Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 8 Abril 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
Diclofenaco tópico (dor de artrite) - Medicamento
Diclofenaco tópico (dor de artrite) - Medicamento

Contente

Pessoas que usam antiinflamatórios não esteróides (AINEs) (além da aspirina), como diclofenaco tópico (Pennsaid, Voltaren), podem ter um risco maior de ter um ataque cardíaco ou derrame do que pessoas que não usam esses medicamentos. Esses eventos podem acontecer sem aviso e podem causar a morte. Esse risco pode ser maior para pessoas que usam AINEs por um longo período. Não use um AINE como o diclofenaco tópico se você teve um ataque cardíaco recentemente, a menos que seja instruído a fazê-lo pelo seu médico. Informe o seu médico se você ou alguém de sua família tem ou já teve uma doença cardíaca, um ataque cardíaco ou um derrame; se você fuma; e se você tem ou já teve colesterol alto, pressão alta ou diabetes. Obtenha ajuda médica de emergência imediatamente se sentir algum dos seguintes sintomas: dor no peito, falta de ar, fraqueza em uma parte ou lateral do corpo ou fala arrastada.

Se você for passar por uma cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM; um tipo de cirurgia cardíaca), não deve usar diclofenaco tópico (Pennsaid, Voltaren) antes ou logo após a cirurgia.


Os AINEs, como o diclofenaco tópico (Pennsaid, Voltaren), podem causar inchaço, úlceras, sangramento ou orifícios no estômago ou intestino. Esses problemas podem se desenvolver a qualquer momento durante o tratamento, podem ocorrer sem sintomas de aviso e podem causar a morte. O risco pode ser maior para pessoas que usam AINEs por um longo tempo, têm 60 anos de idade ou mais, têm problemas de saúde, fumam ou bebem álcool enquanto usam diclofenaco tópico. Informe o seu médico se você tem algum desses fatores de risco e se você tem ou já teve úlceras ou sangramento no estômago ou intestinos, ou outros distúrbios hemorrágicos. Informe o seu médico se você tomar algum dos seguintes medicamentos: anticoagulantes ('anticoagulantes'), como varfarina (Coumadin, Jantoven); aspirina; outros AINEs, tais como ibuprofeno (Advil, Motrin) ou naproxeno (Aleve, Naprosyn); esteróides orais, como dexametasona, metilprednisolona (Medrol) e prednisona (Rayos); inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), tais como citalopram (Celexa), fluoxetina (Prozac, Sarafem, Selfemra, em Symbyax), fluvoxamina (Luvox), paroxetina (Brisdelle, Paxil, Pexeva) e sertralina (Zoloft); ou inibidores da recaptação da norepinefrina da serotonina (SNRIs), tais como desvenlafaxina (Khedezla, Pristiq), duloxetina (Cymbalta) e venlafaxina (Effexor XR). Se você tiver algum dos seguintes sintomas, pare de usar diclofenaco tópico e chame seu médico: dor de estômago, azia, vômito de uma substância que é sangrenta ou se parece com borra de café, sangue nas fezes ou fezes pretas e alcatrão.


Cumpra todas as consultas com o seu médico e com o laboratório. Seu médico monitorará seus sintomas com cuidado e provavelmente medirá sua pressão arterial e solicitará alguns exames para verificar a resposta do seu corpo ao diclofenaco tópico (Pennsaid, Voltaren). Certifique-se de dizer ao seu médico como você está se sentindo para que ele possa prescrever a quantidade certa de medicamento para tratar sua condição com o menor risco de efeitos colaterais graves.

Seu médico ou farmacêutico fornecerá a folha de informações do fabricante do paciente (Guia de Medicação) quando você iniciar o tratamento com diclofenaco tópico prescrito e cada vez que você reabastecer sua prescrição. Leia as informações com atenção e pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Você também pode visitar o site da Food and Drug Administration (FDA) (http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/ucm085729.htm) para obter o Guia de Medicação.

Gel tópico de diclofenaco sem prescrição (sem receita) (Voltaren Artrite Dor) é usado para aliviar a dor da artrite em certas articulações, como joelhos, tornozelos, pés, cotovelos, punhos e mãos. Solução tópica de diclofenaco de prescrição (Pennsaid) é usada para aliviar a dor da osteoartrite nos joelhos. O diclofenaco está em uma classe de medicamentos chamados antiinflamatórios não esteróides (AINEs). Ele age interrompendo a produção do corpo de uma substância que causa dor.


O diclofenaco também está disponível como um gel a 3% (Solaraze; genérico) que é aplicado na pele para tratar ceratose actínica (crescimentos planos e escamosos na pele causados ​​por exposição excessiva ao sol). Esta monografia fornece apenas informações sobre o gel tópico de diclofenaco não prescrito (Voltaren Artrite Dor) para artrite e solução tópica prescrita (Pennsaid) para osteoartrite do joelho. Se você estiver usando gel de diclofenaco (Solaraze, genérico) para ceratose actínica, leia a monografia intitulada diclofenaco tópico (ceratose actínica).

O diclofenaco tópico prescrito vem como uma solução tópica a 1,5% (líquido) para aplicar no joelho 4 vezes ao dia e como solução tópica a 2% (Pennsaid) para aplicar no joelho 2 vezes ao dia. O diclofenaco tópico não prescrito (sem receita) vem como um gel a 1% (dor da artrite Voltaren) para ser aplicado em até 2 áreas do corpo (por exemplo, 1 joelho e 1 tornozelo, 2 joelhos, 1 pé e 1 tornozelo ou 2 mãos) 4 vezes ao dia por até 21 dias ou conforme recomendado pelo seu médico. Aplique o gel de diclofenaco (Voltaren Artrite Dor) ou a solução tópica (Pennsaid) por volta dos mesmos horários todos os dias. Siga as instruções do rótulo da receita cuidadosamente e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que você não entende. Use diclofenaco tópico (Pennsaid, Voltaren Arthritis Pain) exatamente como dirigido. Não use mais ou menos dele ou use-o com mais frequência ou por um período mais longo do que o prescrito pelo seu médico. Não aplique o gel ou a solução tópica em nenhuma área do corpo que o seu médico não lhe tenha dito para tratar.

Aplique gel de diclofenaco (Voltaren Artrite Dor) ou solução tópica (Pennsaid) para limpar a pele seca. Não aplique o medicamento em pele rachada, descamada, infectada, inchada ou coberta com erupção cutânea.

O gel de diclofenaco (Voltaren Artrite Dor) e a solução tópica (Pennsaid) são apenas para uso na pele. Tenha cuidado para não deixar o medicamento entrar em contato com seus olhos, nariz ou boca. Se o medicamento entrar em contato com os olhos, lave-os com bastante água ou soro fisiológico. Se seu (s) olho (s) ainda estiverem irritados após uma hora, chame seu médico.

Após aplicar o gel de diclofenaco (Voltaren Artrite Dor) ou solução tópica (Pennsaid), você não deve cobrir a área tratada com nenhum tipo de curativo ou curativo e não deve aplicar calor na área. Você não deve tomar banho ou tomar banho por pelo menos 30 minutos após a aplicação da solução tópica (Pennsaid) e por pelo menos 1 hora após a aplicação do gel (Voltaren Artrite Dor). Não cubra a área tratada com roupas ou luvas por 10 minutos após a aplicação do gel (Voltaren Artrite Dor), ou até que a solução tópica (Pennsaid) tenha secado, se você estiver usando a solução tópica.

Pode levar até 7 dias para você sentir todos os benefícios do gel de diclofenaco tópico não prescrito (Voltaren Artrite Dor). Se você não sentir o alívio da dor da artrite com este produto após 7 dias de uso, interrompa o uso e entre em contato com o seu médico.

Para usar o gel tópico de diclofenaco (Voltaren Artrite Dor), siga estas etapas:

  1. Antes de usar um novo tubo de gel de diclofenaco (Voltaren Artrite Dor) pela primeira vez, abra o selo de segurança que cobre o tubo e, em seguida, perfure a abertura do tubo usando a ponta pontiaguda da tampa. Não abra o selo com tesouras ou objetos pontiagudos.
  2. Coloque um dos cartões de dosagem da embalagem sobre uma superfície plana para que você possa ler a impressão.
  3. Usando as linhas no cartão de dosagem como um guia, aperte a quantidade correta de gel no cartão de dosagem uniformemente. Certifique-se de que o gel cobre toda a área marcada para a sua dose correta, dependendo se for para a parte superior (mão, pulso, cotovelo) ou parte inferior (pé, tornozelo, joelho) do corpo. Coloque a tampa de volta no tubo.
  4. Limpe e seque a área da pele onde você aplicará o medicamento. Não aplique na pele com cortes, feridas abertas, infecções ou erupções cutâneas.
  5. Aplique o gel nas áreas direcionadas da pele, usando o cartão de dosagem para ajudar a aplicar o gel na pele em até 2 áreas do corpo. Não aplique em mais de 2 áreas do corpo. Use as mãos para esfregar suavemente o gel na pele. Certifique-se de cobrir toda a área afetada com o gel. Não aplique na mesma área que qualquer outro produto.
  6. Segure a extremidade do cartão de dosagem com a ponta dos dedos, enxágue e seque o cartão. Guarde o cartão de dosagem até a próxima utilização, fora do alcance das crianças. Não compartilhe o cartão de dosagem com outra pessoa.
  7. Lave bem as mãos após aplicar o gel, a menos que esteja tratando as mãos. Se estiver tratando as mãos, não as lave por pelo menos uma hora após a aplicação do gel.

Para usar a solução tópica de diclofenaco a 1,5%, siga estas etapas:

  1. Limpe e seque a área da pele onde você aplicará o medicamento.
  2. Aplique a solução tópica no joelho 10 gotas de cada vez. Você pode fazer isso deixando cair a solução tópica diretamente no joelho ou primeiro na palma da sua mão e espalhando-a sobre o joelho.
  3. Use sua mão para espalhar uniformemente a solução tópica na frente, nas costas e nas laterais do joelho.
  4. Repita esta etapa até que 40 gotas da solução tópica tenham sido aplicadas e o joelho esteja completamente coberto com a solução tópica.
  5. Se o seu médico lhe disse para aplicar a solução tópica em ambos os joelhos, repita as etapas 2 a 4 para aplicar a medicação no outro joelho.
  6. Lave e seque bem as mãos após aplicar a solução tópica. Evite o contato da pele com outras pessoas e a área tratada do joelho.

Para usar a solução tópica de diclofenaco a 2% (Pennsaid), siga estas etapas:

  1. Você precisará preparar a bomba que contém este medicamento antes de usá-lo pela primeira vez. Remova a tampa da bomba e segure a bomba na posição vertical. Pressione a parte superior da bomba quatro vezes e pegue qualquer medicamento que saia em uma toalha de papel ou lenço de papel. Jogue fora a toalha de papel ou o lenço de papel na lata de lixo.
  2. Quando estiver pronto para aplicar o medicamento, lave bem as mãos com água e sabão.
  3. Segure a bomba em um ângulo e pressione o topo da bomba para dispensar o medicamento na palma da mão. Pressione a parte superior uma segunda vez para dispensar outra bomba de medicamento na palma da mão.
  4. Use a palma da mão para aplicar o medicamento uniformemente na frente, nas costas e nas laterais do joelho.
  5. Se o seu médico lhe disse para aplicar o medicamento em ambos os joelhos, repita os passos 3-4 para aplicar o medicamento no outro joelho.
  6. Lave bem as mãos com água e sabão assim que terminar de aplicar o medicamento.
  7. Recoloque a tampa em sua bomba e guarde a bomba na posição vertical.

Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Antes de usar o diclofenaco tópico,

  • informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico a diclofenaco (Cambia, Flector, Voltaren Arthritis Pain, Solaraze, Zipsor, Zorvolex, em Arthrotec), aspirina ou outros AINEs; quaisquer outros medicamentos; ou qualquer um dos ingredientes nas preparações tópicas de diclofenaco. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique o Guia de Medicação para obter uma lista dos ingredientes.
  • diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar os medicamentos listados na seção AVISO IMPORTANTE e qualquer um dos seguintes: paracetamol (Tylenol, em outros produtos); inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ACE), como benazepril (Lotensin, em Lotrel), captopril, enalapril (Vasotec, em Vaseretic), fosinopril, lisinopril (Prinivil, Zestril, em Prinzide e Zestoretic), moexipril (Univasc, em Uniretic), perindopril (Aceon, em Prestalia), quinapril (Accupril, em Quinarético), ramipril (Altace) e trandolapril (Mavik, em Tarka); bloqueadores do receptor de angiotensina, como candesartan (Atacand, em Atacand HCT), eprosartan (Teveten), irbesartan (Avapro, em Avalide), losartan (Cozaar, em Hyzaar), olmesartan (Benicar, em Azor, em Benicar HCT, em Tribenzor), telmisartan (Micardis, em Micardis HCT, em Twynsta) e valsartan (em Exforge HCT); certos antibióticos, bloqueadores beta como atenolol (Tenormin, em Tenoretic), labetalol (Trandate), metoprolol (Lopressor, Toprol XL, em Dutoprol), nadolol (Corgard, em Corzide) e propranolol (Hemangeol, Inderal, Innopran); ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune); digoxina (Lanoxin); diuréticos ('pílulas de água'); lítio (lítio); medicamentos para convulsões, metotrexato (Otrexup, Rasuvo, Trexall) ou pemetrexedo (Alimta). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
  • você deve saber que não deve aplicar filtros solares, cosméticos, loções, hidratantes, repelentes de insetos ou outros medicamentos tópicos em áreas tratadas com diclofenaco tópico. Se lhe foi prescrita solução tópica de diclofenaco (Pennsaid), espere até que a área de aplicação esteja completamente seca antes de aplicar qualquer um desses produtos ou outras substâncias.
  • informe o seu médico se você tiver diarreia ou vômitos graves ou se achar que pode estar desidratado; se você bebe ou tem histórico de ingestão de grandes quantidades de álcool, e se você tem ou já teve alguma das condições mencionadas na seção AVISO IMPORTANTE ou asma, especialmente se você tem nariz entupido ou coriza com frequência ou pólipos nasais (inchaço de o forro do nariz); inchaço das mãos, pés, tornozelos ou pernas; insuficiência cardíaca; ou doença renal ou hepática.
  • informe o seu médico se estiver grávida, planeje engravidar; ou estão amamentando. O diclofenaco pode prejudicar o feto e causar problemas no parto se for usado por volta das 20 semanas ou mais tarde durante a gravidez. Não use diclofenaco tópico por volta das 20 semanas de gravidez ou após ela, a menos que seu médico o recomende. Se você engravidar enquanto estiver usando diclofenaco tópico, chame seu médico.
  • você deve saber que este medicamento pode diminuir a fertilidade nas mulheres. Converse com seu médico sobre os riscos do uso de diclofenaco tópico.
  • planeje evitar a exposição desnecessária ou prolongada à luz solar real ou artificial (camas de bronzeamento ou lâmpadas, luz ultravioleta) e usar roupas de proteção para cobrir as áreas tratadas com diclofenaco tópico. O diclofenaco tópico pode tornar a pele sensível à luz solar.

A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.

Aplique a dose esquecida assim que se lembrar. No entanto, se estiver quase na hora de sua próxima aplicação programada, pule a dose esquecida e continue seu programa de dosagem regular. Não aplique gel de diclofenaco extra (Voltaren Artrite Dor) ou solução tópica (Pennsaid) para compensar uma dose esquecida.

O diclofenaco tópico pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:

  • secura, vermelhidão, coceira, inchaço, dor, dureza, irritação, inchaço, descamação ou dormência no local da aplicação
  • acne
  • dor de estômago
  • Prisão de ventre
  • gás
  • tontura
  • dormência, queimação ou formigamento nas mãos, braços, pés ou pernas

Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas ou aqueles listados na seção AVISO IMPORTANTE, chame seu médico imediatamente:

  • urticária
  • coceira
  • dificuldade em engolir
  • inchaço da face, garganta, braços ou mãos
  • ganho de peso inexplicável
  • falta de ar ou dificuldade para respirar
  • inchaço no abdômen, tornozelos, pés ou pernas
  • respiração ofegante
  • agravamento da asma
  • amarelecimento da pele ou olhos
  • náusea
  • Cansaço extremo
  • sangramento ou hematoma incomum
  • falta de energia
  • perda de apetite
  • dor na parte superior direita do estômago
  • sintomas como os da gripe
  • urina de cor escura
  • irritação na pele
  • bolhas na pele
  • febre
  • pele pálida
  • batimento cardíaco rápido
  • cansaço excessivo

O diclofenaco tópico pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum ao usar este medicamento.

Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).

Mantenha este medicamento na embalagem de origem, bem fechada e fora do alcance das crianças. Guarde-o à temperatura ambiente e evite o congelamento ou excesso de calor.

É importante manter todos os medicamentos fora da vista e do alcance das crianças, pois muitos recipientes (como recipientes para comprimidos semanais e para colírios, cremes, adesivos e inaladores) não são resistentes a crianças e crianças pequenas podem abri-los facilmente. Para proteger crianças pequenas de envenenamento, sempre tranque as tampas de segurança e coloque imediatamente o medicamento em um local seguro - um que esteja longe e fora de sua vista e alcance. http://www.upandaway.org

Os medicamentos desnecessários devem ser descartados de maneiras especiais para garantir que animais de estimação, crianças e outras pessoas não os consumam. No entanto, você não deve jogar este medicamento no vaso sanitário. Em vez disso, a melhor maneira de descartar seu medicamento é por meio de um programa de devolução de medicamentos. Fale com seu farmacêutico ou entre em contato com o departamento de lixo / reciclagem local para saber mais sobre os programas de devolução em sua comunidade. Consulte o site do FDA para descarte seguro de medicamentos (http://goo.gl/c4Rm4p) para obter mais informações se você não tiver acesso a um programa de devolução.

Se alguém engolir diclofenaco tópico, ligue para o centro de controle de intoxicações local no número 1-800-222-1222. Se a vítima desmaiou ou não está respirando, ligue para os serviços de emergência locais no 911.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir o seguinte:

  • sonolência
  • falta de energia
  • náusea
  • vomitando
  • dor de estômago
  • fezes com sangue, preto ou alcatrão
  • vomitar uma substância que é sangrenta ou se parece com borra de café
  • respiração lenta, superficial ou irregular
  • urticária
  • coceira
  • dificuldade em respirar ou engolir
  • perda de consciência

Não deixe ninguém usar sua medicação. Pergunte ao seu farmacêutico qualquer dúvida sobre como reabastecer sua receita.

É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.

  • Pennsaid®
  • Dor da Artrite Voltaren®
Última revisão - 15/04/2021

Escolha Dos Editores

Qual é a expectativa de vida com câncer ósseo em estágio 4?

Qual é a expectativa de vida com câncer ósseo em estágio 4?

egundo a American Cancer ociety, a taxa de obrevivência relativa de cinco ano para o etágio mai avançado do oteoarcoma é de 27%. Oteoarcoma é o tipo mai comum de câncer &...
10 recursos de esclerose múltipla para manter no convés

10 recursos de esclerose múltipla para manter no convés

Enfrentar um novo diagnótico de ecleroe múltipla (EM) pode er avaalador. Você provavelmente terá muita pergunta e incerteza obre o que o futuro reerva. Tenha certeza, tonelada de r...