e trimipramina (Surmontil); barbitúricos, tais como fenobarbital e secobarbital (Seconal); digoxina (Lanoxin); medicamentos para ansiedade, pressão alta, doença mental, dor ou convulsões; sedativos; pílulas para dormir; e tranquilizantes. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- Se você estiver usando qualquer outro medicamento tópico para os olhos, instale-os 5 minutos antes ou 5 minutos depois de instilar o colírio de brimonidina.
- informe o seu médico se você costuma sentir tonturas quando se senta ou fica de pé e se tem ou já teve depressão; condições que afetam a circulação sanguínea, incluindo doença de Raynaud (uma condição que causa ataques de baixa circulação sanguínea nos dedos das mãos e dos pés), tromboangeíte obliterante (uma condição que causa má circulação sanguínea nas mãos e pés) e problemas com o fluxo sanguíneo para o seu coração ou cérebro; ou doença cardíaca, renal ou hepática.
- informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Se você engravidar enquanto estiver usando colírio de brimonidina, chame seu médico. Não amamente enquanto estiver usando colírio de brimonidina.
- se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o seu médico ou dentista que está a usar colírio de brimonidina.
- você deve saber que o colírio de brimonidina pode causar sonolência.Sua visão pode ficar embaçada por alguns minutos após a aplicação do colírio. Não dirija um carro ou opere máquinas até saber como este medicamento o afeta.
- pergunte ao seu médico sobre o uso seguro de álcool enquanto estiver usando o colírio de brimonidina. O álcool pode piorar a sonolência causada pelo colírio de brimonidina.
- informe o seu médico se você usa lentes de contato gelatinosas. Remova suas lentes de contato gelatinosas antes de instilar o colírio de brimonidina e espere pelo menos 15 minutos após usar o medicamento para substituir suas lentes.
Instile a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não instale uma dose dupla para compensar a falta.
O colírio de brimonidina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- coceira, irritação, vermelhidão, ardência ou queimação nos olhos
- olhos secos
- olhos lacrimejantes ou lacrimejantes
- pálpebras vermelhas ou inchadas
- sensibilidade à luz
- visão embaçada
- dor de cabeça
- sonolência
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- boca seca
- nariz escorrendo e outros sintomas de resfriado
- tosse
- dor de garganta
- sintomas como os da gripe
- dor ou pressão no rosto
- azia
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente:
- irritação na pele
- dificuldade ao respirar
- vendo manchas ou flashes de luz
- Pontos cegos
- desmaio
- tontura
- náusea
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Alphagan P®
- Combigan® (contendo brimonidina, timolol)