Autor: William Ramirez
Data De Criação: 18 Setembro 2021
Data De Atualização: 21 Junho 2024
Anonim
Injeção de insulina glulisina (origem rDNA) - Medicamento
Injeção de insulina glulisina (origem rDNA) - Medicamento

Contente

A insulina glulisina é usada para tratar a diabetes tipo 1 (condição em que o corpo não produz insulina e, portanto, não pode controlar a quantidade de açúcar no sangue). Também é usado no tratamento de pessoas com diabetes tipo 2 (condição em que o açúcar no sangue é muito alto porque o corpo não produz ou usa insulina normalmente) que precisam de insulina para controlar seu diabetes. Em pacientes com diabetes tipo 1, a insulina glulisina é geralmente usada com outro tipo de insulina, a menos que seja usada em uma bomba de insulina externa. Em pacientes com diabetes tipo 2, a insulina glulisina também pode ser usada com outro tipo de insulina ou com medicamentos orais para diabetes. A insulina glulisina é uma versão sintética da insulina humana de ação curta. A insulina glulisina atua substituindo a insulina que é normalmente produzida pelo corpo e ajudando a transportar o açúcar do sangue para outros tecidos do corpo, onde é usado como energia. Também impede o fígado de produzir mais açúcar.

Com o tempo, as pessoas que têm diabetes e níveis elevados de açúcar no sangue podem desenvolver complicações graves ou fatais, incluindo doenças cardíacas, derrames, problemas renais, danos nos nervos e problemas nos olhos. Usar medicamentos, fazer mudanças no estilo de vida (por exemplo, dieta, exercícios, parar de fumar) e verificar regularmente o açúcar no sangue pode ajudar a controlar o diabetes e melhorar a saúde. Esta terapia também pode diminuir suas chances de ter um ataque cardíaco, derrame ou outras complicações relacionadas ao diabetes, como insuficiência renal, danos aos nervos (dormência, pernas ou pés frios; diminuição da capacidade sexual em homens e mulheres), problemas oculares, incluindo alterações ou perda de visão ou doença gengival. O seu médico e outros profissionais de saúde falarão com você sobre a melhor maneira de controlar o diabetes.


A insulina glulisina é apresentada como uma solução (líquida) para injetar por via subcutânea (sob a pele). Geralmente é injetado até 15 minutos antes de uma refeição ou 20 minutos após o início de uma refeição. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use insulina glulisina exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.

Nunca use insulina glulisina se tiver sintomas de hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) ou se tiver verificado o nível de açúcar no sangue e verificado que está baixo. Não injete insulina em uma área da pele que esteja vermelha, inchada, com coceira ou espessada.

A insulina glulisina controla o diabetes, mas não o cura. Continue a usar insulina glulisina mesmo que se sinta bem. Não pare de usar insulina glulisina sem falar com seu médico. Não mude para outra marca ou tipo de insulina, nem altere a dose de qualquer tipo de insulina que esteja usando, sem falar com seu médico. Sempre verifique o rótulo da insulina para se certificar de que recebeu o tipo certo de insulina na farmácia.


A insulina glulisina é apresentada em frascos para injectáveis ​​e em canetas doseadoras que contêm cartuchos de medicamentos. Certifique-se de saber em que tipo de recipiente vem sua insulina glulisina e de que outros suprimentos, como agulhas, seringas ou canetas, você precisará para injetar seu medicamento.

Se a sua insulina glulisina vier em frascos para injetáveis, você precisará usar seringas para injetar a sua dose. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para lhe mostrar como injetar insulina glulisina usando uma seringa. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas sobre o tipo de seringa que deve usar.

Se a sua insulina glargina vier em canetas, certifique-se de ler e entender as instruções do fabricante. Peça ao seu médico ou farmacêutico para lhe mostrar como usar a caneta. Siga as instruções cuidadosamente e sempre realize o teste de segurança antes do uso.

Nunca reutilize agulhas ou seringas e nunca compartilhe agulhas, seringas ou canetas. Se você estiver usando uma caneta de insulina, sempre remova a agulha logo após injetar sua dose. Descarte agulhas e seringas em um recipiente resistente a perfurações. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico como eliminar o recipiente resistente a perfurações.


O seu médico pode dizer-lhe para misturar a sua insulina glulisina com outro tipo de insulina (insulina NPH [Novolin N, Humulin N]) na mesma seringa. Não misture ou dilua a insulina glulisina com qualquer outro tipo de insulina. Se você misturar insulina glulisina com insulina NPH, retire a insulina glulisina para a seringa primeiro, depois retire a insulina NPH para a seringa e injete a solução imediatamente após misturar.

Você pode injetar insulina glulisina nas coxas, estômago ou braços. Nunca injete insulina glulisina em uma veia ou músculo. Mude (gire) o local de injeção dentro da área escolhida com cada dose; tente evitar injetar no mesmo local mais frequentemente do que uma vez a cada 1 a 2 semanas.

Sempre observe sua insulina glulisina antes de injetá-la. Deve ser límpido e incolor. Não use a insulina glulisina se ela estiver com cor, turva ou contiver partículas sólidas, ou se o prazo de validade do frasco já tiver expirado.

A insulina glulisina também pode ser usada com uma bomba de insulina externa. Antes de usar a insulina glulisina em um sistema de bomba, leia o rótulo da bomba para certificar-se de que a bomba pode ser usada para fornecimento contínuo de insulina de ação rápida. Leia o manual da bomba para conjuntos de reservatórios e tubos recomendados e peça ao seu médico ou farmacêutico para lhe mostrar como usar a bomba de insulina. Não dilua a insulina glulisina nem a misture com qualquer outro tipo de insulina ao usá-la em uma bomba de insulina externa. A insulina glulisina usada em uma bomba de insulina externa deve ser infundida na área do estômago. Ao usar insulina glulisina em uma bomba de insulina externa, substitua a insulina no reservatório e mude o tubo, a agulha e o local de infusão (local onde a bomba é conectada ao corpo) pelo menos a cada 48 horas. Se o local de infusão estiver vermelho, com coceira ou engrossado, informe o seu médico e use um local de infusão diferente.

Ao usar insulina glulisina em uma bomba de insulina externa, pode ocorrer um alto nível de açúcar no sangue rapidamente se a bomba parar de funcionar corretamente ou se a insulina no reservatório da bomba for exposta à luz solar direta ou a temperaturas superiores a 98,6 ° F (37 ° C). O alto nível de açúcar no sangue também pode ocorrer se o tubo vazar ou for bloqueado, desconectado ou torcido. Pode ser necessário trocar o conjunto de infusão e a insulina na bomba ou local de infusão se você tiver açúcar alto no sangue, o alarme da bomba soar ou o fluxo de insulina estiver bloqueado. Se o problema não puder ser encontrado rapidamente e corrigido, chame seu médico imediatamente. Pode ser necessário usar temporariamente a insulina por injeção subcutânea (usando seringas ou uma caneta de insulina). Certifique-se de ter insulina de reserva e todos os suprimentos necessários em mãos e peça ao seu médico ou farmacêutico para lhe mostrar como usá-los.

Peça ao seu farmacêutico ou médico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de usar insulina glulisina,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à insulina (Humulin, Novolin, outros), a qualquer um dos ingredientes da insulina glulisina ou a qualquer outro medicamento. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique as informações do paciente do fabricante para obter uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ACE), como benazepril (Lotensin), captopril (Capoten), enalapril (Vasotec), fosinopril (Monopril), lisinopril (Prinivil, Zestril), moexipril (Univasc) , perindopril (Aceon), quinapril (Accupril), ramipril (Altace) e trandolapril (Mavik); bloqueadores beta, tais como atenolol (Tenormin), labetalol (Normodyne), metoprolol (Lopressor, Toprol XL), nadolol (Corgard) e propranolol (Inderal); certos medicamentos para baixar o colesterol, como fenofibrato (Antara, Lofibra, TriCor, Triglide), gemfibrozil (Lopid) e niacina (Niacor, Niaspan, em Advicor); clonidina (Catapres, Catapres-TTS, em Clorpres); danazol; disopiramida (Norpace); diuréticos ('pílulas de água'); fluoxetina (Prozac, Sarafem, em Symbyax); glucagon (Glucagen); terapia de reposição hormonal; isoniazida (INH, Nydrazid); lítio (Eskalith, Lithobid); medicamentos para asma e resfriados; certos medicamentos para o vírus da imunodeficiência humana (HIV), incluindo amprenavir (Agenerase), atazanavir (Reyataz), fosamprenavir (Lexiva), indinavir (Crixivan), lopinavir (em Kaletra), nelfinavir (Viracept), ritonavir (em Kaletra, Norvir), saquinavir (Invirase) e tipranavir (Aptivus); medicamentos para doenças mentais e náuseas; inibidores da monoamina oxidase (MAO), tais como isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil), selegilina (Eldepryl, Emsam, Zelapar) e tranilcipromina (Parnate); anticoncepcionais hormonais (pílulas anticoncepcionais, adesivos, anéis, injeções ou implantes); octreotida (Sandostatina); medicamentos orais para diabetes; esteróides orais, como dexametasona (Decadron, Dexone), metilprednisolona (Medrol) e prednisona (Deltasona); pentamidina (NebuPent, Pentam); pentoxifilina (Pentoxil, Trental); pramlintida (Symlin); reserpina; analgésicos de salicilato, como aspirina, trisalicilato de colina de magnésio (Tricosal, Trilisate), salicilato de colina (Arthropan), diflunisal (Dolobid), salicilato de magnésio (Doan, outros) e salsalato (Argesic, Disalcid, Salgésico); somatropina (Nutropin, Serostem, outros); antibióticos sulfa; e medicamentos para a tireóide. Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • Informe o seu médico se você tem ou já teve danos nos nervos causados ​​por diabetes ou qualquer outra condição médica, incluindo doença renal ou hepática.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar enquanto usa insulina glulisina, chame seu médico.
  • se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a usar insulina glulisina.
  • o álcool pode causar uma mudança no açúcar no sangue. Pergunte ao seu médico sobre o uso seguro de bebidas alcoólicas enquanto estiver usando insulina glulisina.
  • pergunte ao seu médico o que fazer se você ficar doente, sentir um estresse incomum ou alterar seu exercício e nível de atividade. Estas alterações podem afetar o açúcar no sangue e a quantidade de insulina de que pode necessitar.
  • pergunte ao seu médico com que frequência você deve verificar o açúcar no sangue. Esteja ciente de que a hipoglicemia pode afetar sua capacidade de realizar tarefas como dirigir e pergunte ao seu médico se você precisa verificar o açúcar no sangue antes de dirigir ou operar máquinas.

Certifique-se de seguir todas as recomendações dietéticas e de exercícios feitas pelo seu médico ou nutricionista. É importante seguir uma dieta saudável e comer aproximadamente as mesmas quantidades dos mesmos tipos de alimentos nos mesmos horários todos os dias. Pular ou atrasar refeições ou alterar a quantidade ou o tipo de comida que você ingere pode causar problemas no controle do açúcar no sangue.

A insulina glulisina deve ser injetada até 15 minutos antes ou 20 minutos após o início de uma refeição. Se já passou algum tempo desde a sua refeição, siga as instruções fornecidas pelo seu médico ou contacte-o para saber se deve injetar a dose em falta. Não injete uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

A insulina glulisina pode causar alterações no açúcar no sangue. Você deve conhecer os sintomas de açúcar no sangue baixo e alto e o que fazer se tiver esses sintomas.

A insulina glulisina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • vermelhidão, inchaço ou coceira no local da injeção
  • mudanças na sensação da pele, espessamento da pele (acumulação de gordura) ou uma pequena reentrância na pele (decomposição de gordura)
  • inchaço das mãos e pés
  • ganho de peso
  • Prisão de ventre

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente ou obtenha tratamento de emergência:

  • erupção cutânea e / ou coceira em todo o corpo
  • falta de ar
  • respiração ofegante
  • tontura
  • visão embaçada
  • batimento cardíaco rápido
  • suando
  • tontura / desmaio
  • dificuldade em respirar ou engolir
  • fraqueza
  • cãibras musculares
  • batimento cardíaco anormal

A insulina glulisina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum ao usar este medicamento.

Guarde os frascos e canetas de insulina glulisina fechados no refrigerador ao abrigo da luz. Nunca permita que a insulina glulisina congele; não use insulina glulisina que tenha sido congelada e descongelada. Os frascos para injetáveis ​​de insulina glulisina abertos podem ser refrigerados ou armazenados em temperatura ambiente, longe da luz direta do sol e do calor, por até 28 dias. Canetas pré-cheias que não foram usadas podem ser refrigeradas ou podem ser armazenadas em temperatura ambiente, longe do calor direto e da luz solar, por até 28 dias. Canetas pré-cheias que foram usadas não devem ser refrigeradas; devem ser armazenados em temperatura ambiente por até 28 dias após o primeiro uso. Elimine os frascos e canetas de insulina glulisina abertos após 28 dias. Elimine a insulina glulisina refrigerada e fechada após o fim do prazo de validade impresso no rótulo. Elimine qualquer insulina glulisina que tenha sido congelada ou exposta ao calor extremo.

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Pode ocorrer sobredosagem de insulina glulisina se você usar muita insulina glulisina ou se usar a quantidade certa de insulina glulisina, mas comer menos do que o normal ou se fizer mais exercícios do que o normal. A overdose de insulina glulisina pode causar hipoglicemia. Se você tiver sintomas de hipoglicemia, siga as instruções do seu médico sobre o que você deve fazer se desenvolver hipoglicemia. Outros sintomas de sobredosagem podem incluir:

  • perda de consciência
  • apreensões

Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. O açúcar no sangue e a hemoglobina glicosilada (HbA1c) devem ser verificados regularmente para determinar sua resposta à insulina glulisina. O seu médico também lhe dirá como verificar a sua resposta à insulina medindo os seus níveis de açúcar no sangue em casa. Siga estas instruções cuidadosamente.

Você deve sempre usar uma pulseira de identificação de diabético para ter certeza de receber o tratamento adequado em uma emergência.

Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Apidra®
Última revisão - 15/08/2016

Leia Hoje

Por que chorar é meu novo autocuidado

Por que chorar é meu novo autocuidado

Como a chuva, a lágrima podem agir como um purificador, lavando o acúmulo para revelar um novo alicerce.A última vez que tive uma boa eão de berro foi em 12 de janeiro de 2020, par...
Os gafanhotos podem morder você?

Os gafanhotos podem morder você?

Exitem mai de 10.000 epécie de gafanhoto em todo o mundo, em todo o continente, exceto na Antártica. Dependendo da epécie, ee ineto pode ter cerca de meia polegada ou quae 7 centím...