Autor: Florence Bailey
Data De Criação: 19 Marchar 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Tem dificuldade em aplicar creme vaginal?
Vídeo: Tem dificuldade em aplicar creme vaginal?

Contente

A clindamicina vaginal é usada para tratar a vaginose bacteriana (uma infecção causada pelo crescimento excessivo de bactérias nocivas na vagina). A clindamicina está em uma classe de medicamentos chamados antibióticos lincomicina. Ele age diminuindo ou interrompendo o crescimento de bactérias. A clindamicina vaginal não pode ser usada para tratar a irritação vaginal causada por infecções fúngicas ou por doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia e tricomoníase.

A clindamicina vaginal vem como um supositório para colocar na vagina e um creme para aplicar no interior da vagina. Os supositórios vaginais costumam ser usados ​​uma vez ao dia, de preferência ao deitar, por 3 dias seguidos. A maioria das marcas de creme vaginal é usada uma vez ao dia, de preferência ao deitar, por 3 dias seguidos ou 7 dias seguidos. Uma marca de creme vaginal (Clindesse®) é geralmente usado como uma dose única, administrada a qualquer hora do dia. Se você estiver usando mais de uma dose de clindamicina vaginal, use-a aproximadamente à mesma hora todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use clindamicina vaginal exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência do que o prescrito pelo seu médico.


Este medicamento é apenas para uso vaginal. Não engula o creme ou supositórios e não aplique o creme em nenhuma outra parte do corpo. Tenha cuidado para não deixar o creme entrar em contato com seus olhos. Se o creme entrar em contato com os olhos, lave-os com bastante água fria.

Seu medicamento virá com instruções de uso. Leia essas instruções e siga-as cuidadosamente. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas sobre como usar a clindamicina vaginal.

Use clindamicina vaginal até terminar a prescrição, mesmo que se sinta melhor. Se você parar de usar clindamicina vaginal muito cedo ou pular as doses, sua infecção pode não ser completamente tratada e a bactéria pode se tornar resistente aos antibióticos.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de usar clindamicina vaginal,

  • Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a clindamicina, lincomicina (Lincocin) ou qualquer outro medicamento
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar a eritromicina (E.E.S., E-Mycin, Erythrocin, outros). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • informe o seu médico se você tem ou já teve doença inflamatória intestinal (DII; condição na qual o revestimento de todo ou parte do intestino está inchado, irritado ou apresenta feridas) ou diarreia grave causada por um antibiótico. O seu médico pode dizer-lhe para não usar clindamicina vaginal.
  • Informe o seu médico se você tem ou já teve qualquer outra condição médica.
  • Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar.
  • você deve saber que certos ingredientes da clindamicina vaginal podem enfraquecer os dispositivos anticoncepcionais de látex ou borracha, como preservativos e diafragmas vaginais. Não use esses dispositivos durante o tratamento e por pelo menos 72 horas após o tratamento com a maioria dos produtos de clindamicina vaginal. Se você estiver usando Clindesse® gel vaginal da marca, você não deve usar esses dispositivos por pelo menos 5 dias após o tratamento.
  • se for fazer uma cirurgia, incluindo cirurgia dentária, informe o médico ou dentista que está usando clindamicina vaginal.
  • você deve saber que não deve ter relações vaginais ou usar produtos vaginais, como tampões ou duchas, durante o tratamento com clindamicina vaginal.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.


Use a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue seu esquema posológico regular. Não use uma dose dupla para compensar uma dose perdida.

A clindamicina vaginal pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • manchas brancas na boca
  • corrimento vaginal espesso e branco
  • ardor, coceira e inchaço da vagina
  • queimação, dor ao urinar
  • dor vaginal
  • Prisão de ventre
  • náusea
  • dor de cabeça
  • dor nas costas

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:

  • dor de estômago ou cólicas
  • diarréia
  • fezes aquosas ou com sangue
  • febre
  • bolhas
  • irritação na pele
  • urticária
  • coceira
  • dificuldade em respirar ou engolir

A clindamicina vaginal pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum ao usar este medicamento.


Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o em temperatura ambiente e longe do excesso de calor (acima de 86 ° F) e umidade (não no banheiro). Não congele.

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.

Mantenha todas as consultas com o seu médico.

Não deixe ninguém usar sua medicação. Sua receita provavelmente não é recarregável. Se você ainda tiver sintomas de infecção depois de terminar de usar a clindamicina vaginal, chame seu médico.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Cleocin® Supositório Vaginal
  • Clindesse® Creme vaginal
Última revisão - 15/10/2016

Nós Recomendamos

Dermatite atópica

Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma doença cutânea de longa duração (crônica) que envolve erupçõe cutânea e camo a e com coceira. É um tipo de eczema.Outra...
Gordura dietética e crianças

Gordura dietética e crianças

É nece ária alguma gordura na dieta para o cre cimento e de envolvimento normai . No entanto, muita condiçõe , como obe idade, doença cardíaca e diabete , e tão a oc...