Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 25 Julho 2021
Data De Atualização: 16 Novembro 2024
Anonim
Pimecrolimus Tópico - Medicamento
Pimecrolimus Tópico - Medicamento

Contente

Um pequeno número de pacientes que usaram creme de pimecrolimo ou outro medicamento semelhante desenvolveu câncer de pele ou linfoma (câncer em uma parte do sistema imunológico). Não há informações suficientes disponíveis para dizer se o creme de pimecrolimo causou o câncer nesses pacientes. Estudos com pacientes transplantados e animais de laboratório e uma compreensão da maneira como o pimecrolimo atua sugerem que existe a possibilidade de que as pessoas que usam o creme com pimecrolimo tenham um risco maior de desenvolver câncer. Mais estudos são necessários para entender esse risco.

Siga estas instruções cuidadosamente para diminuir o possível risco de desenvolver câncer durante o tratamento com creme de pimecrolimo:

  • Use creme de pimecrolimo somente quando tiver sintomas de eczema. Pare de usar o creme de pimecrolimo quando seus sintomas desaparecerem ou quando seu médico lhe disser que você deve parar. Não use creme de pimecrolimus continuamente por muito tempo.
  • Ligue para o seu médico se você usou creme de pimecrolimo por 6 semanas e os sintomas do eczema não melhoraram. Um medicamento diferente pode ser necessário.
  • Ligue para o seu médico se os sintomas do eczema voltarem após o tratamento com creme de pimecrolimo.
  • Aplique o creme de pimecrolimo somente na pele afetada pelo eczema. Use a menor quantidade de creme necessária para controlar seus sintomas.
  • Não use creme de pimecrolimo para tratar eczema em crianças menores de 2 anos.
  • Informe o seu médico se você tem ou já teve câncer, especialmente câncer de pele, ou qualquer condição que afete seu sistema imunológico. Pergunte ao seu médico se você não tiver certeza se uma condição que você tem afetou seu sistema imunológico. Pimecrolimus pode não ser adequado para você.
  • Proteja a sua pele da luz solar real e artificial durante o tratamento com o creme de pimecrolimus. Não use lâmpadas solares ou camas de bronzeamento, e não faça terapia com luz ultravioleta. Fique longe da luz solar o máximo possível durante o tratamento, mesmo quando o medicamento não estiver na pele. Se você precisar ficar ao ar livre no sol, use roupas largas para proteger a pele tratada e pergunte ao seu médico sobre outras maneiras de proteger sua pele do sol.

O seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com pimecrolimo e cada vez que você reabastecer sua receita. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs) ou o site do fabricante para obter o Guia de Medicação.


Converse com seu médico sobre os riscos do uso de pimecrolimo.

Pimecrolimus é usado para controlar os sintomas de eczema (dermatite atópica; uma doença de pele que faz com que a pele fique seca e com coceira e, às vezes, desenvolva erupções vermelhas e escamosas). O pimecrolimo é usado apenas para tratar pacientes que não podem usar outros medicamentos para o eczema ou cujos sintomas não foram controlados por outros medicamentos. O pimecrolimo está em uma classe de medicamentos chamados inibidores tópicos da calcineurina. Ele age impedindo o sistema imunológico de produzir substâncias que podem causar eczema.

O pimecrolimus é um creme para aplicar na pele. Geralmente é aplicado duas vezes ao dia por até 6 semanas de cada vez. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Aplique o creme de pimecrolimus exatamente como dirigido. Não aplique mais ou menos dele ou aplique-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

O creme de pimecrolimus deve ser usado apenas na pele. Tenha cuidado para não deixar o creme de pimecrolimo entrar em contato com seus olhos ou boca. Se o creme de pimecrolimo entrar em contato com os olhos, lave-os com água fria. Se você engolir creme de pimecrolimus, chame seu médico.


Para usar o creme, siga estas etapas:

  1. Lave suas mãos com sabão e água.
  2. Certifique-se de que a pele da área afetada esteja seca.
  3. Aplique uma camada fina de creme de pimecrolimus em todas as áreas afetadas da pele. Você pode aplicar o pimecrolimo em todas as superfícies afetadas da pele, incluindo cabeça, rosto e pescoço.
  4. Esfregue o creme na pele suave e completamente.
  5. Lave as mãos com água e sabão para remover qualquer resíduo de creme de pimecrolimo. Não lave as mãos se estiver tratando-as com creme de pimecrolimo.
  6. Você pode cobrir as áreas tratadas com roupas normais, mas não use bandagens, curativos ou bandagens.
  7. Tenha cuidado para não lavar o creme das áreas afetadas da pele. Não nade, tome banho ou tome banho imediatamente após aplicar o creme de pimecrolimo. Pergunte ao seu médico se você deve aplicar mais creme de pimecrolimo depois de nadar, tomar banho ou tomar banho.
  8. Depois de aplicar o creme de pimecrolimo e permitir que ele seja completamente absorvido pela pele, você pode aplicar hidratantes, protetor solar ou maquiagem na área afetada. Pergunte ao seu médico sobre os produtos específicos que você planeja usar.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.


Antes de usar o creme de pimecrolimus,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a pimecrolimus ou qualquer outro medicamento.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos à base de plantas que você está tomando. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: antifúngicos como fluconazol (Diflucan), itraconazol (Sporanox) e cetoconazol (Nizoral); bloqueadores dos canais de cálcio, tais como diltiazem (Cardizem, Dilacor, Tiazac, outros) e verapamil (Calan, Isoptin, Verelan); cimetidina (Tagamet); claritromicina (Biaxin); ciclosporina (Neoral, Sandimmune); danazol (Danócrino); delavirdina (Rescriptor); eritromicina (E.E.S., E-Mycin, Erythrocin); fluoxetina (Prozac, Sarafem); fluvoxamina (Luvox); Inibidores da protease do HIV, tais como indinavir (Crixivan) e ritonavir (Norvir); isoniazida (INH, Nydrazid); metronidazol (Flagil); nefazodona; anticoncepcionais orais (pílulas anticoncepcionais); outras pomadas, cremes ou loções; troleandomicina (TAO); e zafirlukast (Accolate). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve síndrome de Netherton (uma doença hereditária que faz com que a pele fique vermelha, com coceira e escamosa), vermelhidão e descamação da maior parte da pele, qualquer outra doença de pele ou qualquer tipo de infecção de pele , especialmente catapora, herpes zoster (uma infecção de pele em pessoas que já tiveram catapora), herpes (herpes labial) ou eczema herpético (infecção viral que causa a formação de bolhas cheias de fluido na pele de pessoas com eczema) . Informe também o seu médico se a erupção do eczema se tornou com crosta ou bolhas ou se você acha que a erupção do eczema está infectada.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto estiver tomando pimecrolimus, chame seu médico.
  • pergunte ao seu médico sobre o uso seguro de álcool durante o tratamento com creme de pimecrolimo. Seu rosto pode ficar vermelho, corado ou quente se você beber álcool durante o tratamento.
  • evite a exposição à catapora, herpes zoster e outros vírus. Se você for exposto a um desses vírus durante o uso de pimecrolimus, chame seu médico imediatamente.
  • você deve saber que bons cuidados com a pele e hidratantes podem ajudar a aliviar o ressecamento da pele causado pelo eczema. Converse com seu médico sobre os hidratantes que você deve usar e sempre aplique-os após a aplicação do creme de pimecrolimo.

Fale com o seu médico sobre comer toranja e beber sumo de toranja enquanto está a tomar este medicamento.

Aplique a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não aplique creme extra para compensar uma dose esquecida.

O pimecrolimo pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • ardor, calor, ardência, dor ou vermelhidão nas áreas onde aplicou o pimecrolimus (contacte o seu médico se durar mais de 1 semana)
  • verrugas, inchaços ou outros crescimentos na pele
  • irritação ocular
  • dor de cabeça
  • tosse
  • nariz vermelho, entupido ou escorrendo
  • sangramento nasal
  • diarréia
  • períodos menstruais dolorosos

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • garganta inflamada ou vermelha
  • febre
  • sintomas como os da gripe
  • dor de ouvido, secreção e outros sinais de infecção
  • urticária
  • erupção na pele nova ou piorando
  • coceira
  • inchaço do rosto, garganta, língua, lábios, olhos, mãos, pés, tornozelos ou parte inferior das pernas
  • dificuldade em respirar ou engolir
  • formação de crostas, secreção, formação de bolhas ou outros sinais de infecção de pele
  • herpes labial
  • catapora ou outras bolhas
  • glândulas inchadas no pescoço

O pimecrolimo pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor e umidade (exceto no banheiro).

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Mantenha todas as consultas com o seu médico.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Elidel®
Última revisão - 15/03/2016

Novos Artigos

Rastreio do cancro do colo do útero

Rastreio do cancro do colo do útero

O colo do útero é a parte inferior do útero, local onde o bebê cre ce durante a gravidez. O ra treio do cancro procura o cancro ante de qualquer intoma. O câncer detectado pre...
Hipersonia idiopática

Hipersonia idiopática

A hiper onia idiopática (HI) é um di túrbio do ono em que a pe oa fica exce ivamente onolenta (hiper onia) durante o dia e tem grande dificuldade em er de pertada do ono. Idiopátic...