Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 27 Janeiro 2021
Data De Atualização: 27 Junho 2024
Anonim
Dronabinol a Prescription Medication Used to Treat Nausea Caused by Chemotherapy - Overview
Vídeo: Dronabinol a Prescription Medication Used to Treat Nausea Caused by Chemotherapy - Overview

Contente

Dronabinol é usado para tratar náuseas e vômitos causados ​​pela quimioterapia em pessoas que já tomaram outros medicamentos para tratar este tipo de náuseas e vômitos sem bons resultados. Dronabinol também é usado para tratar a perda de apetite e perda de peso em pessoas que adquiriram a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Dronabinol está em uma classe de medicamentos chamados canabinóides. Atua afetando a área do cérebro que controla náuseas, vômitos e apetite.

O Dronabinol é apresentado em cápsulas e em solução (líquido) para administração oral. Quando as cápsulas e a solução de dronabinol são usadas para tratar náuseas e vômitos causados ​​pela quimioterapia, geralmente é tomado 1 a 3 horas antes da quimioterapia e, a seguir, a cada 2 a 4 horas após a quimioterapia, para um total de 4 a 6 doses por dia. A primeira dose da solução é geralmente tomada com o estômago vazio, pelo menos 30 minutos antes de comer, mas as seguintes doses podem ser tomadas com ou sem alimentos. Quando as cápsulas e a solução de dronabinol são usadas para aumentar o apetite, geralmente são tomadas duas vezes ao dia, cerca de uma hora antes do almoço e da ceia. Siga cuidadosamente as instruções do rótulo da receita e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Tome dronabinol exatamente como dirigido.


Engula as cápsulas inteiras; não os mastigue nem os esmague.

Engula a solução de dronabinol com um copo cheio de água (6 a 8 onças).

Sempre use a seringa doseadora para uso oral que vem com a solução de dronabinol para medir a sua dose. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas sobre como medir a sua dose de solução de dronabinol.

O seu médico provavelmente começará com uma dose baixa de dronabinol e pode aumentar gradualmente a sua dose. O seu médico também pode diminuir a sua dose se sentir efeitos secundários que não desaparecem ao fim de 1 a 3 dias. Certifique-se de que informa o seu médico como se sente durante o tratamento com dronabinol.

Dronabinol pode causar dependência. Não tome uma dose maior, com mais frequência ou por um período de tempo mais longo do que o prescrito pelo seu médico. Ligue para o seu médico se achar que deseja tomar medicação extra.

Dronabinol controlará seus sintomas apenas enquanto você tomar o medicamento. Continue a tomar dronabinol mesmo que se sinta bem. Não pare de tomar dronabinol sem falar com seu médico. Se você parar de tomar dronabinol repentinamente, poderá sentir sintomas de abstinência como irritabilidade, dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo, inquietação, ondas de calor, sudorese, coriza, diarreia, soluços e perda de apetite.


Peça ao seu médico ou farmacêutico uma cópia das informações do fabricante para o paciente.

Antes de tomar dronabinol,

  • informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico (inchaço labial, urticária, erupção cutânea, lesões orais, queimação na pele, rubor, aperto na garganta) a dronabinol, outros canabinóides como nabilona (Cesamet) ou maconha (cannabis), quaisquer outros medicamentos, qualquer dos ingredientes das cápsulas de dronabinol, incluindo óleo de gergelim, ou qualquer um dos ingredientes da solução de dronabinol, como o álcool. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
  • informe o seu médico se você estiver tomando dissulfiram (Antabuse) ou metronidazol (Flagyl, em Pylera) ou se parou de tomar esses medicamentos nos últimos 14 dias. O seu médico provavelmente irá dizer-lhe para não tomar a solução de dronabinol se estiver a tomar um ou mais destes medicamentos. Se você parar de tomar a solução de dronabinol, deve esperar 7 dias antes de começar a tomar dissulfiram (Antabuse) ou metronidazol (Flagyl, em Pylera).
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: amiodarona (Cordarone, Nexterone, Pacerone); anfetaminas, tais como anfetaminas (Adzenys, Dyanavel XR, em Adderall), dextroanfetamina (Dexedrina, em Adderall) e metanfetamina (Desoxyn); anfotericina B (Ambisome); antibióticos, tais como claritromicina (Biaxin, em Prevpac) e eritromicina (E.E.S., Eryc, Ery-tab, outros); antifúngicos, tais como fluconazol (Diflucan), itraconazol (Onmel, Sporanox) e cetoconazol; anticoagulantes ('anticoagulantes'), como varfarina (Coumadin, Jantoven); antidepressivos incluindo amitriptilina, amoxapina e desipramina (Norpramin); anti-histamínicos; atropina (Atropen, em Duodote, em Lomotil, outros); barbitúricos incluindo fenobarbital e secobarbital (Seconal); buspirona; ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune); diazepam (Diastat, Valium); digoxina (Lanoxin); fluoxetina (Prozac, Sarafem, Selfemra, em Symbyax); ipratrópio (Atrovent); lítio (lítio); medicamentos para ansiedade, asma, resfriados, doença do intestino irritável, enjôo, doença de Parkinson, convulsões, úlceras ou problemas urinários; relaxantes musculares; naltrexona (Revia, Vivitrol, em Contrave); medicamentos narcóticos para a dor, como opióides; proclorperazina (Compro, Procomp); propranolol (Hemangeol, Inderal, Innopran); ritonavir (Kaletra, Norvir, em Technivie); escopolamina (Transderm-Scop); sedativos; pílulas para dormir; tranquilizantes; e teofilina (Elixofilina, Teocrono, Unifil). Antes de tomar dronabinol cápsulas, informe o seu médico se você estiver tomando dissulfiram (Antabuse). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais. Muitos outros medicamentos também podem interagir com o dronabinol, portanto, certifique-se de informar seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, mesmo aqueles que não aparecem nesta lista.
  • informe o seu médico se você usa ou já usou maconha ou outras drogas de rua e se bebeu ou já bebeu grandes quantidades de álcool. Informe também o seu médico se você tem ou já teve doença cardíaca, pressão alta, convulsões, demência (um distúrbio cerebral que afeta a capacidade de lembrar, pensar com clareza, comunicar-se e realizar atividades diárias e que pode causar alterações no humor e na personalidade ), ou uma doença mental, como mania (humor frenético ou anormalmente animado), depressão (sentimentos de desespero, perda de energia e / ou perda de interesse em realizar atividades anteriormente agradáveis) ou esquizofrenia (uma doença mental que causa distúrbio ou pensamento e emoções fortes ou inadequadas),
  • informe o seu médico se estiver grávida ou se planeia engravidar. Se você engravidar enquanto estiver tomando dronabinol, chame seu médico imediatamente.
  • não amamente enquanto estiver a tomar as cápsulas ou a solução de dronabinol. Se estiver tomando dronabinol solução para náuseas e vômitos causados ​​pela quimioterapia, não amamente durante o tratamento e por 9 dias após a última dose de dronabinol.
  • se vai fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está a tomar dronabinol.
  • você deve saber que o dronabinol pode deixá-lo sonolento e pode causar alterações no seu humor, pensamento, memória, julgamento ou comportamento, especialmente no início do seu tratamento. Terá de ser supervisionado por um adulto responsável quando começar a tomar dronabinol e sempre que a sua dose for aumentada. Não dirija um carro, opere máquinas ou faça qualquer outra atividade que requeira atenção mental até que você saiba como este medicamento o afeta.
  • não beba bebidas alcoólicas enquanto estiver a tomar dronabinol. O álcool pode piorar os efeitos colaterais do dronabinol.
  • você deve saber que o dronabinol pode causar tonturas, desmaios e desmaios quando você se levanta muito rapidamente de uma posição deitada. Isso pode ser mais comum quando você começa a tomar dronabinol. Para evitar esse problema, saia da cama lentamente, apoiando os pés no chão por alguns minutos antes de se levantar.

Converse com seu médico ou nutricionista e leia as informações do fabricante para o paciente para descobrir maneiras de se encorajar a comer quando seu apetite está baixo e sobre quais tipos de alimentos são as melhores escolhas para você.


Não coma toranja ou beba suco de toranja enquanto estiver tomando dronabinol solução oral.

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar a que se esqueceu de tomar.

Dronabinol pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • fraqueza
  • dor de estômago
  • náusea
  • vomitando
  • perda de memória
  • ansiedade
  • confusão
  • sonolência
  • Dificuldade de concentração
  • tontura
  • caminhada instável
  • sentindo como se estivesse fora do seu corpo
  • Humor '' alto '' ou elevado
  • alucinações (ver coisas ou ouvir vozes que não existem)
  • depressão
  • pensamentos estranhos ou incomuns
  • dores de cabeça
  • problemas de visão
  • sentindo-se tonto

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • apreensões
  • batimento cardíaco rápido ou acelerado
  • desmaio

Dronabinol pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver tomando este medicamento.

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde as cápsulas em um local fresco (entre 46-59 ° F, 8-15 ° C) ou na geladeira. Não permita que as cápsulas congelem. Guarde a solução de dronabinol fechada no recipiente na geladeira. Depois de aberta, a solução de dronabinol pode ser armazenada em temperatura ambiente por até 28 dias. Mantenha os medicamentos longe do calor, luz direta e umidade.

Guarde o dronabinol em um local seguro para que ninguém mais possa tomá-lo acidentalmente ou propositalmente. Acompanhe quantas cápsulas e solução faltam para saber se algum medicamento está faltando.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • sonolência
  • felicidade inadequada
  • sentidos mais aguçados do que o normal
  • mudança de consciência do tempo
  • olhos vermelhos
  • boca seca
  • batimento cardíaco rápido
  • problemas de memória
  • sentindo que você está fora do seu corpo
  • mudanca de humor
  • dificuldade para urinar
  • Prisão de ventre
  • diminuição da coordenação
  • Cansaço extremo
  • dificuldade em falar claramente
  • tontura ou desmaio ao se levantar muito rápido

Mantenha todas as consultas com o seu médico.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

Não deixe mais ninguém tomar sua medicação. Seu dronabinol (Marinol®) a prescrição pode ser recarregada apenas um número limitado de vezes.

Se você estiver tomando dronabinol (Syndros®), não é recarregável. Certifique-se de agendar consultas com seu médico para que você não fique sem dronabinol (Syndros®) se vai tomar este medicamento regularmente.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Marinol®
  • Syndros®
  • Delta-9-tetrahidrocanabinol
  • delta-9-THC
Última revisão - 15/09/2017

Nossas Publicações

10 melhores maneiras de aumentar os níveis de dopamina naturalmente

10 melhores maneiras de aumentar os níveis de dopamina naturalmente

A dopamina é um menageiro químico importante no cérebro que tem muita funçõe.Etá envolvido em recompena, motivação, memória, atenção e até n...
Buttermilk é bom para você? Benefícios, riscos e substitutos

Buttermilk é bom para você? Benefícios, riscos e substitutos

O oro de leite coalhado é um produto lácteo fermentado. O leitelho mai moderno é cultivado, o que ignifica que bactéria benéfica foram adicionada a ele. É diferente do tr...