Estrogênio e progesterona (contraceptivos adesivos transdérmicos)
Contente
- Cada marca de adesivos contraceptivos de estrogênio e progesterona deve ser aplicada de acordo com as instruções específicas fornecidas nas informações do fabricante para a paciente. Leia estas informações cuidadosamente antes de começar a usar adesivos contraceptivos de estrogênio e progestágeno e sempre que reabastecer sua receita. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. As instruções gerais a seguir podem ajudá-lo a lembrar algumas coisas importantes a fazer ao aplicar qualquer tipo de adesivo anticoncepcional de estrogênio e progesterona:
- Antes de usar um adesivo anticoncepcional de estrogênio e progesterona,
- O adesivo contraceptivo de estrogênio e progesterona pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente:
O tabagismo aumenta o risco de efeitos colaterais graves do adesivo anticoncepcional, incluindo ataques cardíacos, coágulos sanguíneos e derrames. Este risco é maior para mulheres com mais de 35 anos e fumantes inveterados (15 ou mais cigarros por dia) e em mulheres com índice de massa corporal (IMC) de 30 kg / m2 ou mais. Se você usa o adesivo anticoncepcional, não deve fumar.
Contraceptivos transdérmicos de estrogênio e progesterona (adesivo) são usados para prevenir a gravidez. Estrogênio (etinilestradiol) e progesterona (levonorgestrel ou norelgestromina) são dois hormônios sexuais femininos. As combinações de estrogênio e progesterona funcionam impedindo a ovulação (a liberação de óvulos dos ovários) e alterando o muco cervical e o revestimento do útero.O adesivo anticoncepcional é um método muito eficaz de controle de natalidade, mas não evita a propagação do vírus da imunodeficiência humana (HIV; o vírus que causa a síndrome da imunodeficiência adquirida [AIDS]) e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Os contraceptivos transdérmicos com estrogênio e progesterona vêm como adesivos para aplicação na pele. Um adesivo é aplicado uma vez por semana durante 3 semanas, seguido por uma semana sem adesivo. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use o adesivo anticoncepcional exatamente como dirigido.
Se você está apenas começando a usar o adesivo contraceptivo de estrogênio e progesterona da marca Twirla, deve aplicar o primeiro adesivo no primeiro dia do seu período menstrual. Se você está apenas começando a usar o adesivo contraceptivo de estrogênio e progestina da marca Xulane, você pode aplicar seu primeiro adesivo no primeiro dia do seu período menstrual ou no primeiro domingo após o início do seu período. Se você aplicar seu primeiro adesivo após o primeiro dia de seu período menstrual, deve usar um método anticoncepcional de apoio (como um preservativo e / ou um espermicida) durante os primeiros 7 dias do primeiro ciclo. Fale com o seu médico ou farmacêutico para saber quando é que deve começar a usar o sistema contraceptivo do seu ciclo.
Ao trocar o adesivo, sempre aplique o novo adesivo no mesmo dia da semana (o dia da mudança do adesivo). Aplique um novo adesivo uma vez por semana durante 3 semanas. Durante a semana 4, remova o adesivo antigo, mas não aplique um novo, e espere começar seu período menstrual. No dia seguinte ao término da semana 4, aplique um novo adesivo para iniciar um novo ciclo de 4 semanas, mesmo que seu período menstrual não tenha começado ou não tenha terminado. Você não deve passar mais de 7 dias sem um adesivo.
Aplique o adesivo anticoncepcional em uma área limpa, seca, intacta e saudável da pele nas nádegas, abdômen, parte superior do braço ou parte superior do tronco, em um local onde não será esfregado por roupas apertadas. Não coloque o adesivo anticoncepcional nos seios ou na pele vermelha, irritada ou cortada. Não aplique maquiagem, cremes, loções, pós ou outros produtos tópicos na área da pele onde o adesivo anticoncepcional é colocado. Cada novo adesivo deve ser aplicado em um novo local da pele para ajudar a evitar irritações.
Não corte, decore ou altere o remendo de nenhuma forma. Não use fita, cola ou bandagens extras para segurar o adesivo no lugar.
Cada marca de adesivos contraceptivos de estrogênio e progesterona deve ser aplicada de acordo com as instruções específicas fornecidas nas informações do fabricante para a paciente. Leia estas informações cuidadosamente antes de começar a usar adesivos contraceptivos de estrogênio e progestágeno e sempre que reabastecer sua receita. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. As instruções gerais a seguir podem ajudá-lo a lembrar algumas coisas importantes a fazer ao aplicar qualquer tipo de adesivo anticoncepcional de estrogênio e progesterona:
- Rasgue a bolsa com os dedos. Não abra a bolsa até que esteja pronto para aplicar o adesivo.
- Remova o adesivo da bolsa. Tenha cuidado para não remover o revestimento de plástico transparente ao remover o patch.
- Retire metade ou a maior parte do revestimento de plástico. Evite tocar na superfície pegajosa do sistema transdérmico.
- Aplique a superfície adesiva do adesivo na pele e remova a outra parte do revestimento plástico. Pressione o adesivo firmemente com a palma da mão por 10 segundos, certificando-se de que as bordas fiquem bem presas.
- Após uma semana, remova o adesivo da pele. Dobre o sistema transdérmico usado ao meio para que fique grudado e descarte-o de modo que fique fora do alcance de crianças e animais domésticos. Não jogue o adesivo usado no vaso sanitário.
Verifique o seu adesivo todos os dias para se certificar de que está aderindo. Se o adesivo foi removido parcial ou totalmente por menos de um dia, tente reaplicá-lo no mesmo local imediatamente. Não tente reaplicar um adesivo que não seja mais pegajoso, que tenha aderido a si mesmo ou a outra superfície, que tenha algum material preso à sua superfície ou que tenha se soltado ou caído antes. Em vez disso, aplique um novo patch. Seu dia de troca de adesivo permanecerá o mesmo. Se o adesivo foi parcial ou totalmente removido por mais de um dia, ou se você não sabe por quanto tempo o adesivo foi removido, você pode não estar protegida da gravidez. Você deve iniciar um novo ciclo aplicando um novo patch imediatamente; o dia em que você aplica o novo adesivo é o seu novo dia de troca de adesivo. Use o controle de natalidade reserva para a primeira semana do novo ciclo.
Se a pele sob o adesivo ficar irritada, você pode remover o adesivo e aplicar um novo adesivo em um ponto diferente da pele. Deixe o novo adesivo no lugar até o dia normal de troca do adesivo. Certifique-se de remover o adesivo antigo porque você nunca deve usar mais de um adesivo ao mesmo tempo.
Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de usar um adesivo anticoncepcional de estrogênio e progesterona,
- informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a estrogênios, progestágenos, qualquer outro medicamento ou qualquer um dos ingredientes dos adesivos contraceptivos de estrogênio e progestágeno. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- informe o seu médico se você estiver usando qualquer outro tipo de anticoncepcional hormonal, como pílulas, anéis, injeções ou implantes. O seu médico dir-lhe-á como e quando deve parar de usar o outro tipo de controlo da natalidade e começar a usar o penso contraceptivo. Não use nenhum outro tipo de anticoncepcional hormonal enquanto estiver usando o adesivo anticoncepcional.
- informe o seu médico se estiver a tomar a combinação de ombitasvir, paritaprevir e ritonavir (Technivie) com ou sem dasabuvir (em Viekira Pak). O seu médico provavelmente lhe dirá para não usar o adesivo contraceptivo de estrogênio e progesterona se estiver tomando esses medicamentos.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas e suplementos nutricionais que você está tomando. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: acetaminofeno (APAP, Tylenol); anticoagulantes ('anticoagulantes'), como varfarina (Coumadin); antifúngicos, tais como fluconazol (Diflucan), itraconazol (Onmel, Sporanox, Tolsura), cetoconazol e voriconazol (Vfend); aprepitante (Emend); ácido ascórbico (vitamina C); atorvastatina (Lipitor, em Caduet); barbitúricos como fenobarbital; boceprevir (não mais disponível nos EUA); bosentan (Tracleer); clofibrato (não mais disponível nos EUA); colesevelam (Welchol); ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune); griseofulvina (Gris-PEG); medicamentos para o HIV, como atazanavir (Reyataz, em Evotaz), darunavir (Prevista, em Symtuza, em Prezcobix), etravirina (Intelence), fosamprenavir (Lexiva), indinavir (Crixivan), lopinavir (em Kaletra), nelfinavir (Viracept), nevirapina (Viramune), ritonavir (Norvir, em Kaletra, em Viekira Pak) e tipranavir (Aptivus); medicamentos para convulsões, como carbamazepina (Carbatrol, Equetro, Tegretol, outros), felbamato (Felbatol), lamotrigina (Lamictal), oxcarbazepina (Oxtellar XR, Trileptal), fenitoína (Dilantin, Phenytek), rufinamida (Banzel) , Topamax, Trokendi, em Qysmia); morfina (Kadian, MS Contin); esteróides orais, tais como dexametasona (Hemady), metilprednisolona (Medrol), prednisona (Rayos) e prednisolona (Orapred ODT, Prelone); rifampicina (Rifadin, Rimactane, em Rifamate, em Rifater); rosuvastatina (Ezallor Sprinkle, Crestor); tizanidina (Zanaflex); telaprevir (não disponível mais nos EUA); temazepam (Restoril); teofilina (Theo-24, Theochron); e medicamentos para a tireóide, como levotiroxina (Levo-T, Levoxyl, Synthroid, Tirosint, outros). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com os adesivos contraceptivos de estrogênio e progesterona, portanto, certifique-se de informar o seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
- diga ao seu médico quais produtos à base de plantas você está tomando, especialmente produtos que contenham erva de São João.
- informe o seu médico se você fez uma cirurgia recentemente ou se está em repouso na cama. Informe também o seu médico se você teve ou já teve um ataque cardíaco; derrame; coágulos sanguíneos em suas pernas, pulmões ou olhos; trombofilia (condição em que o sangue coagula facilmente); dor no peito devido a doença cardíaca; câncer de mama, revestimento do útero, colo do útero ou vagina; sangramento vaginal entre os períodos menstruais; hepatite (inchaço do fígado); amarelecimento da pele ou dos olhos, especialmente durante a gravidez ou usando anticoncepcionais hormonais; um tumor no fígado; dores de cabeça que acontecem com outros sintomas, como fraqueza ou dificuldade para ver ou se mover; pressão alta; diabetes que causou problemas nos rins, olhos, nervos ou vasos sanguíneos; ou doença das válvulas cardíacas. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe que não deve usar o adesivo contraceptivo.
- informe o seu médico se você deu à luz recentemente ou teve um aborto espontâneo ou espontâneo, se você pesa 198 libras ou mais e se você nada regularmente ou por longos períodos de tempo (30 minutos ou mais). Informe também o seu médico se alguém da sua família já teve câncer de mama e se você tem ou já teve nódulos mamários, doença fibrocística da mama (condição em que nódulos ou massas que não são câncer se formam nos seios) ou uma doença anormal mamografia (radiografia das mamas). Informe também o seu médico se você ou alguém da sua família tem ou já teve colesterol alto e gorduras; diabetes; asma; enxaquecas ou outros tipos de dores de cabeça; depressão; convulsões; períodos menstruais escassos ou irregulares; angioedema (uma condição que causa dificuldade para engolir ou respirar e inchaço doloroso da face, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas); ou doença hepática, cardíaca, da vesícula biliar ou renal.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver usando adesivos anticoncepcionais de estrogênio e progesterona, chame seu médico imediatamente. Você deve suspeitar que está grávida e ligar para o seu médico se tiver usado o adesivo anticoncepcional corretamente e não tiver menstruado duas vezes consecutivas ou se não tiver usado o adesivo anticoncepcional corretamente e tiver faltado uma menstruação.
- se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, diga ao médico ou dentista que está a usar um penso contraceptivo de estrogénio e progesterona. Converse com seu médico sobre isso assim que sua cirurgia for agendada, porque seu médico pode querer que você pare de usar o adesivo anticoncepcional várias semanas antes da cirurgia.
- informe o seu médico se você usa lentes de contato. Se você notar mudanças em sua visão ou capacidade de usar suas lentes enquanto usa um adesivo anticoncepcional de estrogênio e progestina, consulte um oftalmologista.
- você deve saber que quando você usa o adesivo anticoncepcional, a quantidade média de estrogênio no seu sangue será maior do que seria se você usasse um contraceptivo oral (pílula anticoncepcional), e isso pode aumentar o risco de efeitos colaterais graves, como coágulos sanguíneos nas pernas ou pulmões. Converse com seu médico sobre os riscos do uso do adesivo contraceptivo.
Converse com seu médico sobre comer toranja e beber suco de toranja enquanto estiver usando este medicamento.
Se você se esquecer de aplicar o adesivo no início de qualquer ciclo do adesivo (semana 1, dia 1), você pode não estar protegida contra a gravidez. Aplique o primeiro adesivo do novo ciclo assim que se lembrar. Existe agora um novo dia de troca de adesivo e um novo dia 1. Use um método anticoncepcional de apoio por uma semana.
Se você se esquecer de trocar o seu adesivo no meio do ciclo do adesivo (semana 2 ou semana 3) por 1 ou 2 dias, aplique um novo adesivo imediatamente e aplique o próximo adesivo no seu dia normal de troca do adesivo. Se se esquecer de mudar o seu sistema transdérmico a meio do ciclo durante mais de 2 dias, pode não estar protegida da gravidez. Pare o ciclo atual e comece um novo ciclo imediatamente aplicando um novo patch. Existe agora um novo dia de troca de adesivo e um novo dia 1. Use um método anticoncepcional de apoio por 1 semana.
Se você se esquecer de remover o adesivo no final do ciclo do adesivo (semana 4), retire-o assim que se lembrar. Comece o próximo ciclo no dia normal de troca do adesivo, um dia após o dia 28.
O adesivo contraceptivo de estrogênio e progesterona pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- irritação, vermelhidão ou erupção cutânea no local onde aplicou o adesivo
- sensibilidade mamária, aumento ou secreção
- náusea
- vomitando
- cólicas estomacais ou inchaço
- ganho de peso
- mudança no apetite
- acne
- perda de cabelo
- sangramento ou manchas entre os períodos menstruais
- mudanças no fluxo menstrual
- menstruação dolorosa ou perdida
- coceira ou irritação vaginal
- corrimento vaginal branco
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente:
- dor de cabeça intensa repentina, vômito, tontura ou desmaio
- problemas repentinos de fala
- fraqueza ou dormência de um braço ou perna
- perda repentina de visão parcial ou completa
- visão dupla ou mudanças na visão
- olhos esbugalhados
- dor no peito esmagadora
- peso no peito
- tossindo sangue
- falta de ar
- dor na parte de trás da perna
- forte dor de estômago
- problemas de sono, mudanças de humor e outros sinais de depressão
- amarelecimento da pele ou olhos; perda de apetite; urina escura; Cansaço extremo; fraqueza; ou evacuações de cor clara
- manchas escuras de pele na testa, bochechas, lábio superior e / ou queixo
- inchaço dos olhos, rosto, língua, garganta, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
O adesivo contraceptivo de estrogênio e progesterona pode aumentar o risco de desenvolver câncer endometrial e de mama, doença da vesícula biliar, tumores hepáticos, ataque cardíaco, derrame e coágulos sanguíneos. Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento.
O etinilestradiol e o adesivo anticoncepcional de norelgestromina podem causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum ao usar este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).
Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.
É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org
Em caso de overdose, remova todos os adesivos que foram aplicados e ligue para o centro de controle de intoxicações local em 1-800-222-1222. Se a vítima desmaiou ou não está respirando, ligue para os serviços de emergência locais no 911.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Você deve fazer um exame físico completo todos os anos, incluindo medições de pressão arterial e exames de mama e pélvico. Siga as instruções do seu médico para examinar seus seios; relatar quaisquer caroços imediatamente.
Antes de fazer qualquer teste laboratorial, diga ao pessoal do laboratório que você usa um adesivo anticoncepcional de estrogênio e progesterona, pois este medicamento pode interferir em alguns testes laboratoriais.
Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Xulane® (contendo etinilestradiol, norelgestromina)
- Twirla® (contendo etinilestradiol, levonorgestrel)
- patch de controle de natalidade