Injeção de cianocobalamina
Contente
- Antes de usar a injeção de cianocobalamina,
- A injeção de cianocobalamina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Os seguintes sintomas são incomuns, mas se você sentir algum deles, chame seu médico imediatamente:
A injeção de cianocobalamina é usada para tratar e prevenir a falta de vitamina B12 que pode ser causada por qualquer um dos seguintes: anemia perniciosa (falta de uma substância natural necessária para absorver a vitamina B12 do intestino); certas doenças, infecções ou medicamentos que diminuem a quantidade de vitamina B12 absorvido dos alimentos; ou uma dieta vegana (dieta vegetariana estrita que não permite quaisquer produtos de origem animal, incluindo laticínios e ovos). Falta de vitamina B12 pode causar anemia (condição em que os glóbulos vermelhos não levam oxigênio suficiente para os órgãos) e danos permanentes aos nervos. A injeção de cianocobalamina também pode ser dada como um teste para ver quão bem o corpo pode absorver a vitamina B12. A injeção de cianocobalamina está em uma classe de medicamentos chamados vitaminas. Por ser injetado diretamente na corrente sanguínea, pode ser usado para fornecer vitamina B12 para pessoas que não conseguem absorver essa vitamina pelo intestino.
A cianocobalamina é apresentada em solução (líquida) para ser injetada no músculo ou logo abaixo da pele. Geralmente é injetado por um profissional de saúde em um consultório ou clínica. Você provavelmente receberá injeção de cianocobalamina uma vez por dia durante os primeiros 6-7 dias de seu tratamento. À medida que seus glóbulos vermelhos voltam ao normal, você provavelmente receberá a medicação em dias alternados por 2 semanas e, a seguir, a cada 3-4 dias por 2-3 semanas. Depois que sua anemia for tratada, você provavelmente receberá a medicação uma vez por mês para evitar que seus sintomas voltem.
A injeção de cianocobalamina irá fornecer vitamina B suficiente12 apenas enquanto receber injeções regularmente. Você pode receber injeções de cianocobalamina todos os meses pelo resto de sua vida. Cumpra todas as marcações para receber as injeções de cianocobalamina, mesmo que se sinta bem. Se você parar de receber as injeções de cianocobalamina, sua anemia pode retornar e seus nervos podem ser danificados.
A injeção de cianocobalamina às vezes também é usada para tratar doenças hereditárias que diminuem a absorção de vitamina B12 do intestino. A injeção de cianocobalamina também é algumas vezes usada para tratar a acidúria metilmalônica (uma doença hereditária na qual o corpo não consegue quebrar as proteínas) e às vezes é administrada a bebês em gestação para prevenir a acidúria metilmalônica após o nascimento. Converse com seu médico sobre os possíveis riscos do uso deste medicamento para sua condição.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de usar a injeção de cianocobalamina,
- informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a injeção de cianocobalamina, gel nasal ou comprimidos; hidroxocobalamina; multivitaminas; quaisquer outros medicamentos ou vitaminas; ou cobalto.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos à base de plantas que você está tomando. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: antibióticos como cloranfenicol; colchicina; ácido fólico; metotrexato (Rheumatrex, Trexall); ácido para-aminossalicílico (Paser); e pirimetamina (Daraprim). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você bebe ou já bebeu grandes quantidades de álcool e se você tem ou já teve neuropatia óptica hereditária de Leber (perda de visão lenta e indolor, primeiro em um olho e depois no outro) ou doença renal.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar durante o uso de injeção de cianocobalamina, chame seu médico. Converse com seu médico sobre a quantidade de vitamina B12 você deve tomar todos os dias quando estiver grávida ou a amamentar.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Se você faltar a uma consulta para receber uma injeção de cianocobalamina, ligue para o seu médico o mais rápido possível.
A injeção de cianocobalamina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- diarréia
- sentindo como se todo o seu corpo estivesse inchado
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Os seguintes sintomas são incomuns, mas se você sentir algum deles, chame seu médico imediatamente:
- fraqueza muscular, cãibras ou dor
- dor na perna
- sede extrema
- micção frequente
- confusão
- falta de ar, especialmente quando você se exercita ou se deita
- tosse ou respiração ofegante
- batimento cardíaco rápido
- Cansaço extremo
- inchaço dos braços, mãos, pés, tornozelos ou pernas
- dor, calor, vermelhidão, inchaço ou sensibilidade em uma perna
- dor de cabeça
- tontura
- cor da pele vermelha, especialmente no rosto
- urticária
- irritação na pele
- coceira
- dificuldade em respirar ou engolir
A injeção de cianocobalamina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Seu médico armazenará este medicamento em seu consultório.
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à injeção de cianocobalamina.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Berubigen®¶
- Betalin 12®¶
- Cobavite®¶
- Redisol®¶
- Rubivita®¶
- Ruvite®¶
- Vi-twel®¶
- Vibisone®
- Vitamina B12
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 01/09/2010