Injeção de leucovorina
Contente
- Antes de receber a injeção de leucovorina,
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
A injeção de leucovorina é usada para prevenir os efeitos prejudiciais do metotrexato (Rheumatrex, Trexall; medicamento de quimioterapia contra o câncer) quando o metotrexato é usado para tratar certos tipos de câncer. A injeção de leucovorina é usada para tratar pessoas que receberam acidentalmente uma overdose de metotrexato ou medicamentos semelhantes. A injeção de leucovorina também é usada para tratar a anemia (baixo nível de glóbulos vermelhos) causada por baixos níveis de ácido fólico no corpo. A injeção de leucovorina também é usada com 5-fluorouracil (um medicamento de quimioterapia) para tratar o câncer colorretal (câncer que começa no intestino grosso). A injeção de leucovorina está em uma classe de medicamentos chamados análogos do ácido fólico. Ele trata as pessoas que estão recebendo metotrexato, protegendo as células saudáveis dos efeitos do metotrexato. Ele trata a anemia fornecendo ácido fólico, necessário para a formação de glóbulos vermelhos. Ele trata o câncer colorretal, aumentando os efeitos do 5-fluorouracil.
A injeção de leucovorina é fornecida como uma solução (líquido) e um pó para ser misturado com o líquido e injetado por via intravenosa (na veia) ou no músculo. Quando a injeção de leucovorina é usada para prevenir os efeitos prejudiciais do metotrexato ou para tratar uma overdose de metotrexato ou medicamento semelhante, geralmente é administrada a cada 6 horas até que os exames laboratoriais mostrem que não é mais necessário. Quando a injeção de leucovorina é usada para tratar a anemia, geralmente é administrada uma vez ao dia. Quando a injeção de leucovorina é usada para tratar câncer colorretal, geralmente é administrada uma vez por dia, durante cinco dias, como parte de um tratamento que pode ser repetido uma vez a cada 4 a 5 semanas.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber a injeção de leucovorina,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a leucovorina, levoleucovorina, ácido fólico (Folicet, em multivitaminas) ou qualquer outro medicamento.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: certos medicamentos para convulsões, como fenobarbital, fenitoína (Dilantin) e primidona (Mysoline); e sulfametoxazol-trimetoprim (Bactrim, Septra). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- Informe o seu médico se tiver anemia (baixo número de glóbulos vermelhos) causada por falta de vitamina B12 ou incapacidade de absorver vitamina B12. O seu médico não irá prescrever a injeção de leucovorina para tratar este tipo de anemia.
- Informe o seu médico se você tem ou já teve um acúmulo de líquido na cavidade torácica ou na área do estômago, câncer que se espalhou para o cérebro ou sistema nervoso, ou doença renal.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar durante a injeção de leucovorina, chame seu médico.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- apreensões
- desmaio
- diarréia
- irritação na pele
- urticária
- coceira
- dificuldade em respirar ou engolir
A injeção de leucovorina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico pedirá alguns testes de laboratório para verificar a resposta do seu corpo à injeção de leucovorina.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Wellcovorin® 4.¶
- fator citrovorum
- ácido folínico
- 5-formil tetrahidrofolato
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 11/02/2012