Injeção de Terbutalina
Contente
- Antes de receber a injeção de terbutalina,
- A injeção de terbutalina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
A injeção de terbutalina às vezes é usada para interromper ou prevenir o parto prematuro em mulheres grávidas; no entanto, não é aprovada pela Food and Drug Administration para esse fim. A injeção de terbutalina só deve ser administrada a mulheres hospitalizadas e não deve ser usada para tratar o parto prematuro por mais de 48 a 72 horas. A terbutalina causou efeitos colaterais graves, incluindo a morte, em mulheres grávidas que tomaram o medicamento para esse fim. A terbutalina também causou efeitos colaterais graves em recém-nascidos cujas mães tomaram o medicamento para interromper ou prevenir o parto.
A injeção de terbutalina é usada para tratar chiado, falta de ar, tosse e aperto no peito causados por asma, bronquite crônica e enfisema. A terbutalina está em uma classe de medicamentos chamados beta-agonistas. Ele age relaxando e abrindo as vias aéreas, tornando mais fácil respirar.
A injeção de terbutalina é uma solução (líquida) para injetar sob a pele. Geralmente, é administrado por um médico ou enfermeiro em uma instalação médica quando necessário para tratar sintomas de asma, bronquite crônica ou enfisema. Se os sintomas não melhorarem dentro de 15 a 30 minutos após a primeira dose, outra dose pode ser administrada. Se os sintomas não melhorarem dentro de 15 a 30 minutos após a segunda dose, um tratamento diferente deve ser usado.
A injeção de terbutalina também é algumas vezes usada por um curto período de tempo (menos de 48 a 72 horas) para tratar o parto prematuro em mulheres grávidas hospitalizadas. Converse com seu médico sobre os riscos do uso deste medicamento para sua condição.
Este medicamento pode ser prescrito para outros usos; Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.
Antes de receber a injeção de terbutalina,
- Informe o seu médico e farmacêutico se você é alérgico à terbutalina, a qualquer outro medicamento ou a qualquer um dos ingredientes da injeção de terbutalina. Peça ao seu farmacêutico uma lista dos ingredientes.
- diga ao seu médico e farmacêutico quais medicamentos prescritos e não prescritos, vitaminas, suplementos nutricionais e produtos fitoterápicos você está tomando ou planeja tomar. Certifique-se de mencionar qualquer um dos seguintes: bloqueadores beta, como atenolol (Tenormin), carteolol (Cartrol), labetalol (Normodyne, Trandate), metoprolol (Lopressor), nadolol (Corgard), propranolol (Inderal), sotalol (Betapace), e timolol (Blocadren); certos diuréticos ("pílulas de água"); outros medicamentos para asma; e medicamentos para resfriados, controle do apetite e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Informe também o seu médico se estiver tomando algum dos seguintes medicamentos ou se parou de tomá-los nas últimas 2 semanas: antidepressivos tricíclicos, incluindo amitriptilina, amoxapina, clomipramina (Anafranil), desipramina (Norpramin), doxepina, imipramina (Tofranil), maprotilina, nortriptilina (Pamelor), protriptilina (Vivactil) e trimipramina (Surmontil) e inibidores da monoamina oxidase (IMAO), incluindo isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil), selegilina (Eldepryl, Emsam, Zelnaparate) e tranilcipromina (Paracipromina). Seu médico pode precisar alterar as doses de seus medicamentos ou monitorá-lo cuidadosamente para efeitos colaterais.
- informe o seu médico se você tem ou já teve batimento cardíaco irregular, doença cardíaca, pressão alta, glândula tireoide hiperativa, diabetes ou convulsões.
- Informe o seu médico se estiver grávida, se planeia engravidar ou se está a amamentar. Se você engravidar durante o uso de injeção de terbutalina, chame seu médico.
A menos que seu médico lhe diga o contrário, continue sua dieta normal.
A injeção de terbutalina pode causar efeitos colaterais. Informe o seu médico se algum desses sintomas for grave ou não desaparecer:
- agitação incontrolável de uma parte do corpo
- nervosismo
- tontura
- sonolência
- fraqueza
- dor de cabeça
- náusea
- vomitando
- suando
- rubor (sensação de calor)
- dor no local da injeção
Alguns efeitos secundários podem ser graves. Se você sentir algum desses sintomas, chame seu médico imediatamente:
- aumento da dificuldade de respirar
- aperto da garganta
- batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular
- dor no peito
- apreensões
A injeção de terbutalina pode causar outros efeitos colaterais. Chame seu médico se você tiver qualquer problema incomum enquanto estiver recebendo este medicamento.
Se você tiver um efeito colateral sério, você ou o seu médico podem enviar um relatório para o programa de Relatórios de Eventos Adversos MedWatch da Food and Drug Administration (FDA) online (http://www.fda.gov/Safety/MedWatch) ou por telefone ( 1-800-332-1088).
Em caso de sobredosagem, ligue para a linha de ajuda de controle de veneno em 1-800-222-1222. As informações também estão disponíveis online em https://www.poisonhelp.org/help. Se a vítima desmaiou, teve uma convulsão, tem dificuldade para respirar ou não consegue ser acordada, ligue imediatamente para os serviços de emergência no 911.
Os sintomas de sobredosagem podem incluir:
- dor no peito
- batimento cardíaco rápido, acelerado ou irregular
- tontura ou desmaio
- nervosismo
- dor de cabeça
- agitação incontrolável de uma parte do corpo
- cansaço excessivo
- dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido
- fraqueza
- boca seca
- apreensões
Mantenha todas as consultas com o seu médico.
Pergunte ao seu farmacêutico todas as perguntas que você tem sobre a injeção de terbutalina.
É importante que você mantenha uma lista por escrito de todos os medicamentos prescritos e não prescritos (sem receita) que está tomando, bem como quaisquer produtos como vitaminas, minerais ou outros suplementos dietéticos. Você deve trazer esta lista sempre que visitar um médico ou se for internado em um hospital. É também uma informação importante para levar consigo em caso de emergência.
- Brethine®¶
- Bricanyl®¶
¶ Este produto de marca não está mais no mercado. Alternativas genéricas podem estar disponíveis.
Última revisão - 15/07/2018